Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas de carreira de jovens do ensino médio de escolas públicas: transgressão ou reprodução das condições sociais?

Perspectivas de carrera para los jóvenes de la escuela secundaria pública en Brasil: ¿transgresión o reproducción de las condiciones sociales?

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as perspectivas de carreiras dos jovens do ensino médio público de uma cidade do interior de São Paulo, no que tange aos aspectos sociais, familiares, educacionais e culturais. Para tanto, discutiu-se a carreira a partir de duas perspectivas: o sucesso e as indecisões inerentes a ela. Uma contribuição do artigo foi trazer para a discussão de carreira a teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu, que discute os limites do sistema educacional para a contribuição na carreira dos indivíduos. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com 3.287 alunos do ensino médio de escolas públicas em uma cidade no interior do Estado de São Paulo. Após a coleta, os dados foram analisados a partir da Análise Fatorial Exploratória e da Análise de Agrupamentos. Foram encontrados seis agrupamentos de jovens do ensino médio das escolas públicas pesquisadas. Em termos de resultados, as diferenças que permitiram a constatação desses grupos foram mais vinculadas às reproduções familiares e das classes sociais do que necessariamente ao papel exercido pela escola.

Palavras-chave:
Bourdieu; Carreira; Classe social; Jovens

Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br