Logomarca do periódico: Cadernos CEDES

Open-access Cadernos CEDES

Publicação de: CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
Área: Ciências Humanas
Versão impressa ISSN: 0101-3262
Versão on-line ISSN: 1678-7110
Creative Common - by 4.0

Sumário

Cadernos CEDES, Volume: 40, Número: 112, Publicado: 2020

Cadernos CEDES, Volume: 40, Número: 112, Publicado: 2020

Document list
Documents
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
VIVER AO AR LIVRE: ENTRE PRESCRIÇÕES HIGIÊNICAS, ALEGRIA E AVENTURA Soares, Carmen Lucia Rocha, Heloísa Helena Pimenta
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
NATURISMO, TURISMO E ESPORTES: À CONQUISTA DE SI (FRANÇA, SÉCULOS XIX-XX) Villaret, Sylvain

Resumo em Português:

RESUMO Tomando como eixo das reflexões a realidade francesa entre os séculos XIX e XX, o artigo examina o fenômeno de constituição e difusão do naturismo, partindo da sua emergência em terras germânicas. Menos que um exame minucioso das várias facetas assumidas pelo naturismo e o apelo de um “retorno à natureza” no período, interessa aos propósitos deste artigo flagrar algumas das dimensões desse movimento e as representações de natureza em torno das quais se articulam os seus promotores e suas iniciativas.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Taking the French reality between the 19th and 20th centuries as an axis of reflection, this article examines the phenomenon of the constitution and diffusion of naturism, starting from its emergence in Germanic lands. Less than a thorough examination of the various facets assumed by naturism and the call for a “return to nature” in the period, it is of interest to the purposes of this article to capture some of the dimensions of this movement and the representations of nature around which its promoters and its initiatives are articulated.
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
SOL E AR FRESCO NO COMBATE À TUBERCULOSE: EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AO AR LIVRE NO RIO DE JANEIRO (1910-1920) Dalben, André Silva, Henrique Mendonça da

Resumo em Português:

RESUMO O Rio de Janeiro criou o Serviço de Inspeção Médica Escolar em 1910. Desde então, médicos e educadores promoveram uma série de debates, registrados em relatórios, periódicos, livros e na imprensa, sobre as melhores formas de prevenir o alastramento da tuberculose entre escolares. O artigo apresenta e analisa algumas discussões e medidas postas em prática por médicos e educadores na cidade durante as décadas de 1910 e 1920 para o enfrentamento da tuberculose infantil. Como solução foram propostos e implementados solários, preventórios, colônias de férias infantis e escolas ao ar livre.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Rio de Janeiro created the School Sanitary Inspection Service in 1910. From that moment, physicians and educators promoted a series of debates, recorded in reports, journals, books and press, about the best ways to prevent the spread of tuberculosis among scholars. The article aims to present and analyze some discussions and measures put into practice by physicians and educators in the city during the 1910s and 1920s to confront childhood tuberculosis. As a solution, solariums, preventoriums, children’s summer camps (vacation colonies) and open-air schools were proposed and implemented.
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E NUDEZ NO MOVIMENTO NATURISTA NA DÉCADA DE 1950 NO BRASIL Herold Junior, Carlos

Resumo em Português:

RESUMO Analisaram-se representações sobre a infância, a educação e a nudez produzidas pelo movimento naturista no Brasil durante a década de 1950. Foram utilizadas revistas publicadas pelo movimento no Brasil. Analisadas à luz do conceito de representação formulado por Chartier, verificou-se a importância do corpo infantil para o movimento naturista em sua proposta de educar por meio de um retorno à natureza. Para isso, a nudez infantil destacou-se bem como a frequente inquietação dos nudistas com a educação sexual para a construção da sociedade brasileira na década de 1950.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT Representations about childhood, education, and nudity produced by the naturist movement in Brazil during the 1950s were analyzed. Magazines published by the movement in Brazil were employed. Analyzed in the light of the concept of representation formulated by Chartier, it was verified the importance of the infantile body for the naturist movement in his proposal to educate through a return to nature. For this, child nudity stood out as a regular concern of nudists with sex education for the construction of Brazilian society in the 1950s.
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
LA NATURALEZA EN LA EDUCACIÓN ALIMENTARIA ESCOLAR; ARGENTINA, 1936-1961 Aisenstein, Angela Almada, Cecilia

Resumo em Espanhol:

RESUMEN La educación corporal escolar aplicada en el sistema educativo argentino se valió de diferentes estrategias. Una de ellas fue la educación alimentaria que, basándose en la Escuela Nueva, buscaba modificar hábitos, costumbres y transformar “naturalezas”. Del análisis de los Programas para la escuela primaria del período y de los ejemplares de El Monitor de la Educación Común, entre los años 1936 y 1961, emergen sentidos contradictorios atribuidos a la naturaleza en los que argumentos científico-médicos y religioso-morales, fundamentaron roles de género y perfiles laborales urbanos y rurales.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT School body education applied in the Argentine educational system used different strategies.One of these strategies was the alimentary education that, basing on the New School, pursued the change of habits, customs and the transformation of “natures”. From the analysis of the Programs for primary school in that period and the copies of The Monitor of Common Education between the years 1936 and 1961, contradictory senses attributed to the nature in which scientific-medical and religious-moral arguments base gender roles and urban and rural labor profiles emerge.
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
APRENDER A LER O TEMPO: UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A PERCEPÇÃO DA NATUREZA Sant’Anna, Denise Bernuzzi de

Resumo em Português:

RESUMO Este artigo vista contribuir para o entendimento das relações históricas entre variações climáticas e emoções humanas. A intenção principal é a de perceber algumas mudanças ocorridas na leitura do clima presentes em livros escolares de geografia e na primeira revista infantil brasileira, intitulada Tico-Tico. Trata-se do resultado de uma pesquisa mais ampla sobre as relações entre clima e melancolia, na qual as transformações das sensibilidades nos modos de perceber as estações do ano e as características atmosféricas relacionam-se intimamente com o perfil das emoções e a sua história

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article aims to contribute to the understanding of the historical relations between climatic variations and emotions. The main intention is to perceive some changes that occurred regarding what people could read about the climate in school books of geography and the first Brazilian children’s magazine, Tico-Tico. This is the result of a broader research on the relationship between climate and melancholia, in which the transformations of sensibilities in the ways of perceiving the seasons and the atmospheric characteristics are closely related to the profile emotions and their history.
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
MORAR NO EXTREMO SUL DE SÃO PAULO: SOCIEDADE E NATUREZA NA REGIÃO DA GUARAPIRANGA EM MEADOS DO SÉCULO 20 Jorge, Janes

Resumo em Português:

RESUMO O objetivo do artigo é problematizar o avanço da urbanização no extremo sul da cidade de São Paulo, especificamente na região da represa do Guarapiranga, em meados do século XX, a partir da experiência dos moradores com o mundo natural. A lenta conquista de infraestrutura e serviços urbanos básicos, tensões sociais e posições ambíguas diante da natureza marcam esse processo histórico ainda hoje inconcluso.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This article aims to discuss the urbanization advance in the extreme south of São Paulo city, specifically in Guarapiranga water dam region, during midst of twentieth century, based on residents’ experience related to natural environment. The slow conquest of infrastructure and basic urban services, social tensions, and ambiguous positions regarding nature marked this historical process still unfinished today.
DOSSIÊ: EDUCAÇÃO E NATUREZA EM PERSPECTIVA HISTÓRICA: VIDA AO AR LIVRE, SAÚDE E HIGIENE
CORPO, POLÍTICA, EDUCAÇÃO DO OLHAR: IMAGENS FASCISTAS EM LENI RIEFENSTAHL Vaz, Alexandre Fernandez

Resumo em Português:

RESUMO O trabalho analisa aspectos de dois documentários dirigidos por Leni Riefenstahl nos anos 1930, com ênfase na presença do corpo como natureza. Triunfo da vontade, sobre o congresso do Partido Nacional-Socialista em 1934, em Nuremberg, e Olympia, que se ocupa dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, são vistos como dispositivos pedagógicos a destacar a pureza corporal oriunda do vínculo consanguíneo, uma entre várias possibilidades de formar uma comunidade fascista. Isso se dá pela estetização da política e pela circunscrição do corpo e sua imagem à pura natureza.

Resumo em Inglês:

ABSTRACT This paper analyzes aspects of two documentaries directed by Leni Riefenstahl in the 1930s, pointing the presence of the body as nature in both narratives. Triumph of the will, on the Congress of the National Socialist Party in Nuremberg, 1934, and Olympia, in charge of the 1936 Olympic Games in Berlin are seen as pedagogical devices highlighting the body purity arising from the consanguineous bond, a possibility of forming a fascist community. This is due to the aestheticization of politics and the circumscription of the body and its image as pure nature.
NOMINATA
PARECERISTAS AD HOC 2020
location_on
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro