Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos EBAPE.BR, Volume: 15, Número: 4, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

    Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de; Irigaray, Hélio Arthur Reis
  • Epistemologia da administração no Brasil: o estado da arte Apresentação

    Serva, Maurício

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo identifica o estágio atual dos estudos em epistemologia da administração no Brasil. Para tanto é traçado um panorama contendo as principais dimensões dos estudos em epistemologia abordadas recentemente por autores brasileiros. O levantamento dos estudos foi realizado a partir dos artigos apresentados nos eventos EnANPAD 2016, 2017 e do V Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração realizado em 2015. Oito dimensões foram identificadas: 1) Abordagens epistemológicas centradas no pragmatismo e nas práticas organizacionais; 2) Debate sobre opções epistêmicas e filosóficas; 3) Racionalidade; 4) Problemática da instituição escolar e do ensino; 5) Administração pública; 6) História e organizações; 7) Abordagem decolonial; 8) Análise da inovação. Ao final, é constatado o avanço dos estudos epistemológicos no campo da administração, e também é realizada uma breve apresentação dos artigos publicados nesta edição especial exclusiva para trabalhos discutidos no V Colóquio Internacional de Epistemologia em 2015.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo identifica la actual etapa de los estudios de epistemología de la Administración en Brasil. Para ello, se esboza un panorama que contiene las principales dimensiones de los estudios de epistemología abordadas recientemente por los autores brasileños. El análisis de los estudios se realizó a partir de los artículos presentados en los eventos EnANPAD 2016 y 2017 y en el V Coloquio Internacional de Epistemología y Sociología de la Ciencia de la Administración, que tuvo lugar en 2015. Se identificaron ocho dimensiones: 1) Abordajes epistemológicos centrados en el pragmatismo y en las prácticas organizacionales; 2) Debate sobre opciones epistémicas y filosóficas; 3) Racionalidad; 4) Problemática de la institución escolar y de la enseñanza; 5) Administración pública; 6) Historia y organizaciones; 7) Abordaje decolonial; 8) Análisis de la innovación. Finalmente, se constata el avance de los estudios epistemológicos en el campo de la Administración, y también se realiza una breve presentación de los artículos publicados en esta edición especial, exclusiva para trabajos discutidos en el V Coloquio Internacional de Epistemología, en 2015.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article identifies the current stage of epistemology studies in administration, in Brazil. A panorama containing the main dimensions of the studies in epistemology, recently addressed by the Brazilian authors, is presented. The articles researched were presented at EnANPAD 2016, 2017 and the V International Colloquium on Epistemology and Sociology of Administration Science held in 2015. Eight dimensions were identified: 1) Epistemological approaches centered on pragmatism and organizational practices; 2) Debate on epistemic and philosophical options; 3) Rationality; 4) Problems of teaching and school institution; 5) Public administration; 6) History and organizations; 7) Decolonial approach; 8) Innovation analysis. Finally, the advance in epistemological studies in the field of administration is verified. In addition a brief presentation of the articles published in this special edition is presented, which is exclusively for works discussed at the V Colloquium of International Epistemology, in 2015.
  • La epistemología del poder en el management clásico/racionalista Artigo

