Acessibilidade / Reportar erro

A professora que vemos nos filmes: construção identitária e significados da docência

The teacher from the movies: identity construction and the teaching profession's significance

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com professoras, cujo objetivo foi descrever e analisar a construção dos significados da identidade docente mediada pelas narrativas de histórias de vida, após terem assistido a filmes comerciais acerca de questões cotidianas vivenciadas na escola. A partir dos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural (Vigotski, Luria e Leontiev) e do dialogismo (Bakhtin), notamos que a mediação fílmica permitiu formas originais de se refletir sobre a condição docente. De fato, a dimensão pedagógica e a cultura escolar atravessam os múltiplos lugares sociais (institucionais) em que a mulher-professora-mãe atua. A casa e a escola, por exemplo, são espaços que fazem emergir posicionamentos identitários contraditórios. Nessa linha argumentativa, com base na realização de entrevista e produção de narrativas, pode-se identificar a relação filme-mulher-identidade profissional docente como reveladora do tenso modo de atuação e constituição subjetiva. Assistir e pensar sobre o filme dispara novos pontos de reflexão sobre o que é ser professora, em específicos contornos culturais.

Professora; Identidade; Filmes; Construção de significados; Escola


CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br