Cadernos EBAPE.BR, Volume: 8, Issue: 3, Published: 2010
  • Editorial Editorial

  • Articulações em rede e acontecimentos no território: subsídios teóricos para a formação de políticas públicas para o desenvolvimento Artigos

    Goulart, Sueli; Vieira, Marcelo Milano Falcao; Costa, Camila Furlan da; Knopp, Glauco da Costa

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, abordamos construtos, conceitos e categorias da geografia, à busca de elementos para a formação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento. As razões que nos impelem a essa aproximação se relacionam ao contexto geopolítico contemporâneo e à banalização de conceitos como território, por exemplo, usado como mero designativo de um espaço qualquer, sobre o qual se aplicam metodologias, muitas vezes, vinculadas a políticas públicas inspiradas em modelos exógenos. Concluímos que a aproximação à concepção de território indica a necessidade de assumir o caráter relacional das articulações que ocorrem em espaços sociopolíticos construídos por atores sociais e governamentais. Essa necessidade é tanto mais relevante quanto mais se observam iniciativas que vêm sendo encaminhadas no plano federal, no sentido de recuperar a capacidade de planejamento e promoção do desenvolvimento, mediante a formação e a articulação de políticas públicas de âmbito nacional, regional e local.

    Abstract in English:

    In this essay we use constructs, concepts and categories from geography in order to search for elements that could help in the formation of public policies oriented for development. The reasons that lead us to attempt such an approximation are related to the contemporary geopolitical context and the simplification in the use of the concept of territory, for example, as a simple indicator of a space, over which one can apply methodologies, much of the time inspired by exogenous models of public policy. We conclude that the approximation to the concept of territory implies taking for granted the relational character of the articulations that occur in socio-political spaces built by social and governmental actors. Such a need becomes more relevant as one can observe the governmental initiatives that have been implemented at the federal level, which attempt to recuperate the ability to plan and promote development from the formation and articulation of national, regional and local public policies.
  • O Sistema Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil e o Plano Nacional: um exemplo de política pública aplicada Artigos

    Veras, Thaísa

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo principal tratar de uma política pública aplicada, qual seja, o Sistema Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. Para tanto, inicialmente, é apresentada uma breve definição dos termos, com o intuito de esclarecer a forma como foram interpretados e utilizados no texto. Além disso, é definido o significado de políticas públicas, para que se tenha maior clareza sobre como estas podem auxiliar no entendimento do tema. Por fim, são apresentados os impactos sociais do Sistema Nacional e feito um breve relato sobre o Plano Nacional.

    Abstract in English:

    The main objective of this article is to deal with public policy, which is the National System to Combat Sexual Exploitation of Children and Adolescents. To this end, initially, some terms are briefly defined in order to elucidate the way that the policy is interpreted and used throughout the text. Furthermore, it defines the meaning of public policy in order to understand how it can help in the understanding of the theme. At the end, the National System's social impacts are shown and there is a short report about the how the National Plan is draw up.
  • Os conselhos gestores municipais como instrumentos da democracia deliberativa no Brasil Artigos

    Silva e Oliveira, Virgílio Cézar da; Pereira, José Roberto; Oliveira, Vânia A. R. de

    Abstract in Portuguese:

    A gestão colegiada de políticas públicas exige novas relações, democráticas e dialógicas, entre sociedade e Estado. Requer, ainda, a construção de estruturas institucionais capazes de sustentá-la e o fortalecimento de espaços públicos não estatais. Em limites municipais, os conselhos gestores são agentes-chave desses processos. Com base em tais considerações, serão discutidas, neste ensaio, algumas premissas para que eles sejam, de fato, alicerces da democracia deliberativa - entendendo-a como método para formação de decisões coletivas por meio do diálogo entre indivíduos politicamente iguais. De modo a organizar a argumentação, as condições de efetividade foram distribuídas em três categorias. Na primeira estão concentrados elementos associados à organização formal dos conselhos. Na seguinte, aspectos referentes ao seu processo deliberativo. Pontos vinculados à conexão dos conselhos com segmentos sociais e poderes instituídos integram a última categoria.

