Open-access Qual é a cara do respeito? Práticas de gestão da diversidade na experiência de uma paciente travesti no sistema público de saúde

¿Cuál es la cara del respeto? Prácticas de gestión de la diversidad en la experiencia de una paciente travesti en el sistema de salud público

Resumo

O objetivo deste caso de ensino é evidenciar a necessidade de as organizações terem práticas concretas, intersetoriais e formalizadas na área de gestão da diversidade e inclusão, a fim de haver um tratamento digno a todos os públicos de relacionamento, em particular clientes. Com base em dados obtidos em observações e entrevistas, o caso relata a experiência de uma paciente travesti ao acessar uma unidade hospitalar pública e os desdobramentos ocorridos pela falta de preparo dos profissionais para lidar com questões de diversidade. Desse modo, alguns dilemas de gestão podem ser abordados com a aplicação do caso, estando os principais ligados a como tornar as práticas mais inclusivas e como lidar com a transfobia ou a violência de parte dos profissionais de saúde. O caso se aplica, sobretudo, à área de gestão de pessoas, mas também é possível ser aplicado em disciplinas da área de gestão em saúde e gestão pública, por retratar uma situação ocorrida no Sistema Único de Saúde. Por consequência, o caso evidencia que os esforços para tornar as organizações mais inclusivas devem ser interdisciplinares. As escolas de negócios demandam cada vez mais instrumentos para o ensino de práticas de gestão inclusivas. Embora o caso esteja centrado num marcador social da diversidade - a identidade de gênero -, as reflexões podem inspirar práticas de gestão para outros públicos socialmente construídos como diversos.

Palavras-chave:
Gestão da diversidade; Gestão em saúde; Travestis; Transgeneridades; Caso de ensino

location_on
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro