Cadernos CEDES, Volume: 32, Issue: 88, Published: 2012
  • Apresentação

    Silva, Daniele Nunes Henrique; Tejerina, Jorge Castro
  • Memória, narrativa e identidade profissional: analisando memoriais docentes Artigos

    Silva, Daniele Nunes Henrique; Sirgado, Angel Pino; Tavira, Larissa Vasques

    Abstract in Portuguese:

    Discute-se neste texto o valor dos memoriais na constituição da identidade docente. Uma das virtudes do memorial é permitir ao seu autor articular, no instante presente, os fios de um passado que não retorna mais e de um futuro ainda em aberto. É uma história que está dentro de outra maior, em que o sujeito é, ao mesmo tempo, resultado e agente componente de sua construção, pois não existe história que não seja feita de fragmentos de outras histórias. Como argumento dessa questão, busca-se tecer uma interlocução entre L. S. Vigotski, sobre a dimensão social da memória, e M. Bakhtin, no que tange à sua compreensão do texto autobiográfico. Para tanto, o desenho metodológico parte da análise de memoriais escritos por educadoras da rede municipal do Rio de Janeiro sobre suas experiências educacionais, a partir da segunda metade do século XX. O foco da discussão fundamenta-se nos aspectos que essas profissionais revelam sobre os indicadores que marcaram a entrada e permanência na vida escolar.

    Abstract in English:

    The text discusses the value of memorials as a component of teachers' identity building. One of the memorials advantages is the fact that they allow their authors to articulate the memories of past and the possibilities of the future in the present time. The memorial is a story that grows within a larger one. Here, the subject is at the same time the outcome and an agent of the process, for there are no stories but those created from other stories' fragments. In this sense, we weave a dialogue between the social dimension of memory in L.S Vigotsky and M. Bakhtin's understanding on autobiographical texts (life record). The methodological design starts from the analysis of memorials written by public school teachers from the city of Rio de Janeiro since the second half of the 20th century. The main point of the discussion is based on the aspects that these professionals unveil regarding the entry in school life as well as the elements that explain their permanence in teaching.
  • A (re)estabilização identitária do professor no contexto do ensino de história na Espanha Artigos

    Tejerina, Jorge Castro; Gutman, Irina Rasskin

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho discute situações interculturais no sistema educacional espanhol. Nesse contexto, o que interessa é a estabilidade identitária do professor que conta com a presença de estudantes de origem imigrante, em sala de aula. No artigo, analisamos diversas interações que aconteceram em sala, em um instituto madrilense de ensino fundamental (13-14 anos), durante o desenvolvimento de uma unidade temática relativa ao passado muçulmano em território espanhol. Na análise dos dados, observamos a emergência de situações conflitantes em que o professor pontuou a sua autoridade por meio de (re) ajustes discursivos. Isso aconteceu nos momentos em que o docente se viu envolvido em uma relação alteritária com o estrangeiro, suscitada, principalmente, por questões religiosas e étnico-nacionais. As (re)estabilizações identitárias do professor estiveram relacionadas, especificamente, com as formas de solucionar as rupturas provocadas pelo cenário de alteridade multicultural, levando em consideração sua condição de agente social necessariamente comprometido com a narração histórica produzida e com a cultura majoritária que a sustenta.

    Abstract in English:

    This paper discusses intercultural encounters in the Spanish Educational System. In this context, we are interested in looking at what happens to teacher's identity stabilization when students from an immigrant background are present in the classroom. In this article, we analyze several classroom interactions at a Madrilenian High School (13-14 year-old students), we are particularly looking at a lesson about the Muslim past of the Spanish territory. The findings indicate the emergence of conflictive situations where the teacher appeals to his authority through discursive (re) adjustments. Such adjustments occur when the teacher was involved in an alterity relation with what is foreign, mainly triggered by religious, ethnical and national issues. Teacher's identity (re)stabilizations were related, specifically, with ways of resolving those ruptures provoked by a scenario of multicultural alterity, taking into account his condition as social agent, necessarily compromised with the produced historical narration and a majority culture that supports it.
  • A professora que vemos nos filmes: construção identitária e significados da docência Artigos

    Borges, Fabrícia Teixeira

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida com professoras, cujo objetivo foi descrever e analisar a construção dos significados da identidade docente mediada pelas narrativas de histórias de vida, após terem assistido a filmes comerciais acerca de questões cotidianas vivenciadas na escola. A partir dos pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural (Vigotski, Luria e Leontiev) e do dialogismo (Bakhtin), notamos que a mediação fílmica permitiu formas originais de se refletir sobre a condição docente. De fato, a dimensão pedagógica e a cultura escolar atravessam os múltiplos lugares sociais (institucionais) em que a mulher-professora-mãe atua. A casa e a escola, por exemplo, são espaços que fazem emergir posicionamentos identitários contraditórios. Nessa linha argumentativa, com base na realização de entrevista e produção de narrativas, pode-se identificar a relação filme-mulher-identidade profissional docente como reveladora do tenso modo de atuação e constituição subjetiva. Assistir e pensar sobre o filme dispara novos pontos de reflexão sobre o que é ser professora, em específicos contornos culturais.

    Abstract in English:

    This paper presents the results of a study about teachers, the objective was to describe and analyze the construction of the teacher´s identity significance mediated by the narratives of life histories, after they had seen the commercial films about everyday issues experienced in school. From the theoretical principles of cultural-historical psychology (Vygotsky, Luria, Leontiev) and dialogism (Bakhtin), we noticed that the film mediation allowed original ways of thinking about being a teacher. In fact, the pedagogical dimension and the school culture cross multiple social locations (institutional) in which the woman-mother-teacher operates. Home and school, for example, are spaces that bring up contradictory identity positions. Thus, based on completion of interview and narrative, one can identify the relationship between film-woman-professional identity as unveiling of the tension in the acting and subjectivity constitution. Watching and thinking about the movie draw forth new material for reflection on what is it to be a teacher in specific cultural boundaries.
  • Textos literários e a formação do professor: novas possibilidades de narrar Artigos

    Henriques, Eda Maria de Oliveira

    Abstract in Portuguese:

    O presente trabalho aborda a importância do uso do texto literário como veículo de expressão e (re)leitura de sentidos sobre várias dimensões do processo de ensinar e aprender, constituídas ao longo das trajetórias de formação do professor. Para isso, se apoia na concepção de crítica de leitor desenvolvida pelo jovem Vigotski, em seu trabalho A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, e na idéia defendida por Iser, um dos autores da teoria literária denominada estética da recepção, do texto como campo de jogo onde autor, texto e leitor se interconectam, produzindo algo que antes não existia. Tais concepções fundamentaram a construção de uma metodologia de pesquisa, realizada junto a alunos de licenciatura da Universidade Federal Fluminense, que, ao propor um trabalho de crítica de leitor com obras literárias que remetem ao universo escolar, viabilizou um espaço de narrativas e uma rede de histórias entre o texto e suas experiências de formação, bem como um campo de reflexão e análise para o futuro exercício da docência.

    Abstract in English:

    This paper addresses the importance of using literary texts as a vehicle for expression and for (re) reading the different meaning dimensions in the process of teaching and learning formed along the paths of teacher training. It will be based on the critical reader concept developed by the young Vygotsky in his work "The Tragedy of Hamlet, Prince of Denmark" and the idea defended by Iser, one of de authors of the esthetic of reception literary theory, where the text works as a playing field where the author, text and reader, are interconnected by producing something that did not exist before. These concepts motivated the construction of one research methodology, ran with the undergraduate students from the Fluminense Federal University, proposing a critical reader task with literary texts connected to the school world, which enabled a space of narratives and stories between the text and their training experiences as well as to consider and analyze the future exercise of teaching
  • Museu: espaço impulsionador de reconfigurações identitárias docentes Artigos

    Leite, Maria Isabel

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo busca perceber qual o papel que as exposições museais assumem na constituição de identidades dos diferentes sujeitos-visitantes. Nessa linha, propõe um recorte em torno da relação de contemplação ativa de docentes junto aos objetos musealizados, em particular do Museu da Infância. Pode-se notar, em diálogo com Kramer, Arroyo e Nóvoa, que os artefatos (fotos, objetos escolares, entre outros) mostraram-se fonte desencadeadora de memória e reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas correntes e passadas. Modos de ensinar e aprender são revisitados e a escola é tomada como espaço de problematização e crítica. A conclusão da análise dos dados destaca que o museu, para além do locus de preservação, é, também, espaço impulsionador de produção de sentidos; esfera promotora de reconfigurações identitárias docentes, viabilizador de novas maneiras de se pensar os espaços de pedagógicos, deflagrando mudanças nas trajetórias pessoais/profissionais de professores.

    Abstract in English:

    This article aims to understand the role that exhibitions play in visitor´s identity. Thus it suggests a special attention around the relationship between teachers and museum´s objects, in particular, the ones from the Museum of Childhood. It´s possible to observe, according to Kramer, Arroyo and Nóvoa, that museum´s artifacts (as photographs, educative objects etc.) become memories' resources and improve critical reflection about current and old pedagogical practices. Different ways to teach and learn are reviewed, and also school is deemed as a place to be critically analyzed. Conclusions emphasize that museums can be considered not only places to preserve culture and nature, but also locus to increase meaning production; spaces that promote reflections about teacher's self-identification, showing new ways to thing pedagogical structures, improving changes in teacher´s personal and professional choices/paths.
  • Memórias e narrativas de professoras "normalistas" do Instituto de Educação/RJ Artigos

    Vasconcellos, Vera Maria Ramos de

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho analisa o pensamento produzido na vida cotidiana urbana e na formação de normalistas do Instituto de Educação de 1948. É inspirado na leitura do livro de Zilá Simas Enéas, ex-aluna daquela instituição de ensino: Era uma vez no Instituto de Educação (editado em 1997, pela CNEL/RJ). De modo particular, neste trabalho são analisadas as memórias e narrativas daquelas meninas normalistas hoje senhoras com mais de 80 anos , suas relações com a educação, a escola, a infância e a cidade do Rio de Janeiro, antiga capital do país (Distrito Federal), depois Estado da Guanabara e, mais tarde, município do Rio de Janeiro. As interferências produzidas por essas imagens/memórias/concepções com outras configurações discursivas da sociedade, ao longo da história, são questões que nortearam a pesquisa. A análise destaca a disseminação de valores educacionais, éticos e estéticos em um tempo em que se expressavam projetos diversos, orientados para o estabelecimento de uma "ordem moderna" no país, na geração feminina do "Estado novo". Com este trabalho, buscamos compreender o que é/foi ser professora.

    Abstract in English:

    The article analysed the thought produced in every-day urban life and the elementary school teachers´ training at the Instituto de Educação of Rio de Janeiro of those teachers who had graduated until 1948. The research is inspired by Zilá Simas Enéas' book: "Once upon a time at the Instituto de Educação" (published by CNEL/RJ in 1997). The writer is an ex-student from that educational institute. The article analysed, particularly, the memories and narratives from those girls, who today are ladies around 80 years old, their ideas about education, school, infancy and the city of Rio de Janeiro. This city was the country's capital (Federal District), then became Guanabara State and latter the city of Rio de Janeiro. The interferences produced by the images/memories/concepts with different discursive configuration about the Brazilian society all over the history were others questions important to this research. The analysis emphasised the educational, ethical and esthetical values, in a different historical period with different projects, all oriented to the country's modernization, in a feminine generation during the Estado Novo period in Brazil. In this article we attempted to understand what is/was to by a teacher.
  • Narrativas e desenvolvimento da identidade profissional de professores Caleidoscópio

    Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes de
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