1 - A criança faz contato visual com cuidador? |
Fixa o olhar no rosto |
Fixa o olhar por pouco tempo. Acompanha movimentos em até 90 graus |
Mantém o olhar Fixa o olhar
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Segue o objeto/cuidador em movimento além da linha média, considera a mão do examinador segurando o objeto, atenção focada Mantém atenção, segue objetos/cuidador em movimento além da linha média
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Fixa o olhar. Prefere os pais. Olha para quem está falando |
Fixa o olhar. Prefere os pais. Olha para quem está falando |
Fixa o olhar. Prefere os pais. Olha para quem está falando |
2- As ações da criança são propositais? |
Move a cabeça para o lado, dominado/a por reflexos primitivos |
Alcança (com alguma falta de coordenação) Sim, com alguma descoordenação
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Alcança Sim
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Movimentos simétricos, consegue agarrar passivamente um objeto dado |
Sim, com movimentos suaves coordenados |
Alcança e manipula objetos, tenta mudar de posição, se móvel pode tentar levantar-se Alcança e manipula objetos. Tenta mudar de posição. Se mexe para tentar se levantar
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Alcança e manipula objetos. Tenta mudar de posição. Se mexe para tentar se levantar e andar Alcança e manipula objetos, tenta mudar de posição, se móvel pode tentar levantar-se e andar
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3- A criança está consciente do que a cerca? |
Calmo enquanto está acordado |
Alerta enquanto está acordado/a Vira-se para a voz do/da principal cuidador/a Pode virar-se ao sentir o cheiro do/da principal cuidador/a Acordado e alerta. Vira-se em direção a voz e ao sentir o cheiro do principal cuidador/a
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Aumento de alerta enquanto acordado/a Vira-se para a voz do/da principal cuidador/a Pode virar-se ao sentir o cheiro do/da principal cuidador/a Permanece mais tempo em alerta. Vira-se em direção a voz e ao sentir o cheiro do principal cuidador/a
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Sorrir ou feições positivas em resposta ao balançar a cabeça, franze o rosto e faz careta |
Prefere fortemente a mãe a outros familiares. Diferencia objetos novos à objetos familiares |
Prefere cuidadores diretos aos demais. Chateia-se ao ser separado do principal cuidador. É confortado por objetos familiares como um cobertor ou pelúcia favorito |
Prefere cuidadores diretos aos demais. Chateia-se ao ser separado do principal cuidador. É confortado por objetos familiares como um cobertor ou pelúcia favorito |
4- A criança comunica necessidades e desejos? |
Chora quando sente fome ou desconforto Chora quando sente fome ou quando está desconfortável
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Chora quando sente fome ou quando está desconfortável |
Chora quando sente fome ou quando está desconfortável |
Chora quando sente fome ou quando está desconfortável |
Vocaliza/indica suas necessidades, ex: fome, desconforto, curiosidade ao seu redor ou objetos |
Usa palavras soltas ou sinais |
Fala frases com 3 a 4 palavras ou sinais. Pode indicar necessidades fisiológicas, usa “eu” ou “mim” |
5- A criança está agitada ou inquieta? |
Nenhum estado de alerta de forma sustentada |
Não se mantém calmo de forma sustentada |
Não se mantém calmo de forma sustentada |
Não se mantém calmo de forma sustentada |
Não se mantém calmo de forma sustentada |
Não se mantém calmo de forma sustentada |
Não se mantém calmo de forma sustentada |
6- A criança está inconsolável? |
Não é acalmado/a pelos pais ao balançar no colo, cantar, alimentar, ações reconfortantes Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar no colo, cantar, ser alimentado
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Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar, cantar, ser alimentado Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar no colo, cantar, ser alimentado
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Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar, cantar, ser alimentado Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar no colo, cantar, ser alimentado
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Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar, cantar, ser alimentado Não é acalmado pelos pais com ações reconfortantes como: balançar no colo, cantar, ser alimentado
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Não é acalmado por métodos habituais, como: cantando, segurando no colo ou falando |
Não é acalmado por métodos habituais, como: cantando, segurando no colo, falando e lendo |
Não é acalmado por métodos habituais, como: cantando, segurando no colo, falando e lendo (pode fazer birra, mas consegue organizar-se) |
7- A criança está hipoativa? Muito pouco movimento durante a vigília? |
Pouca ou nenhuma flexão, estado de relaxamento com reflexos primitivos |
Pouca ou nenhuma tentativa de alcançar, chutar, agarrar (ainda um pouco descoordenado) |
Pouca ou nenhuma tentativa de alcançar, chutar, agarrar (mais coordenado) |
Pouca ou nenhuma tentativa proposital de agarrar, controle de movimentos da cabeça e dos braços, como empurrar coisas que perturbam para longe Pouco ou nenhum controle de cabeça e dos braços como empurrar coisas que a incomodam
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Pouca ou nenhuma ação de alcançar, agarrar, mover-se pela cama e empurrar |
Pouco ou nenhum esforço para brincar, sentar, levantar, engatinhar ou andar |
Pouco ou nenhum esforço para brincar, sentar, se movimentar, ficar de pé, andar ou pular |
8- A criança leva muito tempo para responder às interações? |
Não emite sons ou reflexos ativos como se espera (agarrar, chupar, Moro) Não emite sons ou reflexos ativos como se espera (preensão, sucção, Moro)
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Não emite sons ou reflexos ativos como se espera (agarrar, chupar, Moro) Não emite sons ou reflexos ativos como se espera (preensão, sucção, Moro)
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Não chuta ou chora com estímulos perturbadores Não chuta ou chora com estímulos desconfortáveis)
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Não responde, não sorrir e não fixa o olhar em resposta a interações |
Não balbucia ou sorrir/gargalhar em interações sociais (ou rejeita a interação) |
Não obedece a comandos simples. Se verbal, não inicia diálogos simples com palavras ou jargões |
Não obedece a comandos de 2 passos. Se verbal, não inicia diálogos mais complexos |