    Abstract in English:

    The collective management of public policies requires new relationships, both democratic and dialogical, between society and the State. It also requires the construction of institutional structures that are capable of sustaining it and of strengthening non-state public spaces. In municipal boundaries, the management councils are important players in these processes. From these considerations, this essay discusses some assumptions so that they are, in fact, foundations of deliberative democracy - understood as a method for formation of collective decisions by means of dialogue between politically equal individuals. In order to organize the argument, the conditions of effectiveness were divided into three categories. The first concentrates on elements related to the formal organization of councils. The following discusses aspects relating to their deliberative process. Issues concerning the connection of councils with social groups and local powers lie within the latter category.
  • Conselhos municipais: participação, efetividade e institucionalização - a influência do contexto político na dinâmica dos conselhos − os casos de Porto Alegre e Salvador Artigos

    Fernandes, Antonio Sergio Araújo

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo são abordadas três categorias de análise que vêm sendo desenvolvidas pela literatura sobre conselhos municipais no Brasil, quais sejam: a natureza da participação dos conselheiros, a efetividade dos conselhos e o desenho institucional. Nele, desenvolve-se a hipótese da influência do contexto político local na formação e trajetória dos conselhos. Desse modo, a forma como se desenvolveu o contexto político em Porto Alegre e Salvador influenciou a formação dos dois conselhos em termos de participação, efetividade e institucionalização. Na pesquisa, tem-se um estudo comparado dos conselhos municipais de saúde nas cidades de Salvador e Porto Alegre entre os anos 2005 e 2007, com o objetivo de mostrar que a diferença na dinâmica de funcionamento e organização dos conselhos foi influenciada por contextos políticos distintos do poder municipal experimentados nas duas cidades entre os anos 90 e a primeira metade da primeira década do século XXI.
  • A categoria dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil: a (des) construção da identidade profissional Artigos

    Bianco, Mônica de Fátima; Colbari, Antonia de Lourdes; Silva Neto, Augusto Oliveira da

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo busca revelar o processo de desenvolvimento da categoria dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil (AFRFBs), a partir das mudanças no contexto social e profissional, e a forma como essas mutações concorreram para a construção de uma identidade profissional própria desses servidores. O que se pretende é entender como o contexto político-econômico vem alterando as percepções que esses profissionais têm de si próprios e como as reformas transformaram o modo de exercerem suas funções. A pesquisa, que se dá a partir de uma proposta de transação "quanti-quali", permitiu explorar, na trilha teórica de Dubar, aspectos relevantes do contínuo processo de construção das identidades profissionais ou de perfis identitários desses servidores. Os conhecimentos sobre o trabalho e as formas de identificação profissional na categoria dos auditores fiscais da Receita Federal do Brasil podem contribuir para a reflexão sobre relações de trabalho e processos de gestão pública no Brasil.

    Abstract in English:

    The article aims to reveal the process of career development of tax auditors of the Brazilian Inland Revenue (auditores fiscais da Receita Federal do Brasil), from changes in the social and professional context and how these changes have contributed to the construction of a professional identity of these servers. The aim is to understand how the political-economic context is changing the perceptions that these professionals have of themselves and how the reforms transformed the way in which the tax auditors carry out their functions. The research resulting from a quantitative-qualitative transaction proposal made it possible to explore, in accordance with the theory of Claude Dubar, relevant aspects in the continuous process of construction of professional identities. Knowledge of the work and forms of identification of tax auditors at the Brazilian Inland Revenue may contribute to reflections on work relationships and processes of public management in Brazil.
  • Privatização e mudanças organizacionais: um estudo de caso sobre transformação cultural e comportamental Artigos

    Ferreira, Érica Chulvis do Val; Fandiño, Antônio Martinez; Segre, Lídia; Nascimento, Rejane Prevot

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo identificar os impactos que mudanças organizacionais oriundas de programa de privatização causam na cultura das empresas e no comportamento dos funcionários. A pesquisa foi realizada em uma empresa do setor de energia privatizada em 1997, com base no método de estudo de caso. A estrutura do estudo de caso consistiu, num primeiro momento, em entrevistas realizadas no nível gerencial, a fim de entender as características e percepções das mudanças empreendidas com a privatização. Posteriormente, foram utilizados questionários fechados para o nível operacional, com o intuito de verificar e estratificar os resultados identificados na primeira etapa. O estudo revelou que as mudanças estratégico-estruturais, culturais e as verificadas nas percepções dos relacionamentos intraorganizacionais foram as que mais impactaram o comportamento dos funcionários. Concluiu-se que as mudanças organizacionais despertaram tanto resistências quanto reações positivas, dependendo da posição hierárquica na organização e da influência de variáveis como: ambiente externo, cultura organizacional, multiculturalismo organizacional, tempo de trabalho na empresa, nacionalidade do empregado e acesso à informação. Este estudo fornece subsídios para uma maior compreensão sobre os impactos dos processos de privatização nas organizações brasileiras, propiciando informações para o gerenciamento de transições corporativas, sejam públicas e/ou privadas.

