APRESENTAÇÃO AESTHETIC EDUCATION Magiolino, Lavínia Lopes Salomão Silva, Daniele Nunes Henrique Maheirie, Kátia |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS AESTHETIC EDUCATION: PRINCIPLES AND FOUNDATIONS BASED ON THE WORK OF L. S. VIGOTSKI Silva, Daniele Nunes Henrique Magiolino, Lavínia Abstract in Portuguese: RESUMO O artigo problematiza a Educação Estética em Vigotski a partir de seus escritos sobre arte e criação. O encadeamento de ideias do texto sinaliza que a Educação Estética tem na arte seu principal objeto, envolvendo um conhecimento diferente do técnico-científico, caracterizado pelo trabalho com a técnica, a criação e a vivência estética – radicada na emoção e na imaginação. Assumir essa posição-síntese nos afasta de uma Educação Estética reduzida à instrumentalização, à moralização e à mera fruição. Tal educação deve caminhar na direção do trabalho pedagógico como ato criador.Abstract in English: ABSTRACT The article addresses Aesthetic Education in Vygotsky’s writings on art and creation. The chain of ideas emphasizes that Aesthetic Education has art as its object, characterized by working with technique, creation and aesthetic experience – rooted in emotion and imagination. This synthesis moves us away from an Aesthetic Education reduced to instrumentalisation, moralisation and fruition. For us, aesthetic education must move towards the idea that pedagogical work is a creative act. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS ART, IMAGINATION AND REALITY: FICTION AS EDUCATIONAL ACTION Védrines, Bruno Schneuwly, Bernard Abstract in Portuguese: RESUMO Este ensaio tem dois objetivos: à luz dos textos de Vigotski sobre a relação entre imaginação e realidade (no prelo), propor uma nova interpretação da obra Psicologia da Arte (2005), definida como ação educativa. Em contraponto, e no contexto de um debate contemporâneo, elaboramos uma possível concepção vigotskiana da prática da ficção, transitando entre considerações gerais sobre a arte e reflexões relativas à questão da ficção. Por fim, concluímos com um olhar sobre as reflexões brechtianas sobre a catarse não identificatória.Abstract in French: RÉSUMÉ Le présent essai vise deux objectifs : à la lumière des textes de Vygotskij sur le rapport imagination et réel (1930/2022) proposer une nouvelle interprétation de l’ouvrage Psychologie de l’art (1925/2005) définie comme action éducative. En contrepoint, nous situant dans un débat contemporain, nous proposons une possible conception vygotskienne des pratiques de la fiction par un va-et-vient entre considérations générales concernant l’art et réflexions sur la question de la fiction. Nous terminons par des ouvertures à travers les réflexions brechtiennes sur une catharsis non identificatoire.Abstract in English: ABSTRACT This essay has two aims: in the light of Vigotski’s texts on the relationship between imagination and reality (in press), we propose a new interpretation of the work Psychology of Art (2005), defined as educational action. As a counterpoint, referring to contemporary debates, we propose a possible Vygotskian conception of fictional practices, moving back and forth between general considerations about art and reflections on the question of fiction. Finally, we conclude with a look at Brechtian reflections on non-identificatory catharsis. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS A PLACE FROM WHICH TO LOOK: VYGOTSKY AND THE NEW THEATER FOR THE NEW SOCIALIST Toassa, Gisele Silva, Yasmin Carolina Ribeiro Abstract in Portuguese: RESUMO No presente artigo, discutiremos o papel do teatro na construção da nova pessoa socialista, tal como vislumbra Lev Vigotski (1896-1934) no contexto da revolução cultural dos anos 1920, subsequente à Revolução Russa de outubro de 1917. Em um estudo bibliográfico, recorreremos particularmente aos seus escritos sobre arte do período entre 1917 e 1925, entre os quais destaca-se, numericamente, a crítica teatral. Trataremos da relação dele com o teatro como lugar de onde a sociedade se vê e onde ela deveria vivenciar o pathos revolucionário, em intersecção com a presença de ideias trotskistas sobre o “super-homem”. Problematizaremos o teor eclético da influência de Nietzsche entre os marxistas russos, e as determinações pelas quais Vigotski anseia por mudanças radicais no teatro (como texto, instituição e encenação), na atmosfera trotskista da formação experimental, coletiva e criativa de uma nova pessoa, tendo a multiplicidade e a alteridade no centro do desenvolvimento e da educação humana.Abstract in English: ABSTRACT In this article, we will discuss the role of theater in the construction of the new socialist person, as envisioned by Lev Vygotsky (1896-1934) in the context of the cultural revolution of the 1920s, following the October 1917 Russian Revolution. In a bibliographical study, we will particularly turn to his writings on art from the period between 1917 and 1925, among which theatrical criticism prevails. We will explore his relationship with the theater as a place from which society observes itself and where it should experience the revolutionary pathos, intersecting with Trotskyist ideas about the “superman”. We will problematize the eclectic nature of Nietzsche’s influence among Russian Marxists and the determinations through which Vygotsky aspires to radical changes in the theater (as text, institution, and performance), in the Trotskyist atmosphere of experimental, collective, and creative formation of a new person, with multiplicity and otherness at the center of human development and education. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS PLAY, DRAMA, IMAGINATION AND PEDAGOGICAL ACTION Schlindwein, Luciane Maria Milléo, Olivia Souza, Maria Luiza de Souza e Abstract in Portuguese: RESUMO O brincar dramático é discutido em suas relações entre imaginação, brincadeira, drama e vivência, na perspectiva da psicologia histórico-cultural de Vigotski. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada entre os anos de 2018 e 2020, cujo objetivo foi investigar a relação entre o brincar e a ação dramática, com base nas vivências de uma professora na Educação Infantil e na formação continuada de professores nessa etapa da Educação Básica. Constituíram-se em materiais de análise os registros da pesquisadora e da professora. As análises indicam o quanto a brincadeira envolve o viver dramático e, neste sentido, a importância de a professora organizar sua ação docente na perspectiva do drama como ação pedagógica, no qual o brincar dramático constitui-se basilar. O texto destaca a importância das relações entre a imaginação e o brincar dramático, enfatizando sua relevância tanto para crianças quanto para adultos, especialmente aqueles que trabalham com a infância.Abstract in English: ABSTRACT In this paper, dramatic play is discussed in terms of its relationship between imagination, play, drama and experience, from the perspective of Vygotsky’s historical-cultural psychology. This is an excerpt from a study carried out between 2018 and 2020, the aim of which was to investigate the relationship between play and dramatic action, based on the experiences of a teacher in Early Childhood Education and the continuing training of teachers at this stage of Basic Education. The records of the researcher and the teacher were used as analysis materials. The analyses indicate how much play involves dramatic living and, in this sense, the importance of the teacher organizing her teaching action from the perspective of drama as a pedagogical action, in which dramatic play is the foundation. The text highlights the importance of the relationship between imagination and dramatic play, emphasizing its relevance for both children and adults, especially those who work with children. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS CULTURAL-HISTORICAL AESTHETIC EDUCATION: EXPRESSIVE AND CREATIVE ARTISTIC EXPERIENCES Pederiva, Patrícia Lima Martins Oliveira, Daiane Aparecida A. de Melo, Viviane Vieira Alves de Pederiva, Marta Martins Abstract in Portuguese: Resumo Neste artigo, objetivamos, a partir da Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, situar a organização das artes como uma atividade educativa de vivências estéticas, desde seu caráter psicológico, propiciando espaços educativos intencionalmente organizados para este fim e que possibilitem a relação ativa e criadora com diversas expressões artísticas. Para isso, se discute a relação entre pessoa, educação e vivência estética, principalmente na infância.Abstract in English: ABSTRACT Based on Vygotsky’s Cultural-Historical Theory, the aim of this article is to situate the organization of art as an educational activity of aesthetic experiences, from its psychological character, providing educational spaces intentionally organized for this purpose and which enable an active and creative relationship with varied artistic expressions. In order to do this, the relationship between person, education and aesthetic experience is discussed, especially in childhood. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS “WHO TELLS A TALE...”: THE CHILDREN’S CREATIVE ACTIVITY IN STORYTELLING Pacheco, Hallana Fernandes de Almeida Lordelo, Lia da Rocha Abstract in Portuguese: RESUMO Este estudo descreve e analisa a atividade criadora da criança pré-escolar no (re)conto de histórias. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com o estudo de caso de uma criança de 5 anos, denominada Carol. A construção dos dados ocorreu por meio de uma oficina de conto e (re)conto de história, realizada em um encontro virtual, que foi submetido à análise microgenética. Concluímos que, em um contexto no qual as crianças conheçam, apreciem esteticamente e se apropriem de histórias e narrativas, as estratégias de reprodução e criação se entrelaçam em um processo de produção autoral.Abstract in English: ABSTRACT This study describes and analyzes the creative activity of preschool children in storytelling. Qualitative research was conducted with the case study of a 5-year-old child named Carol. Data were collected through a storytelling and re-storytelling workshop held in a virtual meeting subjected to micro-genetic analysis. We conclude that reproduction and creation strategies intertwine in authorial production in a context in which children know, aesthetically appreciate, and appropriate stories and narratives. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS THE CONSTRUCTIONS OF MEANING THROUGH ARTISTIC ACTIVITIES – THE AESTHETIC EXPERIENCE OF AN NGO Naves, Renata Magalhães Borges, Fabrícia Teixeira Abstract in Portuguese: RESUMO Na relação estética, as experiências mediadas e a fusão de nossas vivências com a de outros corpos, sejam eles humanos, não humanos ou linguísticos, geram novos processos de sentidos e impactam em como agimos em nossos contextos relacionais. Este artigo apresenta um estudo de como as experiências mediadas por atividades artísticas participam do desenvolvimento e demonstra que essas formas de vivenciar o artefato artístico trazem reflexões importantes e necessárias sobre a compreensão da educação estética para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de uma ONG.Abstract in English: ABSTRACT In the aesthetic relationship, mediated experiences, and the fusion of our experiences with those of other bodies, whether human, non-human or linguistic, generate new processes of meaning and impact how we act in our relational contexts. This article presents a study of how experiences mediated by artistic activities participate in development and demonstrates that these ways of experiencing the artistic artifact bring important and necessary reflections on the understanding of aesthetic education for children and adolescents in situations of social vulnerability in an NGO. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS THE RULE AND IMPROVISATION: CREATIVE DYNAMICS AMONG BRAZILIAN ACADEMIC AND SELF-TAUGHT MUSICIANS Lima, Sarah Camilla Ferreira de Oliveira Aragão, Laura Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha Hazin, Izabel Abstract in Portuguese: RESUMO Propomos, neste artigo, estudar as concepções e estratégias de desempenho criativo entre músicos acadêmicos e autodidatas. Quatro músicos foram convidados a participar. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: (1) questionário socioeconômico e sobre suas práticas musicais; e (2) entrevista individual semidirigida sobre suas concepções de desempenho criativo. Tais respostas corroboram a ideia de que a criatividade é constituída pela combinação de experiências individuais, originárias da cultura, que são subjetivamente refratadas.Abstract in English: ABSTRACT In this article, we propose to study the conceptions and strategies of creative performance among academic and self-taught musicians. Four musicians were invited to participate. Data collection occurred in two stages: (1) socioeconomic questionnaire and questions about their musical practices; and (2) semi-structured individual interviews about their conceptions of creative performance. Such responses corroborate the idea that creativity is constituted by the combination of individual experiences, originating from culture, which are subjectively refracted. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS IMAGINATION AND AFFECTIVITY IN THE USE OF DRAWINGS AND METAPHORS AS METHODOLOGICAL RESOURCES IN A SOCIO-HISTORICAL-CULTURAL PERSPECTIVE Bomfim, Zulmira Áurea Cruz Lima, Andie de Castro Abstract in Portuguese: RESUMO Neste artigo, discutimos a afetividade e a imaginação como funções psicológicas superiores a partir do uso de mapas afetivos na pesquisa e intervenção em psicologia como uma abordagem que pode utilizar os desenhos e metáforas como recursos. Como exemplo, apresentamos resultados de seu uso junto a usuários de políticas de educação, de saúde e de assistência social, moradores de uma comunidade na região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Concluímos que a psicologia deve considerar também, em sua atuação em políticas públicas, as capacidades criativas e emancipatórias para a superação das vulnerabilidades e desigualdades sociais.Abstract in English: ABSTRACT In this article, we discuss affectivity and imagination as higher psychological functions based on the use of affective maps in research and intervention in psychology as an approach that can use drawings and metaphors as resources. As an example, we present results of their use in education, health and social assistance policies in a community in the metropolitan region of Fortaleza, Ceará. We conclude that psychology must also consider creative and emancipatory capabilities in its public policy actions to overcome social vulnerabilities and inequalities. |
EDUCAÇÃO ESTÉTICA | ARTIGOS Aesthetic Education IN CONTINUING EDUCATION: PRINCIPLES, CHALLENGES AND PERSPECTIVES Andrade, Letícia de Gomes, Allan Henrique Maheirie, Kátia Iñiguez-Rueda, Lupicinio Abstract in Portuguese: RESUMO Este artigo tem como objetivo refletir algumas relações entre a Educação Estética e a educação permanente no contexto das políticas sociais, a partir dos estudos de Vigotski e Rancière. Foi dividido em três seções: Princípios teórico-conceituais da Educação Estética; Os bons encontros na educação permanente: a Educação Estética; Educação Estética na educação permanente: desafios e perspectivas. Consideramos que pesquisas acerca da educação permanente na perspectiva da Educação Estética contribuem para a qualificação das políticas, contrapondo à lógica neoliberal.Abstract in English: ABSTRACT This article aims to reflect some relationships between Aesthetic Education and continuing education in the context of social policies, based on the studies of Vygotski and Rancière. It was divided into three sections: Theoretical-conceptual principles of Aesthetic Education; Good encounters in continuing education: eesthetic education; Aesthetic Education in continuing education: challenges and perspectives. We consider that research on continuing education from the perspective of Aesthetic Education contributes to the qualification of policies, opposing neoliberal logic. |
NOMINATA PARECERISTAS AD HOC 2024 |