Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 40, Número: 111, Publicado: 2020
  • VIGOTSKI E LEONTIEV: DE MEMÓRIAS E SENTIDOS Apresentacao Do Dossiê

    Toassa, Gisele; Smolka, Ana Luiza Bustamante
  • PREFÁCIO PARA O LIVRO DE A. N. LEONTIEV O DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA* Dossiê: Memória E Sentido

    Vigotski, Lev Semionovitch; Leontiev, Aleksei Nikolaievitch

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto consiste na primeira tradução do segundo “Prefácio” do livroO Desenvolvimento da Memória para a língua portuguesa. Tal texto, escrito em 1932, esboça uma breve autocrítica dos autores com relação ao ideário de psicologia instrumental existente no livro prefaciado, o qual perpassou a pesquisa de Leontiev, orientada por Vigotski. Os autores revisam tópicos como a importância da idade na memorização e a sobrevivência de formas “inferiores” nas formas “superiores” de memória, traçando importantes contribuições acerca dos conceitos de “memória/memorização” e de “sentido”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is the first translation of the second “Preface” to The Development of Memory into Portuguese. The text, written in 1932, outlines a brief self-criticism of the authors regarding some ideas of instrumental psychology which based Leontiev’s research supervised by Vygotsky. The authors review topics such as the importance of age in memorization, and the maintenance of the “inferior” in the “superior” forms of memory, offering an important contribution to the study of “memory/memorization”, and “sense”.
  • A PESQUISA DE ALEKSEI N. LEONTIEV SOBRE A MEMÓRIA E SEU SIGNIFICADO COMO VANGUARDA NA CIÊNCIA SOVIÉTICA DO FUTURO Dossiê: Memória E Sentido

    Yasnitsky, Anton

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um reconhecido psicólogo soviético do Círculo Vigotski–Luria, Aleksei N. Leontiev, traz uma visão geral de suas contribuições para a pesquisa em psicologia e explora a vertente Vigotski–Leontiev–Zinchenko dos estudos psicológicos sobre a memória humana e a recordação. O quadro geral da “ciência do super-homem” vigotskiana como componente da singular ciência soviética de vanguarda também é abordado neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents a notable Soviet psychologist of the Vygotsky–Luria Circle, Aleksei N. Leontiev, overviews his contribution to psychological research, and explores the Vygotsky–Leontiev–Zinchenko strand in psychological studies of human memory and remembering. The general framework of Vygotskian “Superman science” as a component of the unique Soviet avant-garde science is also covered in this paper.
  • STATUS FACTUAL E TEÓRICO DO PARALELOGRAMO DO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA Dossiê: Memória E Sentido

    Meshcheryakov, Boris G.

    Resumo em Português:

    RESUMO A. N. Leontiev cunhou o termo “Paralelogramo do Desenvolvimento da Memória” (PDM) considerando a representação gráfica básica dos resultados de sua pesquisa macro-ontogênica sobre a memorização de palavras. Desde os anos 1990, periódicos russos sobre psicologia têm publicado muitos artigos que contestam o termo PDM, negando que represente um fato real e considerando-o uma suposta “falha” da pesquisa de Leontiev. Neste artigo, refutamos tal ideia por meio de estudos bibliográficos e empíricos, com o objetivo de estabelecer que o PDM não foi a única forma de o autor representar a memória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT A. N. Leontiev coined the term “Memory Development Parallelogram”(MDP) with regard to the basic graphic representation of the results of his macro-ontogenetic research on the memorization of words. Since the 1990s, Russian psychological journals published many articles that challenged the term MDP, denying it as a real fact, a supposed “failure” of Leontiev’s research. In this article, we refute this idea by means of bibliographical as well as empirical studies, aiming to establish that MDP was not the only way the author has represented memory.
  • ANÁLISE TEÓRICO-HISTÓRICA DAS PRODUÇÕES DE LEONTIEV E VIGOTSKI ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA MEMÓRIA Dossiê: Memória E Sentido

    Almeida, Sandro Henrique Vieira de

    Resumo em Português:

    RESUMO No início da década de 1930, com a finalidade de analisar o livroO desenvolvimento da memória, escrito por Leontiev, ele e Vigotski escrevem um segundo prefácio, apresentando a obra, observando suas qualidades e discutindo algunsaspectos avaliados por eles como frágeis. O objetivo do presente artigo é realizar uma análise teórico-histórica de tal prefácio, destacando os procedimentos investigativos sobre a memória utilizados, as críticas realizadas pelos autores e a compreensão de memória dessa teoria.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the early 1930s, aiming at analysing Leontiev’s book The development of memory, Leontiev and Vygotsky wrote a second preface to it, presenting the work, observing its qualities, and discussing some aspects they evaluated as fragile. The goal of this paper is to carry out a theoretical historical analysis of that preface, highlighting the investigative procedures applied about the concept of memory, the criticisms made bythe authors and how the historical-cultural theory understood memory.
  • CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE AUTORES SOVIÉTICOS PARA A PSICOLOGIA E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVA CONTEMPORÂNEAS Dossiê: Memória E Sentido

