Open-access O EMPRESARIADO INDUSTRIAL E O ESTADO DO II PND À CAMPANHA ANTIESTATIZAÇÃO

INDUSTRIAL LEADERS AND THE STATE FROM THE SECOND NATIONAL DEVELOPMENT PLAN (IIPND) TO THE “ANTI-STATIZATION CAMPAIGN”

LÍDERES INDUSTRIALES Y EL ESTADO DESDE EL SEGUNDO PLAN NACIONAL DE DESARROLLO (II PND) HASTA LA “CAMPAÑA CONTRA LA ESTATIZACIÓN”

Resumos

O artigo trata das relações entre Estado e empresariado industrial, a partir do referencial teórico de Poulantzas. Seu objetivo é analisar as bases sociais do II PND e sua movimentação política entre 1975 e 1979. Foram analisados discursos, artigos de opinião e entrevistas de lideranças e entidades representativas da classe. A análise buscou referências a políticas econômicas, decretos e ações governamentais. Percebeu-se que transformações externas e internas no capitalismo, e mudanças na política econômica reposicionaram classes e frações de classe, dificultando a atuação estatal na gestão de contradições e na construção de consensos. Por fim, conclui-se que a crise de legitimidade do regime, naquele contexto, não teve caráter homogêneo nem contínuo perante as classes e frações em disputa.

PALAVRAS-CHAVE
Empresariado industrial; Estado; II PND; Campanha Antiestatização; Poulantzas


location_on
Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730, Tel.: (55 71) 3283-5857 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro