Acessibilidade / Reportar erro

CARACTERIZAÇÃO DAS FONTES, DOS USOS E DA PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NA TERRA INDÍGENA RIO FORMOSO, EM TANGARÁ DA SERRA/MT 1 1 Agradecimento ao CNPq pela avaliação positiva para a pesquisa em Terra Indígena, à comunidade indígena Paresi da Tirf por permitir a pesquisa contribuindo com a mesma e a Universidade do Estado do Mato Grosso, por ofertar o mestrado.

CHARACTERIZATION OF SOURCES, USES AND PERCEPTION OF WATER QUALITY BY INDIGENOUS PEOPLE IN TANGARÁ DA SERRA

CARACTÉRISATION DES SOURCES, DES USAGES ET DE LA PERCEPTION DE LA QUALITÉ DE L’EAU PAR LES INDIGÈNES À TANGARÁ DA SERRA

A percepção do sujeito está atrelada à sua constituição identitária, que é tecida ao longo da vida e envolve todas as dimensões do ser, e nas comunidades indígenas faz parte de múltiplas dimensões. A água é o solvente universal fundamental para a existência de toda forma de vida e sua qualidade e quantidade são comumente objeto de discussões sobre problemas da sociedade moderna. Mas essas discussões dão pouca ou nenhuma ênfase à qualidade da água utilizada nas comunidades tradicionais e indígenas. A reflexão ocorre no contexto da percepção da qualidade da água no uso cotidiano pelo grupo indígena Haliti na Terra Indígena Rio Formoso, em Tangará da Serra/MT. A pesquisa foi realizada por observação direta e aplicação de formulários em quatro aldeias. Constatou-se que a qualidade da água é percebida a partir da aparência visual (cor), olfativa (odor) e palatável (gosto) e que desconsideram métodos artificiais de tratamento de água.

Abastecimento público; Desinfecção; Haliti-Paresi; Índios; Potabilidade


Universidade Federal da Bahia - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Centro de Recursos Humanos Estrada de São Lázaro, 197 - Federação, 40.210-730 Salvador, Bahia Brasil, Tel.: (55 71) 3283-5857, Fax: (55 71) 3283-5851 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revcrh@ufba.br