    Barrios, Edgar Varela; Piedrahita, Ernesto José

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto analisa os fundamentos epistemológicos do poder no management clássico-racionalista, descreve-os com base nas abordagens de diversos de seus principais expoentes - Barnard, Simon, Drucker, Crozier e Mintzberg - e, ademais, destaca as racionalidades e os valores que sustentam esse management, levando em conta, sobretudo, que as reflexões sobre o poder em relação a objetivos organizacionais foram pouco elaboradas pelos teóricos do management, especialmente os norte-americanos. Para isso, realiza-se a revisão da corrente filosófica do vitalismo, cujo pensador mais influente foi Vilfredo Pareto. A análise da racionalidade instrumental como base epistemológica do management estratégico permite mostrar como se estabelecem as interações entre o humano e o não humano e a presença da arte, da técnica e da ciência, incluindo, em sua etapa posterior, a cibernética social em termos da oscilação equilíbrio/desequilíbrio social e organizacional. Dessa maneira, observa-se que o discurso gerencial supõe umas formas de racionalidade humana e, por isso, constrói sistemas de saberes que são transversais numa lógica técnico-instrumental. Mais do que questionar-se pelas agudas assimetrias do poder organizacional, o management se voltou a orientar e capacitar os gerentes, empresas e organizações no uso de tecnologias de dominação, sob emblemas de autoridade funcional com apoio do aparato comunicacional e, num período recente, em redes inter e transorganizacionais. Aí reside sua força e legitimidade, mais do que em sua fundamentação num plano explicitamente político.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto analiza los fundamentos epistemológicos del poder en el management clásico-racionalista, los describe con base en planteamientos de varios de sus principales exponentes-Barnard, Simon, Drucker, Crozier y Mintzberg- y, además, pone de relieve las racionalidades y los valores que sustentan este management, sobre todo, teniendo en cuenta que las reflexiones sobre el poder en relación con objetivos organizacionales han sido poco elaboradas por los teóricos del management, especialmente los norteamericanos. Para ello, se realiza la revisión de la corriente filosófica del vitalismo, cuyo pensador más influyente ha sido Vilfredo Pareto. El análisis sobre la racionalidad instrumental como base epistemológica del management estratégico permite mostrar cómo se establecen las interacciones entre lo humano y lo no humano y la presencia del arte, la técnica y la ciencia, incluyendo, en su etapa posterior, la cibernética social en términos de la oscilación equilibrio/desequilibrio social y organizacional. De esta manera, se observa que el discurso managerial supone unas formas de racionalidad humana y por ello construye sistemas de saberes que son transversales en una lógica técnico-instrumental. Más que el cuestionarse por las agudas asimetrías del poder organizacional, el management se ha encaminado a orientar y capacitar a los gerentes, empresas y organizaciones en el uso de tecnologías de dominación, bajo emblemas de autoridad funcional con apoyo del aparato comunicacional y, en un período reciente, en redes inter y transorganizacionales. Allí reside su fuerza y legitimidad, más que en su fundamentación en un plano explícitamente político.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the epistemological fundamentals of power in classical-rationalistic management, describing them as approaches based on its main authors: Barnard, Simon, Drucker, Crozier and Mintzberg. It also highlights the rationality and the values that support this management, especially, taking into account that reflections about power related to organizational objectives have been little elaborated by the North American management theorists. The article presents a theoretical review of the philosophical doctrine whose principal scholar is Vilfredo Pareto. Analysis of instrumental rationality as an epistemological basis for strategic management shows how the interactions between the human and non-human are established through the presence of art and science, including in its later stage social cybernetics in terms of social oscillation and organizational balance/imbalance. In this way, managerial narrative assumes human rationality forms and builds systems of transversal knowledge in a technical instrumental logic. More than questioning the acute asymmetries of organizational power, management has been focused on guiding and training managers, enterprises and organizations by using technologies of domination, under emblems of functional authority supported by communicational devices, and more recently, in inter and trans-organizational networks. Therein lies its strength and legitimacy, more than the foundation of an explicit political frame.
  • Tensão entre as racionalidades substantiva e instrumental: estudo de caso em uma ecovila no sul da Bahia Artigo

    Siqueira, Gabriel de Mello Vianna

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem por objetivo compreender a tensão entre as racionalidades substantiva e instrumental na gestão da Ecovila Itapeba. Trata-se de um estudo qualitativo ex-post-facto. O método utilizado foi o etnográfico, por meio de observação participante realizada entre maio e setembro de 2011. Teve como base teórica a abordagem substantiva das organizações e o campo de estudos de racionalidade na prática administrativa. Este trabalho introduziu na Ciência da Administração o estudo de um tipo de organização inédito, a ecovila. A análise dos resultados do trabalho de campo aponta às seguintes conclusões: racionalidades instrumental e substantiva não são excludentes; o processo de comunicação permite equilibrar a normatividade autoimposta pelo modelo de gestão com as aspirações, os valores e a autorrealização; encontros regulares, tomada de decisão, gestão de conflitos, rituais, celebrações e encontros não planejados compõem o universo das relações interpessoais no âmbito das comunidades sustentáveis; a criação de espaços para tomada de decisão e exercício da vida política que privilegiem a racionalidade substantiva não implica redução dos espaços técnicos e burocráticos típicos da racionalidade instrumental; a participação no processo decisório, o acesso às instâncias políticas e de poder e a possibilidade de afirmar princípios pessoais são essenciais para conciliar as expectativas pessoais e as exigências organizacionais. As ecovilas representam uma síntese entre conhecimento e ação, entre teoria e prática, apresentando-se como uma das diversas respostas possíveis à crise civilizatória da atualidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo comprender la tensión entre la racionalidad sustantiva e instrumental en la gestión de la ecoaldea Itapeba. Se trata de un estudio cualitativo ex-post-facto en el cual se utilizó el método etnográfico, por medio de observación participante, realizada entre mayo y septiembre de 2011. La base teórica fue el enfoque sustantivo de las organizaciones y el campo de estudio de racionalidad en la práctica administrativa. Este trabajo introdujo en la Ciencia de la Administración el estudio de un tipo de organización inédito: la ecoaldea. El análisis de los resultados del trabajo de campo muestra las siguientes conclusiones: la racionalidad instrumental y la sustantiva no son excluyentes; el proceso de comunicación permite equilibrar la normatividad autoimpuesta por el modelo de gestión con las aspiraciones, los valores y la autorrealización; reuniones regulares, toma de decisiones, gestión de conflictos, rituales, celebraciones y encuentros espontáneos componen el universo de las relaciones interpersonales en el ámbito de las comunidades sostenibles; la creación de espacios para toma de decisiones y ejercicio de la vida política que privilegien la racionalidad sustantiva no implica en la reducción de los espacios técnicos y burocráticos típicos de la racionalidad instrumental; la participación en el proceso decisorio, el acceso a las instancias políticas y de poder y la posibilidad de afirmar principios personales son esenciales para conciliar las expectativas personales y las exigencias organizacionales. Las ecoaldeas representan una síntesis entre conocimiento y acción, entre teoría y práctica, presentándose como una de las diversas respuestas posibles a la crisis civilizatoria de la actualidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article aims to investigate the manifestations of the tension between substantive and instrumental rationalities in management of the Itapeba Ecovillage. It is an ex-post-facto qualitative research. Was adopted ethnography as our methodological strategy. Was applied participant observation at the Itapeba ecovillages between May and September 2011. Was adopted the substantive approach to organizations as our theoretical basis. This work introduces in the Administration Science the study on a previously unpublished kind of organization, the ecovillages. The result of the analysis of the fieldwork point to the following conclusions: instrumental and substantive rationalities are not self excluding; the process of communication provides support to balance between self-imposed normativity of management with aspirations, values and self actualization of subjects; regular gatherings, decision making, conflict management, rituals celebrations and unplanned gatherings are all part of the interpersonal relationships universe of sustainable communities; the creation of spaces designed for decision making and exercise of political life that privilege substantive rationality do not imply the reduction of typical instrumental spaces such as technical and bureaucratic ones; to participate in decision processes, to have accesses to political and power instances and the possibility to affirm personal principles are essential to conciliate personal expectancies and organizational demands; ecovillages represent a synthesis between knowledge and action, between theory and practice, and are viable answers to the current civilization crisis.
  • A dimensão moral das decisões administrativas e os limites da racionalidade limitada Artigo

    Procópio, Marcos Luís

    Resumo em Português:

    Resumo Hoje, o estudo da decisão nas organizações apresenta uma considerável diversidade de abordagens epistemológicas, teórico-conceituais e metodológicas. Todavia, poucas ideias tiveram impacto tão profundo e duradouro no pensamento gerencial sobre as decisões quanto aquelas relacionadas à racionalidade limitada. Apresentada por Herbert Simon no final dos anos 1940, a racionalidade limitada supostamente contesta os pilares fundamentais da racionalidade plena, propondo um caminho mais “realista” para descrever como as escolhas são feitas pelos indivíduos nas organizações. A despeito dos avanços em relação ao modelo da racionalidade plena, será que a racionalidade limitada realmente representa uma mudança de paradigma na interpretação da decisão gerencial? Este ensaio teórico busca demonstrar que a teoria da racionalidade limitada não rompe substancialmente com a teoria da racionalidade plena, uma vez que ainda está longe de abordar os aspectos efetivamente relevantes da decisão gerencial, a saber, seus aspectos morais. O artigo também apresenta e discute elementos conceituais úteis para a edificação de uma teoria moral da racionalidade, a fim de demonstrar como uma verdadeira ruptura com a concepção de racionalidade de Simon pode ser articulada e quais seriam os avanços e as vantagens que tal ruptura traria à investigação dos processos decisórios nas organizações.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio de la decisión en las organizaciones presenta actualmente una considerable diversidad de abordajes epistemológicos, teórico-conceptuales y metodológicos. No obstante, pocas ideas tuvieron un impacto tan profundo y duradero en el pensamiento gerencial sobre las decisiones como las relacionadas a la racionalidad limitada. Presentada por Herbert Simon a fines de los años 1940, la racionalidad limitada supuestamente contesta los pilares fundamentales de la racionalidad plena, proponiendo un camino más ‘realista’ para la descripción de cómo los individuos toman las decisiones en las organizaciones. ¿A pesar de los avances en relación al modelo de la racionalidad plena, la racionalidad limitada representa realmente un cambio de paradigma en la interpretación de la decisión gerencial? El presente ensayo teórico busca demostrar que la teoría de la racionalidad limitada no rompe sustancialmente con la teoría de la racionalidad plena, puesto que aquella todavía está lejos de abordar los aspectos efectivamente relevantes de la decisión gerencial, a saber, sus aspectos morales. El artículo también presenta y discute algunos elementos conceptuales útiles para la construcción de una teoría moral de la racionalidad, a los efectos de demostrar cómo puede articularse una verdadera ruptura con la concepción de racionalidad de Simon y cuáles serían los avances y ventajas que tal ruptura aportaría a la investigación de los procesos decisorios en las organizaciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study of organizational decisions, nowadays, shows a great diversity of epistemological, theoretical-conceptual and methodological approaches. However, few ideas have had an impact as profound and lasting in management thinking about decisions, as those related to bounded rationality. Introduced by Herbert Simon in the late 1940s, bounded rationality supposedly denies the underpinnings of full rationality and proposes a more “realistic” way to describe how choices are made by individuals in organizations. In spite of its progress, when compared to the full rationality model, does bounded rationality really mean a paradigm shift in the interpretation of management decision? This theoretical essay aims to demonstrate that the bounded rationality model does not break with the orthodox model of full rationality, as it is still far from addressing the effectively relevant aspects of managerial decisions, namely, its moral aspects. This study also presents and discuss some conceptual elements which could be useful to build a moral theory of rationality in order to demonstrate how an actual disruption with Simon´s rationality concept could be articulated and what would be the advances and benefits that such disruption could bring to the investigation of the decision-making processes in organizations.
  • Fatos, valores e o mundo-da-vida: argumentos epistemológicos para avaliação no âmbito da gestão social Artigo

    Alcântara, Valderí de Castro; Cabral, Eloísa Helena de Souza; Muzy, Paulo de Tarso; Pereira, José Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo mostra que o conceito de mundo-da-vida (lebenswelt), em Jürgen Habermas, e a refutação da dicotomia fato x valor, em Hilary Putnam, podem esclarecer epistemologicamente o processo de avaliação em gestão social, que consiste em explicitar fatos, valores e seus respectivos significados intersubjetivamente compartilhados. Especificamente, apresentamos como instrumentos de experiência avaliativa o Mapa de Bens Públicos e o Mapa Semântico de Expectativas, Necessidades, Capacidades, Interesses e Representações (ENCIR), além de argumentarmos acerca de sua capacidade de explicitar comunicativamente os significados/as interpretações que emanam dos mundos-da-vida dos Públicos Constituintes. Argumentamos com Habermas que o mundo-da-vida é um fundamento epistemológico dos processos de avaliação na gestão social que considera a dialogicidade entre fatos e valores e, com Putnam, que esses elementos constitutivos da avaliação são imbricados e passíveis de discussão racional. Nessa perspectiva valorativo-comunicativa da avaliação, os processos devem ser construídos de acordo com as capacidades dos Públicos Constituintes e coproduzidos por meio de processos inclusivos, dialógicos e deliberativos validados intersubjetivamente, também atendendo às pretensões habermasianas de verdade, sinceridade/veracidade e correção normativa/legitimidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo muestra que el concepto de mundo-de-la-vida (lebenswelt), en Jürgen Habermas, y la refutación de la dicotomía hecho contra valor, en Hilary Putnam, pueden aclarar epistemológicamente el proceso de evaluación en la gestión social, que consiste en explicitar hechos, valores y sus respectivos significados compartidos intersubjetivamente. Específicamente, se presentan como instrumentos de experiencia evaluativa el Mapa de los Bienes Públicos y el Mapa Semántico de Expectativas, Necesidades, Capacidades, Intereses y Representaciones (ENCIR) y, además, se argumenta acerca de su capacidad de explicitar comunicativamente los significados/las interpretaciones que emanan de los mundos-de-la-vida de los Públicos Constituyentes. Se argumenta con Habermas que el mundo-de-la-vida es un fundamento epistemológico de los procesos de evaluación en la gestión social que considera la dialogicidad entre hechos y valores y, con Putnam, que estos elementos constituyentes de la evaluación están entrelazados y son pasibles de discusión racional. En esta perspectiva evaluativo-comunicativa de la evaluación, los procesos deben ser construidos según las capacidades de los Públicos Constituyentes y coproducidos por medio de procesos inclusivos, dialógicos y deliberativos validados intersubjetivamente, también teniendo en cuenta las reivindicaciones habermasianas de verdad, sinceridad/veracidad y corrección normativa/legitimidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to show that the concept of life-world (lebenswelt) in Jürgen Habermas, and the refutation of the dichotomy ‘fact’ v. ‘value’ in Hilary Putnam may account epistemologically for the evaluation process in social management, which consists of explicating facts, values and their respective meanings shared inter-subjectively. The article presents the Map of Public Goods and the Semantic Map of ENCIR (Expectations, Needs, Capabilities, Interests and Representations), which are instruments of evaluative experience, arguing on this instruments ability to communicatively explain the meanings/interpretations emanating from the life-world of Public Constituents. We argue with Habermas that life-world is an epistemological foundation of the evaluation procedures in social management that considers the dialogic relation between facts and values. With Putnam, we argue that these constituent elements are interwoven and subject to rational discussion. In this perspective, evaluative and communicative assessment processes must be built according to the capacities of the Public Constituents and co-produced by means of inclusive, dialogic and deliberative processes, validated inter-subjectively. This meets Habermas claims to truth, honesty/truthfulness and normative correction/legitimacy.
  • Compreensão empática e as possíveis contribuições para a pesquisa nos estudos organizacionais: reflexões a partir da experiência do lado estético das organizações Artigo

    Lopes, Luma Louise Sousa; Ipiranga, Ana Silvia Rocha; Silva, José Jorge da

    Resumo em Português:

    Resumo O método weberiano da compreensão tem constituído objeto de discussão e debate ao longo do tempo. No entanto, especificamente, a compreensão empática ainda é pouco explorada, especialmente no âmbito do estudo das organizações brasileiras. Após levantamento feito nas principais bases de dados e periódicos abrigados no portal Periódicos Capes, verificamos ser escassa a produção acadêmica que percorre o caminho da compreensão empática, especificamente na área dos Estudos Organizacionais no Brasil. Diante disso, procuramos trazer neste artigo algumas considerações sobre o resgate da compreensão empática na pesquisa. Considerando a abordagem da estética organizacional como pano de fundo, a discussão articulou às bases epistemológicas da compreensão empática proposta pela sociologia weberiana. Esta preconiza que os estudos das Ciências Sociais devem estar ancorados prioritariamente na compreensão do sentido da ação dos indivíduos, de modo que possamos entender por que agem de determinada maneira. Então, refletimos sobre as possíveis contribuições da compreensão empática para a pesquisa, considerando a ideia do pesquisador como peça-chave para a construção do corpus de pesquisa e a plausibilidade do conhecimento, sem necessariamente empreender a ação. Almejamos que este estudo sirva de gatilho para a elaboração de novas discussões sobre as possibilidades de contribuição da compreensão empática para a pesquisa nos Estudos Organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El método weberiano de la comprensión ha sido objeto de discusión y debate desde hace tiempo. No obstante, específicamente, la comprensión empática todavía es poco explorada, especialmente en el ámbito del estudio de las organizaciones brasileñas. Después del relevamiento realizado en las principales bases de datos y periódicos compilados en el portal Periódicos Capes, verificamos que, específicamente en el área de Estudios Organizacionales en Brasil, es escasa la producción académica sobre la comprensión empática. Por lo tanto, este artículo aporta algunas consideraciones sobre el rescate de la comprensión empática en la investigación. Considerando el abordaje de la estética organizacional como telón de fondo, la discusión articuló las bases epistemológicas de la comprensión empática propuesta por la sociología weberiana. Esta preconiza que los estudios de las Ciencias Sociales deben anclarse prioritariamente en la comprensión del sentido de la acción de los individuos, de modo que podamos entender por qué actúan de determinada manera. Para ello, reflexionamos sobre las posibles contribuciones de la comprensión empática a la investigación, considerando la idea del investigador como pieza clave para la construcción del corpus de investigación y la plausibilidad del conocimiento, sin necesariamente emprender la acción. Esperamos que este estudio sirva como un disparador para la elaboración de nuevas discusiones sobre las posibilidades de contribución de la comprensión empática a la investigación en los Estudios Organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The method of Weberian understanding has been the subject of discussion and debate over time. However, specifically, empathic understanding is still little explored, especially in the study of Brazilian organizations. After searching on major databases and journals hosted on the website Periódicos CAPES, we found that there is little academic literature that follows the path of empathic understanding, specifically in the field of Organizational Studies in Brazil. Therefore, we seek to bring in this study some considerations about the rescue of empathic understanding for the research. Considering the approach of organizational aesthetics as a backdrop, the discussion articulates the epistemological foundations of empathic understanding proposed by Weber’s sociology. This recommends that studies in the field of Social Sciences are anchored primarily in understanding the meaning of individual action to understand why they act a certain way. Following the discussion, we reflect on the possible contributions that empathic understanding can bring to research, considering the idea of the researcher as a key to building the research corpus and the plausibility of knowledge obtained without necessarily undertaking the action. This article serves as a trigger for the development of other discussions about the possibilities of contribution of empathic understanding for the research in Organization Studies.
  • Cartografia das controvérsias na arena pública da corrupção eleitoral no Brasil Artigo

    Moraes, Rubens Lima; Andion, Carolina; Pinho, Josiani Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo explora o debate na arena pública da corrupção eleitoral no Brasil, sob o prisma da sociologia pragmática, buscando mapear e desdobrar suas principais controvérsias. Adotando os postulados da Teoria do Ator-Rede (LATOUR, 2007; 2012; 2014), buscamos compreender como a arena pública da corrupção eleitoral se (re) configura ao longo do tempo e como esse problema público é visto, interpretado e quais soluções são propostas. Trata-se, portanto, de visualizar a “balística”, ou seja, a trajetória não linear do problema público ao longo do tempo (CHATEAURAYNAUD, 2011). Para tanto, usamos como enfoque metodológico a “cartografia de controvérsias” (VENTURINI, 2010; 2012, VENTURINI, RICCI e MAURI et al., 2015), analisando a arena pública em três campos: político (por meio do levantamento de notícias do jornal Folha de São Paulo), científico (em pesquisa nas bases de dados) e técnico-legal (com o exame das leis mais importantes referentes à matéria). O mapeamento teve como ponto de partida o ano de 1988, marco da abertura democrática no Brasil, e foi feito até 2014, permitindo identificar os principais atores-rede porta-vozes do problema público, suas declarações, os temas das controvérsias que emergem no debate e as visões de mundo elaboradas ao longo do tempo sobre o problema público. Com isso, ilustramos o processo de configuração (CEFAÏ, 1996) ou, ainda, de translação (LATOUR, 2012) que vive o problema público e influencia sua definição, as formas de interpretá-lo e também de enfrentá-lo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo explora el debate en la arena pública de la corrupción electoral en Brasil, desde la perspectiva de la sociología pragmática, buscando identificar sus principales controversias. Utilizando los postulados de la Teoría del Actor-Red (LATOUR, 2007, 2012 y 2014), tratamos de entender cómo el problema público de la corrupción electoral se (re) configura con el tiempo, cómo es interpretado y cómo se proponen soluciones para ello. Se trata de comprender la trayectoria no lineal o la “balística” del problema público (CHATEAURAYNAUD, 2011). Para ello, utilizamos como enfoque metodológico la “cartografía de las controversias” (VENTURINI, 2007, 2009 y 2010), efectuando el análisis de la escena pública en tres campos: político (a través de la encuesta de noticias del diario Folha de São Paulo), científico (mediante la búsqueda en las bases de datos) y técnico-legal (con el examen de las leyes más importantes sobre la materia). El mapeo, que tuvo como punto de partida el año 1988 - marco de la apertura democrática en Brasil - se extendió hasta el año 2014 y permitió identificar los principales “actores-red”, voceros del problema público, sus declaraciones, los temas de controversia que surgen en el debate y las visiones de mundo sobre la cuestión de la corrupción electoral. Así, se ilustra el proceso de “configuración” (CEFAÏ, 1996) o incluso de “traducción” (LATOUR, 2012) del problema público, que influye en su definición y en las formas de interpretarlo y enfrentarlo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article explores the debate in the public arena of electoral corruption in Brazil, from a pragmatic sociology perspective, to map and unfold its main disputes. Through the approach of the Actor-Network Theory (LATOUR, 2007; 2012; 2014), we seek to grasp how the public arena of electoral corruption (re)sets over time and how this public issue is seen, interpreted, and which solutions multiple actors propose. Therefore, we provide a “ballistic” view, i.e. the nonlinear route of a public issue addressed over time (CHATEAURAYNAUD, 2011). This study is based on the methodological approach of the “cartography of disputes” (VENTURINI, 2010; 2012 and VENTURINI, RICCI, MAURI et al., 2015). In addition, we analyze the public arena in three fields: political (through newspaper articles published in Folha de São Paulo), scientific (by searching academic databases), and technical-legal (examining the most significant laws on the subject). The timeframe of the mapping was from 1988, the milestone of the Brazilian democratic opening, and goes until 2014. This allowed identifying the main actors-network, who are spokespersons for the public issue, their statements, the themes of disputes arising in the debate, and the worldviews built over time about the public issue. Thus, we illustrate the setting process (CEFAÏ, 1996) or, the translation process (LATOUR, 2012) that the public issue has gone through, which influences its definition and the ways in which it is interpreted and faced.
  • Entre a simplificação e a complexidade, a heterogeneidade: Teoria Ator-Rede e uma nova epistemologia para os estudos organizacionais Artigo

