Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos CEDES, Volume: 40, Número: 110, Publicado: 2020
  • JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA E PERSPECTIVAS DE FUTURO Apresentacao Do Dossiê

    Adam, Joyce Mary; Fonseca, Débora Cristina
  • O “NOVO” NOS PROGRAMAS PARA A JUVENTUDE DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Luiz, Maria Cecília; Pino, Nádia Perez; Bengtson, Clarissa

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa o que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEESP) nomeou como “novo”, a partir de 2015, em programas voltados para a juventude: protagonismo juvenil, grêmio estudantil e gestão democrática. Para tanto, discute-se a regularidade, segundo a perspectiva foucaultiana, desses discursos ecomo são articulados. Concluiu-se que os interditos anunciados como novos e que foram estabelecidos como democráticos apenas buscavam tutelar a juventude paulista, destituindo-a de sua autonomia e de seu protagonismo depois da resistência com a ocupação de escolas públicas no fim de 2015.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyses what the Secretariat for Education of the State of São Paulo (SEESP) has dubbed ‘novelties’, from the year 2015 on, in programs aimed at the youth, such as: youth protagonism, student’s body and democratic management. To reach this goal, the frequency of these speeches is discussed, according to the Foucaultian perspective, as well as how they are articulated. It is concluded that the interdicts which were announced as novelties and which were established as democratic sought only the tutelage of the youth in São Paulo, weakening their autonomy and protagonism after the resistance through the occupation of public schools in the end of 2015.
  • A JUDICIALIZAÇÃO DOS CONFLITOS ESCOLARES Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Goethel, Elisiane Spencer Quevedo; Polido, Caroline; Fonseca, Débora Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a judicialização das relações escolares e os aspectos punitivos e educativos das ações tomadas pela escola. Para tanto, foram analisados processos judiciais de alunos do Ensino Fundamental II que tiveram sua origem por iniciativa da escola. Trata-se de uma pesquisa documental de análise qualitativa, na qual foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. O estudo aponta que as situações de violência ocorridas no âmbito da escola estão sendo direcionadas para o sistema de justiça na tentativa de que o conflito seja afastado e resolvido fora da escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to discuss the judicialization of school relations, as well as the punitive and educational aspects of the actions taken by the school. To reach this goal, judicial proceedings, iniciated by the iniciative of the school against elementary students, were analyzed. This paper is a documentary research of qualitative analysis, where the technique of content analysis was applied. The study points out that situations of violence occurring within the school are being directed to the justice system in an attempt to have the conflict removed and resolved out of school.
  • JUVENTUDE E ESCOLA: VIOLÊNCIA E PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA EM ESCOLARES DE ENSINO MÉDIO Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Botler, Alice Miriam Happ

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa as percepções de justiça e injustiça no espaço escolar, com ênfase nos princípios de justiça. A pesquisa com escolares do Ensino Médio de Brasil e Portugal contrasta o sentimento de injustiça resultante de conflitos presentes nas duas realidades. Apoia-se em conceitos como juventudes, democracia e justiça. Os dados tratados via análise de conteúdo reforçam a tese de que a escola é um lugar propício para resolver conflitos de maneira não violenta, e acrescenta como seus limites a fundamentação nos princípios básicos da justiça: a comunicação não violenta, a empatia e o respeito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes the perceptions of justice and injustice in the school space, with emphasis on the principles of justice. The research with High School students from Brazil and Portugal contrasts the feeling of injustice resulting from all sorts of conflicts present in both realities. It is based on concepts such as youth, democracy, and justice. The data, treated by content analysis, reinforces the thesis that the school is a propitious place to resolve conflicts in a nonviolent way, and adds, as its limits, the foundations of the basic principles of justice, such as nonviolent communication, empathy, and respect.
  • VIOLÊNCIA E NÃO VIOLÊNCIA: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Souza, Liliane Pereira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa mostra como os jovens compreendem violência e não violência através do uso de fotografias produzidas por eles. Elencou-se como objetivo central analisar o uso das fotografias como recurso de transformação, podendo ser utilizadas para retratar o que os alunos pensam, sentem e avaliam sobre a temática proposta, bem como para possibilitar o diálogo e a reflexão crítica. Participaram 16 colaboradores. Optou-se por história oral e photovoice; grupo focal, entrevista e questionário. Para a análise, foi utilizado o método de Barthes. Apresenta-se o conceito de transcriação fotográfica, elaborado pela autora desta pesquisa, que foi compreendido como “uma maneira de evidenciar um reinventar, não uma mera sucessão de imagens. Para isso, apresentam-se, também, as análises narrativas das fotografias, feitas durante as sessões de grupo focal pelos jovens colaboradores durante o processo de transcriação”

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research aims to present how young students comprehend violent and non-violent episodes by using pictures taken by said students, The main goal of this study was chosen to be the application of the pictures as a source of transformation, as well as a tool for showing how the students think, feel, and evaluate the proposed theme. The pictures can also be employed to allow dialog and critical thinking, Sixteen collaborators took part in the study. The methods of choice where oral history and photovoice; focal group, interviews, and questionnaires. For the analysis, it was used Barthes’ method. The concept of photographic transcriation, elaborated by the author of this paper, is presented, being conceived as a way for highlighting a reinvention, not a mere succession of images. To reach this goal, the narrative analysis of the pictures are also presented, which were produced during the focal group sections by the young students who collaborated in the transcriation process.
  • VIOLENCIAS EN LA ESCUELA: PROTAGONISMO, GÉNERO Y DESIGUALDAD Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Villanueva, Concepción Fernández; Adam, Joyce Mary

