Resumo
A abordagem do Ecossistema Empreendedor [EE] tornou-se uma tendência entre praticantes e formadores de políticas públicas, mas sem o necessário aprofundamento teórico. A abordagem relacional dos EE, por sua vez, é uma forma de se compreender os EE por meio de sua rede de relações. Assim, este estudo teve como objetivo analisar como os empreendedores utilizam as redes para o desenvolvimento de seus negócios, e por conseguinte, qual é o papel das redes na formação e consolidação do EE local. A pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando-se estudo de caso comparado entre empreendedores e programas de fomento ao empreendedorismo. Foram utilizadas análise de conteúdo e também análise de redes sociais em formato exploratório. Os resultados demonstraram que as redes identitárias e as redes calculativas, formadas após a interação com atores relevantes do EE são importantes para o desenvolvimento das empresas e também do ecossistema. Duas contribuições são apontadas: (i) a demonstração de como brokers podem não realizar efetivamente brokering, como no acesso a investimentos pelas empresas estudadas e (ii) a presença de atores particulares das redes identitárias no momento de desenvolvimento de redes calculativas, como familiares e amigos, fato que pode impactar o pleno desenvolvimento das empresas e caracterizar-se como um aspecto específico de EE em economias emergentes. Contribuições práticas aos formuladores de políticas públicas também são debatidas.
Palavras-chave:
Ecossistema empreendedor local; Teoria de redes; Economia emergente; Orquestração
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Notes: Dados primários da pesquisa. ASS = Assessor; SCH = Bolsista; MKT = Contato Externo/de Mercado; CTR = Contratado/Empresa Contratada; PATF = Empresa Parceira; REL = Familiar; MET = Mentor; PRG = Programa; OWN = Sócio.Fonte: Elaborada pelos autores.