    Damasceno, Benito Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Os autores soviéticos introduziram o conceito de “mente” como sistema funcional complexo (SFC) de origem histórico-cultural, confirmado e avançado pela psicologia e pela neurociência cognitiva atual. Como SFC, o ato mental é um conjunto dinâmico de operações abstratas processadas em diversas regiões cerebrais interconexas, cada uma contribuindo com uma operação específica, como ocorre na memória e na solução de problemas. Os SFC constroem-se na atividade prática psicossocial do indivíduo, mediada por pessoas e signos, cuja privação, em períodos críticos do desenvolvimento mental-cerebral, pode ser catastrófica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Soviet authors introduced the concept of “mind” as a complex functional system (CFS) with historical-cultural origin, confirmed and advanced by modern psychology and cognitive neuroscience. As CFS, the mental act is a dynamic set of abstract operations processed in diverse interconnected brain regions, each region giving its specific contribution, as occur with memory and problem solving. The CFSs are constructed in the psychosocial practice mediated by persons and signs, whose lack or deprivation, in critical periods of the mental-cerebral development, may be catastrophic.
  • O JOGO DOS SENTIDOS: ESTRUTURAS DUPLAS DA ARTE E A CATEGORIA DO SENTIDO EM VIGOTSKI Dossiê: Memória E Sentido

    Marques, Priscila Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo rastreia as ocorrências do termo “sentido” em diferentes textos vigotskianos sobre arte, bem como no capítulo “Pensamento e palavra”, de A Construção do Pensamento e da Linguagem. Diferentes formulações e uma terminologia pouco precisa fornecem indícios da distinção que o autor faria em sua obra final entre significado e sentido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper traces the term “sense” in several Vygotskian texts about art as well as in “Thought and word”, chapter of Thinking and Speech. Various formulations and an imprecise terminology offer traces of the distinction that the author would crystalize in his final work between meaning and sense.
  • UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE SENTIDO E A ANÁLISE SEMÂNTICA DA CONSCIÊNCIA EM L. S. VIGOTSKI Dossiê: Memória E Sentido

    Toassa, Gisele

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente texto explana a análise semântica da consciência em Vigotski, buscando trabalhar o conceito de sentido, na obra do autor, em seu contexto histórico. Para tanto, realizei um estudo teórico do capítulo “Pensamento e palavra” e do livro Psicologia da arte, cotejados com edições em russo. Concluiu-se, em primeiro lugar, que a ideia de “sentido”, para Vigotski, não se restringe à linguagem, tampouco à consciência individual, mas apresenta uma faceta filosófica. Explica-se, ainda, neste artigo, a noção de análise semântica (ou semasiológica) da consciência, cuja marca é a relação entre sentido e significado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text explains the semantic analysis of consciousness in Vygotsky, taking into account the concept of sense, in the author’s work, in its historical context. For that,I carried out a theoretical study of the chapter “Thought and word” and the book Psychology of art, compared with editions in Russian. I argue that, in first place, the idea of “sense” for LSV is not restricted to language or individual conscience, being also philosophical.I explain in this paper, the notion of semantic (or semasiological) analysis of consciousness, whose mark is the relation between sense and meaning.
  • MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA Dossiê: Memória E Sentido

    Braga, Elizabeth dos Santos; Smolka, Ana Luiza Bustamante

    Resumo em Português:

    RESUMO A leitura do “Prefácio” ao livro O Desenvolvimento da Memória nos instigou a analisar uma atividade registrada durante um projeto sobre memória e narrativa, realizado no contexto escolar contemporâneo. Privilegiamos dois pontos levantados no texto: a “idade” – modos de conceber o desenvolvimento humano – e a “semântica” – modos de conceber a significação da experiência vivida. Os relatos das crianças nos levaram a trabalhar o intrincamento entre memória e personalidade, vivência e consciência. Na situação de rememoração coletiva propiciada pela escola, o que as crianças elaboram sobre as histórias familiares são indícios da compreensão da própria vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reading the “Preface” to the book The Development of Memory has pushed us to analyze an activity registered during a project on memory and narrative, carried out in the contemporary school context. We have chosen two points arisen in the text: the “age” – ways of conceiving human development – and the “semantics” – ways of conceiving signification of lived experience. Children’s accounts have led us to consider the intertwining between memory and personality, perezhivanie and conscience. In the situation of collective remembering provided by the school, what the children elaborate about familiar stories are traces of the comprehension of their very life.
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br