Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 32, Número: 87, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Wenetz, Ileana; Dornelles, Priscila Gomes
  • Como olhar e pensar o corpo jovem Artigos

    Damico, José Geraldo Soares

    Resumo em Português:

    O artigo é parte de uma dissertação de mestrado que discutiu alguns dos modos pelos quais jovens mulheres significam e vivenciam, contemporaneamente, o cuidado com o corpo. Inscreve-se nos campos dos estudos de gênero, nas vertentes que têm proposto aproximações críticas com a perspectiva pós-estruturalista de Michel Foucault. Utiliza a abordagem metodológica da análise de discurso para examinar discussões travadas por 18 jovens de 13 a 15 anos, alunas de uma escola pública no Rio Grande do Sul, que integraram grupos focais cujas reuniões se desenvolveram durante dois meses, em 2004. Utilizo a metáfora do caleidoscópio para multiplicar o olhar sobre o corpo.

    Resumo em Inglês:

    This article is part of a dissertation that discussed some of the ways in which young women give meaning to, learn and experience the body care in contemporary society. It is inscribed in the fields of gender studies, and particularly within the critical strands aligned with Michel Foucault's poststructuralist perspective. It uses the methodological approach of discourse analysis to examine discussions with 18 girls between the ages of 13 and 15, students from a public school in the state of Rio Grande do Sul, who joined focal group meetings developed during two months in 2004. I use the kaleidoscope metaphor to multiply the views on the body.
  • Mãe moderna: esportiva e forte Artigos

    Schwengber, Maria Simone Vione

    Resumo em Português:

    O presente artigo é parte de uma pesquisa inspirada nos campos dos estudos de gênero, que se aproximam das teorizações de Michel Foucault. Nele, discuto a emergência de uma lógica, segundo a qual a educação dos corpos, de modo geral, e o das mulheres, de forma específica, se intensifica a partir do século XVIII. Temos definido esse processo educativo contemporâneo mais amplo como "politização do feminino e da maternidade" (Meyer, 2003); um processo que, por extensão, inclui a "politização do corpo grávido" (Schwengber, 2006). Para essa discussão, examinei a revista Pais & Filhos, no período de 1968 a 2004, utilizando-me das estratégias metodológicas da análise de discurso. Do resultado das análises, focalizo um movimento que permite visualizar a emergência de uma lógica, segundo a qual a educação dos corpos grávidos se intensifica por meio das práticas corporais, construindo diferentes posições de sujeito: a de mãe preparada (que cuida e se cuida), esportiva e sensual; responsável pelo corpo perfeito.

    Resumo em Inglês:

    The present research discussed some of the ways that different discourses, from medicine to physical education, have invested on the pregnant body. To carry out this discussion, I have examined the Pais & Filhos magazine, published from 1968 to 2004, using methodological strategies of discourse analysis. I have attempted to show that alternative, sports and fitness body practices in the magazine have been constituted as an important elements of a "self-care" discourse, mainly when they produce different positions of a caring mother-subject (that one that takes care of others and of herself), prepared, athletic, strong.
  • O corpo das crianças nas aulas de atletismo na escola Artigos

    Miranda, Carlos Fabre

    Resumo em Português:

    Problematizar a ideia instrumental do ensino do corpo, apresentando alternativas e exemplos embasados no atletismo, é o principal objetivo que este texto busca aprofundar. Procura-se entender primeiramente o porquê de se trabalhar o corpo na educação física escolar e, assim, apresentar como se desenvolveram algumas das críticas à visão instrumental com que seguidamente é tratada esta disciplina. Algumas considerações sobre o atletismo na escola também são apresentadas. Além da simples correção de gestos, serão mostradas alternativas para se abordar, mais do que os procedimentos, os conceitos e as atitudes nos esportes e, em especial, no atletismo.

    Resumo em Inglês:

    To question the idea of instrumental body teaching, presenting alternatives and examples based on athletics, are the main objectives that this paper seeks to deepen. This text aims to understand first why the body is worked in physical education and afterwards to show how some of the critiques on that instrumental view with which this subject is often treated. Some considerations about athletics at school are also presented. Beyond simple correction of gestures, there will be shown alternatives to address, rather than procedures, concepts and attitudes in sports and athletics specially.
  • Do corpo que distingue meninos e meninas na educação física escolar Artigos

    Dornelles, Priscila Gomes

    Resumo em Português:

    Decorrente de uma pesquisa de mestrado e inscrito na intersecção entre os estudos culturais, feministas e de gênero, particularmente na vertente pós-estruturalista, este artigo problematiza que o discurso biológico atravessa e constitui as justificativas enunciadas por professores/as para separar meninos e meninas na educação física escolar. Como estratégias metodológicas, utilizei questionários para identificar e, posteriormente, entrevistar dez professores/as da rede municipal de ensino de Porto Alegre que separassem os/as estudantes nas suas aulas. Utilizando-me da análise de discurso, suspeito dos essencialismos e das naturalizações como mecanismos estabelecidos por este discurso, numa tentativa de fixar o corpo como construto biológico - origem e explicação da divisão nesta disciplina escolar - , para marcá-lo como construção cultural.

