Acessibilidade / Reportar erro

A IMIGRAÇÃO SUL-NORTE E A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO NA ERA DO CAPITAL1 1 Agradecemos aos editores da revista CRH e aos pareceristas pela leitura atenta e pelas valiosas sugestões. Agradecemos ainda ao apoio concedido aos autores pelas agências de pesquisa CNPq e Fapemig.

SOUTH-NORTH IMMIGRATION AND THE EXPLOITATION OF LABOUR IN THE AGE OF CAPITAL

L’IMMIGRATION SUD-NORD ET L’EXPLOITATION DU TRAVAIL À L’ÈRE DU CAPITAL

O objetivo do artigo é analisar a imigração do trabalho sentido Sul-Norte, destacando suas imbricações com o mercado de trabalho e com as políticas públicas dos países receptores de imigrantes no Norte global com destaque ao período pós-crise de 2008. A análise se faz à luz do materialismo histórico-dialético, a pesquisa é de abordagem exploratória, e a metodologia está fundada na revisão de literatura acerca do trabalho e imigração, análise dos relatórios sobre migração internacional da International Organization for Migration (IOM, 2020, 2021 e 2022), do Department of Economic and Social Affairs of the United Nations (UM/DESA), o World Migration Report (2019) e do International Labour Organization. (ILO, 2021) Os resultados indicam que os países do Norte têm se valido de políticas públicas de gestão da imigração, buscando criar condições para o aprofundamento do controle do trabalho localmente e contribuindo para a precarização global da força de trabalho.

Trabalho imigrante sul-norte; Políticas de imigração; Precarização do trabalho


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br