    Oliveira, Verônica Macário de; Valadão, José de Arimatéia Dias

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo discute e reflete sobre a relevância de considerar a mediação foco de análise da heterogeneidade na Teoria Ator-Rede (TAR) nos estudos organizacionais, confrontando-a com duas perspectivas paradigmáticas muito discutidas atualmente - simplificação e complexidade. Para tanto, inicialmente, trata da crise do paradigma moderno, mostra a transição desse paradigma para o paradigma da complexidade e situa os estudos organizacionais nesse novo paradigma. Em seguida, mostra sinteticamente a trajetória histórica da heterogeneidade e então evidencia como ela é conceituada na TAR como possibilidade epistemológica para os estudos organizacionais. Por fim, destaca algumas considerações sobre a mediação como foco de análise da heterogeneidade na TAR. O argumento defendido é que, a partir da análise heterogênea dos fatores sociais, tecnológicos e naturais, inter-relacionados no que a TAR denomina atores-redes, é possível superar, nos estudos organizacionais, a circularidade em que os paradigmas modernos da simplificação e da complexidade estão inseridos. Isso porque a heterogeneidade, da forma como pressuposta no contexto da simplificação ou complexidade, trata-se, sobretudo, de concepções estáticas da realidade e, para a TAR, a heterogeneidade é sobretudo relacional, trata-se de fluxos dos coletivos e das maneiras como eles se comportam, estejam eles se apresentando simples, complexos, ordenados ou fluidos. A partir dessas reflexões, este artigo sugere que se basear, epistemologicamente, nos pressupostos da heterogeneidade da TAR constitui uma lente de análise relevante para compreensão dos fenômenos organizacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo discute y reflexiona sobre la relevancia de considerar la mediación como foco de análisis de la heterogeneidad en la Teoría del Actor-Red (TAR), en los estudios organizacionales, confrontándola con dos perspectivas paradigmáticas muy discutidas actualmente -simplificación y complejidad-. Para ello, inicialmente, trata la crisis del paradigma moderno, muestra la transición de ese paradigma al paradigma de la complejidad y sitúa los estudios organizacionales en ese nuevo paradigma. Posteriormente, muestra sintéticamente la trayectoria histórica de la heterogeneidad y, entonces, evidencia cómo esta se conceptúa en la TAR como posibilidad epistemológica para los estudios organizacionales. Finalmente, destaca algunas consideraciones sobre la mediación como foco de análisis de la heterogeneidad en la TAR. El argumento que se defiende es que a partir del análisis heterogéneo de los factores sociales, tecnológicos y naturales interrelacionados, en el que la TAR denomina actores-redes, es posible superar, en los estudios organizacionales, la circularidad en que los paradigmas modernos de la simplificación y de la complejidad están insertados. Debido a que la heterogeneidad, de la forma como se presupone en el contexto de la simplificación o de la complejidad, se trata, sobre todo, de concepciones estáticas de la realidad y, para la TAR, la heterogeneidad es principalmente relacional, se trata de flujos de colectivos y de las maneras como estos se comportan, independientemente de que se presenten simples, complejos, ordenados o fluidos. A partir de esas reflexiones, este artículo sugiere que basarse epistemológicamente en los presupuestos de la heterogeneidad de la TAR constituye un lente de análisis relevante para la comprensión de los fenómenos organizacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article discusses and reflects on the relevance of considering mediation as focus of analysis of heterogeneity in the Actor Network Theory (ANT) when it comes to organizational studies, comparing it with two paradigmatic perspectives much discussed today - simplification and complexity. Therefore, it initially deals with the modern paradigm crisis, showing the transition of this paradigm to the paradigm of complexity and places organizational studies in this new paradigm. Then, the study synthetically shows the historical path of heterogeneity, and then shows how this is conceptualized in ANT as an epistemological possibility to organizational studies. Finally, it highlights some considerations about mediation as focus of analysis of heterogeneity in ANT. The main argument is that from the heterogeneous analysis of the social, natural and technological factors interrelated in what ANT calls “actors networks”, it is possible to overcome, in organizational studies, the circularity in which the modern paradigms of simplification and complexity are inserted. This is because the heterogeneity, the way proposed in the context of simplification and complexity, consists mainly of static conceptions of reality and ANT, heterogeneity is primarily relational, it is the flow of collectives and the ways they behave, whether they are performing simple, complex, ordered or fluid activities. From these reflections, the article is based, epistemologically, on the heterogeneity assumptions of ANT as a lens of analysis relevant to understanding the organizational phenomena.
  • Contradições no agir do voluntário nas organizações da sociedade civil: ensaio teórico à luz da sociologia pragmática francesa Artigo

    Gonçalves, Tandara Dias; Grzybovski, Denize; Mozzato, Anelise Rebelato; Toebe, Carlisa Smoktunowicz

    Resumo em Português:

