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Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses

Resumo

Este estudo consiste em analisar a influência do comportamento sustentável e inovador na intenção empreendedora dos estudantes universitários brasileiros e portugueses. Busca-se desenvolver um modelo embasado na teoria do comportamento planejado para a intenção empreendedora, na teoria da adaptação-inovação para o comportamento inovador e na dimensão sustentável. Esta pesquisa é desenvolvida mediante uma survey exploratória com universitários da Universidade Federal do Ceará (Brasil) e da Universidade do Algarve (Portugal). Para a análise dos dados, utilizam-se técnicas de análise multivariada, como a análise fatorial, a regressão logística e as árvores de classificação e regressão (CART). Os resultados confirmam: (i) há uma relação positiva entre a intenção empreendedora dos estudantes universitários e a existência de negócios próprios dos pais; (ii) não há uma relação positiva entre a experiência profissional dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; (iii) há uma relação positiva entre o comportamento inovador dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; e (iv) há uma relação positiva entre o comportamento sustentável dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora. De modo geral, os resultados contribuem para suplantar a lacuna da literatura empírica que alinha fenômenos como o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, e isto confere um caráter inovador para este estudo, o que possibilita recomendações para pesquisas futuras.

Palavras-chave:
Comportamento Sustentável; Comportamento Inovador; Intenção Empreendedora.

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