Open-access Associação entre concentração de cortisol capilar e sintomas de estresse agudo em familiares de pacientes graves: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:  Este estudo pretendeu investigar se existe uma associação entre concentrações de cortisol capilar e sintomas de estresse agudo em familiares de pacientes graves.

Métodos:  Trata-se de estudo transversal realizado em uma unidade de terapia intensiva de adultos de um hospital terciário em Porto Alegre (RS), de agosto de 2021 a fevereiro de 2022. Os familiares de pacientes internados em uma unidade de terapia intensiva por mais de 10 dias foram abordados para inscrição. Coletamos dados sociodemográficos e avaliamos a resiliência, a religiosidade e os sintomas de estresse agudo entre os familiares. Coletaram-se amostras de cabelo dos familiares logo após a entrevista para medir a concentração de cortisol capilar.

Resultados:  O estudo incluiu 110 familiares. Foram identificados sintomas de estresse agudo em 88 (80,0%) familiares. A mediana da concentração de cortisol capilar foi de 2,37pg/mg (1,16 - 5,06pg/mg). Não houve diferença significativa na concentração de cortisol capilar entre os familiares com e sem sintomas de estresse agudo (p = 0,419). De acordo com a análise multivariada, apenas o fato de o paciente estar alerta no momento da entrevista do familiar foi significativamente associado à prevalência de sintomas de estresse agudo no familiar.

Conclusão:  Não encontramos uma associação entre a concentração de cortisol capilar dos familiares em segmentos de cabelo nos meses anteriores à admissão na unidade de terapia intensiva e a ocorrência de sintomas de estresse agudo.

Descritores:
Hidrocortisona; Resiliência psicológica; Estado terminal; Família; Cabelo; Prevalência; Unidades de terapia intensiva

location_on
Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB Rua Arminda, 93 - 7º andar - Vila Olímpia, CEP: 04545-100, Tel.: +55 (11) 5089-2642 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ccs@amib.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro