Open-access PERSISTÊNCIA DAS TEORIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

PERSISTENCE OF CONSERVATIVE PEDAGOGICAL THEORIES IN THE FORMATION OF SPECIAL EDUCATION TEACHERS

PERSISTENCIA DE LAS TEORÍAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN ESPECIAL

RESUMO

Buscando compreender quais teorias pedagógicas dão sustentação a formação inicial de professores de educação especial no Brasil, analisamos documentos com base no materialismo histórico-dialético. Examinamos 53 cursos e 1.101 disciplinas, categorizadas em: fundamentos da educação; formação profissional; específicas do campo; “Outras”, suas relações com as etapas e modalidades da educação básica e com os conhecimentos curriculares. Observamos que há acento na compreensão do ensino como processo individualizado, que busca desenvolver habilidades e competências dos estudantes. A ausência de base teórica e de conteúdos curriculares afasta essa formação de um projeto de escolarização e a aproxima de perspectivas não críticas, como a escolanovista e tecnicista.

Palavras-chave
Educação especial; Formação de professores; Ensino; Aprendizagem; Escolarização

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