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El trabajo aborda las diferencias de género en violencia en la escuela desde una perspectiva interaccionista. Se realiza un análisis de incidentes de violencia ocurridos en dos escuelas de la periferia de São Paulo (Brasil) relatados en entrevistas de grupo a jóvenes escolares de ambos sexos. A pesar de que la investigación haber localizado protagonismos de violencia de alumnas, las mujeres son menos protagonistas y más víctimas que los varones y las diferencias se acentúan en la violencia dirigida contra la institución escolar. Los argumentos explicativos son similares aunque los varones resaltan la rivalidad contra la escuela y las mujeres la rivalidad interpersonal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses gender differences in school violence from an interactionist perspective. It presents a qualitative analysis of violent incidents occurred in two schools in the outskirts of São Paulo (Brazil), collected through group interviews with male and female young scholars. Despite the fact that the investigation has located protagonisms of the female students violence, women in general are less protagonists and more victims than men and those differences are accentuated in the violence directed against the school institution. Explanatory arguments are similar although men emphasize rivalry against school institution and women interpersonal rivalry
  • TRÊS MARCOS NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO ADOLESCENTE: HISTÓRIA PESSOAL; CULTURA; ASSOCIAÇÃO Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Riard, Emile-Henri

    Resumo em Português:

    RESUMO Tendo como referencial teórico a concepção de BLOS e MAHLER sobre o desenvolvimento (processo de separação/individuação), bem como os aportes de Kaës quanto aos conceitos de filiação/afiliação (KAËS, 1985), de transicionalidade (KAËS, 1979) e de ideologia (KAËS, 2016), o presente artigo chama a atenção para três elementos envolvidos na construção do projeto de vida de adolescentes franceses, cujas famílias são oriundas de meios culturalmente distintos. Tais elementos aparecem, de modo recorrente, em pesquisas que realizamos sobre o tema, desde 1997. São eles: a dimensão imaginária ligada ao processo adolescente, muitas vezes negligenciada em abordagens institucionais; as repercussões das dificuldades dessa construção para os jovens confrontados por várias culturas e seu entorno; e, finalmente, o lugar que as associações de vizinhança podem ter nesse processo e suas implicações conceituais.

    Resumo em Francês:

    RESUMÉ La dimension imaginaire, les situations multiculturelles tout comme le rôle des associations de quartier sont souvent négligées dans les recherches portant sur la construction du projet des adolescents. Cet article vise à en dégager l’impact auprès de jeunes vivant en France, issus de milieux culturellement différenciés. Le cadre théorique est celui de BLOS et MAHLER (séparation/individuation), complété par les apports de KAËS sur les concepts de transitionnalité (1979), de filiation/affiliation (1985); d’idéologie (2016) qui ressortent de façon récurrente de recherches menées depuis 1997.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The imaginary dimension, multicultural situations and the role of neighbourhood associations are often overlooked in research on the construction of the adolescent project. This article aims to identify the impact on young people living in France, from culturally differentiated backgrounds. The theoretical framework is that of BLOS and MAHLER (separation/individuation), supplemented by KAËS’ contributions on the concepts of transitionality (1979), filiation/affiliation (1985); ideology (2016), which have been the result of searches conducted since 1997.
  • ESCOLA, JUVENTUDE E PERSPECTIVAS DE FUTURO: ALGUNS APONTAMENTOS Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Melo, Luciano Plez de; Salles, Leila Maria Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto objetiva discutir fatores que têm colaborado para que a escola se mantenha em processo de fratura com uma de suas marcas identitárias: sua contribuição para a construção de projetos de vida ou perspectivas de futuro. Agir na construção de projetos de vida implica impor interdições a prazeres imediatizados em função de recompensas futuras; o certificado escolar esvaece seu significado, mas é por meio dele que projeções de vida futura são construídas. As referências para essa discussão são jovens moradores de periferia urbana empobrecida e as escolas que frequentam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to discuss factors that have collaborated for the lack of fulfillment of one of the main functions of the school: its contribution to the building of life projects or perspectives for the future. To act to build life projects involves imposing interdictions to immediate pleasures as a means to support future rewards; school diploma loses meaning, but it is through it that projections of a future life are built. The references for this discussion are young people from urban impoverished periphery, as well as the schools to which they attend.
  • JOVENS E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE COMENTÁRIOS DE NOTÍCIAS NO FACEBOOK Dossiê: Juventude, Educação, Violência E Perspectivas De Futuro

    Schroeder, Tânia Maria Rechia; Abreu, Claudia Barcelos de Moura

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente ensaio apresenta reflexões sobre comentários de internautas a respeito de jovens e violência na cidade de Cascavel (PR). Os comentários foram extraídos no Facebook da Central Gazeta de Notícias (CGN), que disponibiliza os boletins de ocorrência da Polícia Militar. Trata-se de uma pesquisa etnográfica virtual, cuja estratégia metodológica está ancorada na sociologia do cotidiano de Maffesoli e nos fundamentos da violência antropológica de Girard. Constatou-se a presença de emoções compartilhadas que remontam a alguns arcaísmos, destacando-se omecanismo do bode expiatório.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This essay presents reflections on comments of internauts about young people and their involvement in violence in the city of Cascavel, Paraná, Brazil. The comments were extracted from a Facebook page of CGN (Central News Gazette; in Portuguese, Central Gazeta de Notícias), which provides military police occurrence reports. It is a virtual ethnographic research, whose methodological strategy is anchored in Maffesoli’s epistemological foundations of everyday life sociology, as well as in Girard’s anthropological violence. It was observed in the comments the presence of shared emotions that go back to some archaisms, emphasizing the mechanism of the scapegoat.
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br