Schmitt (1999SCHMITT, B. Experiential Marketing. Journal of Marketing Management, v. 15, p. 53-67, Feb. 1999., p. 57) |
Concentra-se nas experiências dos clientes. As experiências ocorrem como resultado de um encontro, passar por algo ou vivenciar coisas. Experiências fornecem valores sensoriais, emocionais, cognitivos, comportamentais e relacionais que substituem os valores funcionais. |
Schmitt (2002SCHMITT, B. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2002., 2006) |
É uma abordagem do marketing que tem o objetivo de criar diferentes tipos de experiências para os clientes. O enfoque do marketing de experiência é a experiência do consumidor, que resulta do encontro e da vivência de situações, onde estímulos são criados para os sentidos, sentimentos e mente, substituindo os valores funcionais. |
Palmeira, Semprebom, Ferrari et al. (2009PALMEIRA, M. et al. Experiential Marketing in Bookstores an Analyses of Business Strategy and Customer Experience. In: ENCONTRO DA ANPAD, 33., 2009. São Paulo. Anais...São Paulo: ANPAD, 2009.) |
Concentra-se nas experiências dos clientes e este indivíduo torna-se emocionalmente envolvido com o objeto da experiência. |
Schmitt (2010SCHMITT, B. Experience Marketing: Concepts, Frameworks and Consumer Insights. Foundations and TrendsR in Marketing, v. 5, n. 2, p. 55-112, 2010., p. 63) |
“Qualquer forma de atividade de marketing focada no cliente que cria uma conexão com os clientes. Com base nesta visão ampla, as experiências podem ser estimuladas nos produtos, embalagens, comunicações, interações na loja, relações de vendas, eventos, e assim por diante. Podem ocorrer como resultado de atividades on-line ou off-line.” |
Farias (2010FARIAS, S. Store Atmospherics and Experiential Marketing: a conceptual framework and research propositions for an extraordinary customer experience. In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 4., Florianópolis, 2010. Anais...Florianopólis: ANPAD, 2010., p. 7) |
“Aquisição de bens ou serviços após o consumidor ter experimentado atividades e percebido estímulos.” |
Schmitt e Zarantonello (2013SCHMITT, B.; ZARANTONELLO, L. Consumer Experience and Experiential Marketing: a critical review. Review of Marketing Research, v. 10, p. 25-61, 2013.) |
O valor também está no sistema hedônico e experiencial, e na experiência de consumo. |
Sargi e Mattos (2015SARGI, L; MATTOS, A. O marketing de experiência e a sua importância no cenário mercadológico atual. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 17., 2015, Campo Grande, MS. Anais...Campo Grande: Intercom, 2015. p. 1-10.) |
Proporcionar aos consumidores experiências através dos sentidos e das emoções. |
Roesler e Moliani (2016ROESLER, G.; MOLIANI, J. O uso da loja conceito e do marketing de experiência no setor de bebidas: um estudo de caso do Bar da Brahma. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016. São Paulo. Anais...São Paulo: Intercom, 2016.) |
Um novo método de marketing, que busca atingir o consumidor de forma mais emocional por meio de experiências induzidas. |
Franco, Moia, Silva et al. (2017FRANCO, N. et al. A Importância do Marketing de Experiência no Fluxo Logístico de um Parque Temático. Estudo de Caso: Walt Disney. South American Development Journal Society, v. 5, n. 2., p. 149-161, July2017., p. 156) |
“o uso das experiências [...] deve fazer parte das estratégias do marketing, envolvendo principalmente fatores neurobiológicos e psicológicos”. |
Stefanini, Alves e Marques (2018STEFANINI, C. J.; ALVES, C. A.; MARQUES, R. B. Vamos Almoçar? Um Estudo da Relação Hospitalidade, Qualidade em Serviços e Marketing de Experiência na Satisfação dos Clientes de Restaurantes. Revista Brasileira de Pesquisa e Turismo, v. 12, n. 1, p. 57-79, Jan./Apr. 2018., p. 64) |
“marketing de experiência envolve diversos aspectos e não se limita a uma única dimensão [...]”. |
Yamamoto, Cordova e Mazzei, (2018YAMAMOTO, P.; CORDOVA, M.; MAZZEI, L. Descrição de um Caso Envolvendo Marketing de Experiência através de Patrocínio Esportivo no Segmento B2b. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v.7, n. 1, p. 64-78, Jan/Apr. 2018., p.66) |
“proporcionar experiências onde os indivíduos são estimulados a terem algum tipo de estímulo emocional”. |
Cerqueira, Lopes e Silva (2019CERQUEIRA, A.; LOPES, E.; SILVA, J. No Backstage do Marketing da Experiência: A Ótica dos Gestores na Aplicação de Estratégias de Branding por Meio de Ações de Patrocínio e Desenvolvimento de Projetos e Eventos. Future Studies Research Journal, v. 11, n. 1, p. 25-47, Jan./Apr.2019., p. 26) |
“as percepções, sentimentos e pensamentos que os consumidores têm quando encontram os produtos e as marcas e se engajam em atividades de consumo - bem como a memória de tais experiências”. |