    Abstract in English:

    This article aims to identify what impacts organizational changes derived from privatization programs cause in the culture of companies and workers' behavior. The research was done in an energy company that was privatized in 1997 and was based on the case study method. The first step in the case study was interviews with managers in order to understand the characteristics and perceptions of the changes that were made following privatization. Closed question questionnaires for the operational level were then applied to verify and stratify the results identified in the first analysis. The study pointed out that the greatest impact on employee behavior had to do with strategic-structural changes, as well as those of a cultural nature and the perceptions of intra-organizational relationships The conclusion drawn from this study is that organizational changes gave rise not only to change-resistant behavior but also to positive reactions depending on hierarchy position in the organization due to the influence of factors such as: external environment, organizational culture, organizational multiculturalism, seniority, nationality and access to information. This work helps to enhance comprehension of the impacts of privatization processes on Brazilian organizations, providing information for the corporate transition management, whether public or private.
  • A inovação no Pólo Joalheiro de Belém: uma análise a partir do mecanismo de imersão estrutural Artigos

    Castro, Renato Brito de; Baldi, Mariana

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo consiste em um estudo de caso no Polo Joalheiro de Belém, cuja problemática está em compreender como a rede social influencia no processo de inovação do setor. O objetivo central está em analisar como as redes interorganizacionais impactaram/impactam no potencial de inovação, criando tanto limites, como oportunidades para o desenvolvimento das organizações. Dados primários e secundários foram utilizados, possibilitando a visualização da dinâmica da rede nos períodos de transformação dos principais atores envolvidos no processo, bem como a análise da trajetória histórica do setor, desde o início da extração mineral no município de Itaituba (PA) até os dias de hoje. Ao longo da trajetória, verificou-se uma mudança na qualidade das relações sociais que acabou alterando o fluxo de informações, gerando confiança e promovendo o associativismo entre os diversos elos da cadeia produtiva. Essa interação potencializou o processo de inovação, propiciando um salto qualitativo e quantitativo na competitividade das organizações. Concluiu-se que os aspectos relacionados à posição, à arquitetura e à qualidade dos laços em uma rede social ampla influenciaram/influenciam no processo de inovação e consequente trajetória do setor joalheiro.

    Abstract in English:

    This work is a case based on Jewelry Pole of Belém, whose main issue is to understand how the social network influences innovation processes in this area. The main objective is to analyze how interorganizational networks impacted/impact the potential for innovation, creating both limits and opportunities for the companies' development. The adopted method analyzed the historical jewelry industry's trajectory since the beginning of mineral extraction in the city of Itaituba until the present day. Primary and secondary data were used to allow a view of the dynamics of the network during transformation periods of the main actors involved in the process. During the jewelry industry's trajectory a change in the quality of social relations was identified, modifying the information flow, trust and associations of various links in the production chain. Both direct and indirect ties facilitated the access to remote networks entering new information concerning new products, processes and market aspects. Thus, it is understood how aspects related to the position, architecture and quality of ties in a wide social network influencing the innovation process and eventual jewelry industry trajectory.
  • O ponto de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário feminino no Brasil Artigos

    Sá, Ricardo Rocha Leal Gomes de; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo procura identificar como os pontos de vendas de produtos de luxo da moda de vestuário e acessórios estão configurados no Brasil. Com esse objetivo, aborda aspectos como a apresentação externa das lojas, o seu ambiente interno, o atendimento, as práticas de vendas e de manutenção dos clientes, o crédito, as embalagens e pacotes, além dos serviços adicionais. O estudo está fundamentado em pesquisa exploratória com técnicas qualitativas de coleta e análise de dados. Foram entrevistados executivos e gerentes de lojas das empresas que detêm as marcas Fit, Andréa Saletto, Permanente e Marina Rinaldi, instaladas na cidade de São Paulo. Constatou-se que o ponto de vendas é um recurso essencial para esse negócio e que o relacionamento pessoal vendedor/cliente é indispensável para as vendas, associado a um conjunto de ações de encantamento que envolvem as vitrines e o ambiente interno. Foi igualmente observado que a hospitalidade resulta da integração entre atividades e recursos internos e, também, que 70% a 80% das vendas são parceladas no cartão de crédito. Além disso, verificou-se que as vendas são concluídas com a sofisticação das embalagens, pacotes e sacolas, além de serviços de ajuste das peças, que se estendem à casa das clientes. Cabe acrescentar que questões relevantes foram suscitadas, como o que seria uma vantagem competitiva entre essas marcas e se as pessoas efetivamente ricas compram à prestação.