    Resumo em Inglês:

    Resulting from a master´s degree research and enrolled at the intersection of cultural, feminist and gender studies, particularly in the poststructuralist strand, this article brings the problematic of a biological discourse that goes through and constitutes the justifications given by teachers to separate boys and girls in school physical education. As methodological strategy, questionnaires were used to identify and subsequently interview ten teachers from Porto Alegre´s municipal schools that would separate boys and girls in their classes. Using the discourse analysis, I suspect of essentialisms and naturalizations as mechanisms established by this speeches, attempting to set the body as a biological construct - the origin and explanation of the separation in such school discipline - in order to mark it as a cultural construct.
  • Gênero, corpo e sexualidade: negociações nas brincadeiras do pátio escolar Artigos

    Wenetz, Ileana

    Resumo em Português:

    A partir das vertentes dos estudos culturais e de gênero, pretendo problematizar como são atribuídos/constituídos/atravessados significados de gênero nas práticas corporais vivenciadas pelas meninas e pelos meninos. Indago como o corpo, as práticas corporais e as brincadeiras acontecem no pátio escolar. Realizei um estudo etnográfico durante um ano numa escola pública de Porto Alegre (RS), focalizando turmas da primeira a quarta séries, mapeando brincadeiras e negociações de gênero e de sexualidade que, inscritas nos corpos das crianças, possibilitam disciplinamento/resistências. Argumento que acontece uma aprendizagem não intencional no espaço do recreio, através da qual crianças aprendem a ser meninos e a ser meninas de um determinado jeito, legitimando uma única maneira em detrimento de outras.

    Resumo em Inglês:

    From the strands of cultural and gender studies, I intend to discuss how the meanings of gender are provided/set up/crossed in bodily practices experienced by girls and boys. I question how the body, bodily practices and games take place in the schoolyard. I conducted an ethnographic study over one year at a public school in Porto Alegre, focusing on grade one to four, mapping games and negotiations of gender and sexuality, which inscribed on the children's bodies, allow discipline/resistances. I argue that an unintentional learning happens in playground space, through which children learn to be boys and girls of a certain way, legitimizing one way over others.
  • Imperativos da beleza: corpo feminino, cultura fitness e a nova eugenia Artigos

    Silva, André Luiz Dos S.

    Resumo em Português:

    Este texto se propõe a discutir os atuais imperativos da beleza feminina, evidenciando marcas de uma nova eugenia em meio à cultura fitness. Para tanto, utilizo textos de Renato Kehl, destacado eugenista brasileiro que, em meio a seus escritos, propõe a exercitação física como promotora de saúde e embelezamento. A história da eugenia nos indica que esta ciência, capaz de legitimar regimes políticos totalitários e atrocidades contra a humanidade, construiu, também, um totalitarismo corporal, na medida em que elegeu a beleza como representação, desumanizando os corpos feios. As mulheres representadas pela cultura fitness contemporânea materializam, igualmente, a magreza e a simetria, construindo, assim como a eugenia, um corpo uníssono.

    Resumo em Inglês:

    This text proposes a discussion on the current female beauty imperatives, showing marks of a new eugenics in the midst of fitness culture. In order to do so, I use Renato Kehl´s texts, remarkable Brazilian eugenics scholar, who in the midst of his writings proposes the physical exercise as health and beautification promoter. The history of eugenics shows us that science, able to legitimize totalitarian political regimes and atrocities against humanity, also built a body totalitarianism, in which beauty was elected as representation, dehumanizing the ugly bodies. In the same way, the women represented by the contemporary fitness culture materialize the leanness and symmetry, building, as eugenics, a unison body.
  • Os corpos da liderança: as tramas da ficção do dispositivo cultural do fitness Artigos

    Landa, María Inés

    Resumo em Português:

    O artigo procura os principais vetores que constituem a corporização (embodiment) da liderança como um dos princípios axiológicos mais característicos do novo capitalismo. Para isso, analisam-se, como expoente ideal que condensa esse ethos, as dinâmicas de produção e transformação do corpo do fitness. Abre-se uma série de narrativas que evidenciam os processos pelos quais a performance do fitness vira um conjunto de valores que caracterizam ao empresário de si mesmo como uma figura emblemática do novo capitalismo. Conclui-se que as práticas corporais do fitness, observadas nas diagramáticas sociolaborais pós-fordistas, outorgariam ao praticante um repertório de recursos sobre o corpo e a própria personalidade, que se adequam para navegar nas agitadas águas do mercado capitalista contemporâneo.

    Resumo em Inglês:

    This article tracks the main vectors that shape the embodiment of leadership as one of the most representative axiological principles of the new capitalism. In order to accomplish this objective, it analyzes the process of production and transformation of the fit body as the ideal that portraits this ethos. Also, it elucidates some of the specifics narratives that underlie the dynamics of fitness' performance, those that allow elaborating connections with the values that characterize the figure of the self entrepreneur. This paper concludes that the practice of fitness, in the context of new capitalism, would give the consumers of fitness products a set of subjective and corporeal resources that would fit in the vertiginous and unpredictable waters of contemporaneous labour market.
  • Corpos que provocam: uma investigação sobre strip tease masculino Artigos

    Nunes, Claudio

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a prática de strip tease masculino e as possíveis relações com questões da educação. Ao analisarmos uma prática corporal espetacular num contexto particular, podemos perceber a valorização do substrato corporal que se desnuda sensualmente em cena. Assim, os cuidados corporais ocupam grande parte da rotina que antecede estas apresentações. Questões como gênero, sexualidade e as interfaces com a educação - aqui sinalizadas, ainda que brevemente - serão aprofundadas na continuidade desta pesquisa, interessada também em performances de masculinidades.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the practice of male strip tease and possible links with education issues. In reviewing a spectacular body practice in a particular context, we can realize the valorization of the substrate body as it sensually undresses on stage. Thus, body care occupies a large part of the routine that precedes these presentations. Issues such as gender, sexuality and interfaces with education - here signaled, albeit briefly - will be detailed in the continuity of this research, also interested in performances of masculinity.
  • Das articulações entre corpo e educação física: pistas para pensar Caleidoscópio

    Wenetz, Ileana; Dornelles, Priscila Gomes
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br