    Abstract in English:

    This article aims to identify how the point of sales of luxury fashion clothing and accessories is set in Brazil, including aspects such as the external presentation of the store, internal environment, service, customer sales and maintenance practices, credit, packaging and additional services. It is based on exploratory research with qualitative techniques for data collection and analysis. Executives and managers of companies that own stores of the Fit, Andréa Saletto, Permanente and Marina Rinaldi brands, all located in São Paulo, were interviewed. It was found that the point of sales is an essential resource for this business, the salesperson-client relationship is essential for sales, together with a set of actions to charm customers involving the store window and the internal environment. Hospitality is used to integrat other activities and internal resources, 70% to 80% of sales are credit card payments, the sales are completed with the sophistication of packaging and knapsacks, and services that extend to the customer's home. Relevant issues were raised as to what would be a competitive advantage among these brands and if rich people actually pay for their purchases in monthly installments.
  • O monge, o executivo e o estudante ludibriado: uma análise empírica sobre leitura eficaz entre alunos de administração Artigos

    Carvalho, José Luis Felicio; Carvalho, Frederico Antonio A; Bezerra, Carol

    Abstract in Portuguese:

    Os cursos de graduação em administração reúnem o maior contingente de estudantes universitários em todo o sistema superior de ensino no Brasil. Por outro lado, desde o surgimento das primeiras escolas, o processo de formação dos futuros gestores e gerentes brasileiros vem sendo alvo de críticas contundentes, mesmo por parte de acadêmicos da área. Essas críticas se referem não somente à mercantilização do ensino superior em administração, como também às consequências, para praticantes e estudantes, da emergência do fenômeno pop em gestão. A desordem perscrutada nesta pesquisa relaciona-se à dificuldade apresentada por alunos de administração quanto à distinção entre livros populares de gestão, livros esotéricos e livros de autoajuda, bem como ao debate sobre as consequências advindas de uma incapacidade de se estabelecer uma clara distinção entre esses três gêneros literários. Ao analisar os resultados de uma pesquisa de campo conduzida em uma universidade pública situada na cidade do Rio de Janeiro - cujos dados foram coletados por meio de questionários e submetidos a tratamento estatístico não-paramétrico - , foi possível destacar as relações entre os três tipos de literatura, no que se refere à percepção dos alunos. Os resultados, que servem como alerta para aqueles que se preocupam com o ensino e com a disseminação do conhecimento em administração no Brasil, indicam que os futuros administradores não parecem distinguir se estão lendo livros de autoajuda, esotéricos ou de pop-management.

    Abstract in English:

    In Brazil, enrollment in Business programs is higher than in any other university program. At the same time, ever since the first schools appeared, prospective manager s' education has received sharp criticism even from academics. These criticisms refer both to the allegedly excessive commercialization of educational praxis, and to likely impacts - on students and on practitioners - from so-called pop management culture that appears to have been emerging for some time now. The particular issue to be investigated here is related to how difficult it might be for Business undergraduates to distinguish between excerpts of books on esoteric themes, self-help or texts popularizing managerial subjects. The consequences of these difficulties are also discussed. Data have been collected from a survey applied to a convenience sample of undergraduate students in a public university in Rio de Janeiro, Brazil. Both the nature and size of the sample indicate that nonparametric statistics should be preferred when analyzing empirical figures. Findings have shown that respondents have mostly not been able to distinguish between the three genres in the short texts they have read. These results should serve as an additional warning to anyone involved in Business education in Brazil.
  • Perspectivas do uso de diários nas pesquisas em organizações Artigos

    Zaccarelli, Laura Menegon; Godoy, Arilda Schmidt

    Abstract in Portuguese:

    O método dos diários tem sido utilizado em algumas áreas do conhecimento, sendo pouco comum na área de Administração. O objetivo neste ensaio teórico é entender e analisar em profundidade em que consistem os estudos com diários, assim como discutir as perspectivas do uso desse método em pesquisas envolvendo temas relativos às organizações. Os diários assumem diversas formas: levantamentos de dados pré-estabelecidos, experimentos, pesquisas qualitativas e etnográficas, espontâneos ou feitos por solicitação. Entre as suas vantagens está a possibilidade de investigação de processos afetivos, cognitivos e sociais em detalhe e no decorrer do tempo. Uma dificuldade do uso está em encontrar e manter relatores por períodos prolongados. Dessa perspectiva pode-se tratar de temas do campo da Administração das áreas direcionadas à gestão de pessoas, relações de trabalho, comportamento organizacional, gestão das organizações e marketing, com enfoque multidisciplinar, em fronteira com outros campos do conhecimento.

    Abstract in English:

    Although the use of diaries as a research method has been a useful instrument in some social sciences, it has rarely been used in Management Sciences. The objective of this theoretical paper is not only to understand and analyze in depth the diary as a research method, but also to highlight the perspectives of using diaries in organizational research. Diaries take many different forms: in surveys, experiments, in qualitative and ethnographic research, and can be solicited or spontaneous. One of the advantages of this method is the possibility of investigating affective, cognitive and social process in detail and over time. One of the drawbacks is to find diarists and to maintain their motivation over a long period of time. The themes in the field of Management which can be studied using diaries are associated with human resource management, workplace relations, organizational behavior, organizational management and marketing, within a multidisciplinary approach.
  • Capital espiritual e as relações econômicas: empreendedorismo em organizações religiosas Artigos

    Serafim, Mauricio C; Andion, Carolina

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo busca evidenciar como as organizações religiosas podem ser geradoras de capital social, na medida em que estabelecem relações sociais que beneficiam a ação de seus membros-empreendedores. Neste sentido, a participação nesses espaços pode ser interpretada como uma nova fonte de capital social ou, mais especificamente, de capital espiritual. A hipótese central é de que importantes recursos geradores de capital social (COLEMAN, 1988) - tais como obrigações e expectativas, canais de informação, normas ou sanções, fortalecimento de laços sociais e organização social -podem ser acionados pela prática religiosa. Para explorar essa hipótese, a estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso qualitativo e comparativo de duas organizações religiosas brasileiras: uma evangélica (Igreja Renascer em Cristo) e outra católica (Movimento dos Focolares). Os dados foram coletados por meio de observação, entrevistas e pesquisa documental. Constatamos que, de modo geral, as estruturas religiosas das organizações investigadas formam um tipo especial de capital social, denominado capital espiritual (porque de origem religiosa) - por meio de "fechamento" de redes sociais, organização social apropriada, obrigações e normas, canais de informações, estruturas de plausibilidade e redes religiosas de ajuda mútua. Evidenciamos características específicas do capital espiritual que não são suficientemente abordadas pelas teorias do capital social, como a formulada por Coleman. Por fim, identificamos diferenças e semelhanças de formação de capital espiritual nas organizações religiosas investigadas, tendo como foco o comportamento do empreendedor-membro.

    Abstract in English:

    This article aims to show how religious organizations can generate social capital, to the extent of establishing social relations that improve the action of its members-entrepreneurs. In this sense, participation in these spaces can be interpreted as a new source of capital or, more specifically, spiritual capital. The central hypothesis is that significant resource generators of social capital (COLEMAN, 1988) such as obligations and expectations, information channels, norms and sanctions, strengthening social ties and social organization can be triggered by religious practice. To explore this hypothesis, the research strategy adopted was the qualitative comparative case study of two religious organizations in Brazil. The first is the Catholic Church, called the Focolare Movement, and the other one is an Evangelical Church, locally denominated "Renascer em Cristo" (Reborn in Christ). The data were collected through observation, interviews and documentary research. It was found that, in general, the religious structures of the firms form a special type of social capital, denominated spiritual capital (due to its religious origin) - through the closure of social networks, appropriable social organization, obligations and norms, information channels (COLEMAN, 1988), structures of plausibility and religious networks of mutual aid. The results revealed specific features of spiritual capital which are not sufficiently addressed by theories of social capital, as formulated by Coleman. Finally, we identified differences and similarities in the formation of the spiritual capital of the religious organizations under study, focusing on the behavior of the members-entrepreneurs.
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