    Resumo O voluntariado é um fenômeno social crescente no contexto atual e que se apresenta como alternativa à lógica do capitalismo na gestão das organizações da sociedade civil. Contudo é possível que haja contradições no agir do voluntário, cuja ação humana pode estar sendo mediada por fatores comportamentais subjacentes ao comportamento aparente, nem sempre considerado nobre, como, por exemplo, o egoísmo. O presente ensaio teórico tem como objetivo compreender o que está por trás da ação humana no comportamento do voluntário das organizações da sociedade civil (OSCs), razão pela qual os argumentos teóricos foram construídos pela Sociologia Pragmática, que busca encontrar razões do agir pelas mediações simbólicas, em detrimento da psicologia comportamental. Afirma-se que os voluntários são dotados de comportamento racional e justificável por três regimes pragmáticos desenvolvidos por Laurent Thévenot e pelos conceitos complementares de Frédéric Vandenberghe; ambos defendem que as ações humanas são justificáveis. Os argumentos apresentados confirmam teoricamente que os fatores comportamentais dos voluntários produzem efeitos nos resultados das OSCs, como o seu baixo grau de envolvimento, uma vez que as justificativas do agir podem estar centralizadas nos mundos “da fama” e o “mercantil”, contribuindo para gerar inquietações entre os pesquisadores sobre a possível inferência daquilo que está por trás da ação humana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El voluntariado es un fenómeno social creciente en el contexto actual y que se presenta como alternativa a la lógica del capitalismo en la gestión de las organizaciones de la sociedad civil. Sin embargo, es posible que haya contradicciones en el actuar del voluntario, cuya acción humana podría ser mediada por factores conductuales subyacentes al comportamiento aparente, no siempre considerados nobles, como el egoísmo. El presente ensayo teórico tiene como objetivo comprender lo que está detrás de la acción humana en el comportamiento del voluntario de las organizaciones de la sociedad civil (OSC), razón por la cual los argumentos teóricos fueron construidos por la sociología pragmática, que busca encontrar las razones del actuar por las mediaciones simbólicas, en detrimento de la psicología conductual. Se afirma que los voluntarios están dotados de comportamiento racional y justificable por tres regímenes pragmáticos desarrollados por Laurent Thévenot y por los conceptos complementarios de Frédéric Vandenberghe; ambos defienden que las acciones humanas son justificables. Los argumentos presentados confirman teóricamente que los factores conductuales de los voluntarios producen efectos en los resultados de las OSC, como el bajo grado de implicación de estos, ya que las justificaciones del actuar pueden estar centralizadas en los mundos de la “fama” y “mercantil”, lo que contribuye a generar inquietudes entre los investigadores sobre la posible inferencia de lo que está detrás de la acción humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Volunteering is a growing social phenomenon in the current context and is presented as an alternative to the logic of capitalism in the management of civil society organizations. However, it is possible that there are contradictions in the action of the volunteer, whose human action may be mediated by behavioral factors underlying apparent behavior, not always considered noble, such as egoism. This theoretical essay aims to understand what is behind human action in the behavior of volunteers of civil society organizations (CSOs). Therefore, the theoretical arguments were built by pragmatic sociology, which seeks to find reasons for acting through symbolic mediations, to the detriment of behavioral psychology. It is argued that volunteers are endowed with rational and justifiable behavior by three pragmatic regimes developed by Laurent Thévenot and by the complementary concepts of Frédéric Vandenberghe; both argue that human actions are justifiable. The arguments presented theoretically, confirm that the behavioral factors of the volunteers, produce effects on the results of the CSOs. These effects include the low degree of involvement of the volunteers with the organizations, since the justifications for acting can be centered on world such as “fame” and “mercantile”, contributing to generate uneasiness among researchers about the possible inference of what lies behind human action.
  • Em defesa da opção decolonial em administração/gestão Artigo

    Abdalla, Márcio Moutinho; Faria, Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo Em resposta a um quadro duradouro de assimetria e injustiça no campo de administração/gestão, sustentado pela radicalização da universalização do conhecimento euro-estadunidense e correspondente subalternização de saberes do resto do mundo, analisamos a posição marginal e o potencial da perspectiva decolonial no Brasil. Sugerimos a co-construção de uma agenda em administração/gestão no (e a partir do) Brasil que promova conhecimentos e práticas informados pela opção decolonial sob uma perspectiva transcosmopolita. Considerando obstáculos históricos para legitimação de alternativas ao Eurocentrismo e desafios atuais enfrentados por acadêmicos e praticantes no contexto de radicalização da hipermodernidade, realçamos as potencialidades da decolonialidade para comunidades de vítimas e articuladores de alternativas interconectados globalmente. Essa agenda decolonial em administração/gestão se baseia não em eventual rearticulação de revisionismos essencialistas, mas em promoção de avanços transcosmopolitas em três âmbitos interconectados: (i) acadêmico - por meio do fomento de identidades políticas em pesquisa-ensino sob uma perspectiva transmoderna; (ii) educacional - por meio do resgate, co-construção, legitimação e disseminação de conhecimentos alinhados às realidades locais e alternativas; e (iii) social - por meio da co-construção de saberes decoloniais engajados com dinâmicas de colonialidade-decolonialidade enfrentados pela sociedade e academia em escala global.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Como respuesta a un contexto resiliente de asimetría e injusticia en el campo de la administración/gestión, debido a la radicalización de la universalización del conocimiento euro-estadounidense y la correspondiente subordinación de saberes del resto del mundo, se analiza la posición marginal de la perspectiva decolonial en Brasil y su potencialidad. Sugerimos la co-construcción de una agenda en administración/gestión en (y desde) Brasil que promueva conocimientos y prácticas difundidos por la opción decolonial desde una perspectiva transcosmopolita. Teniendo en cuenta los obstáculos históricos para la legitimación de alternativas al eurocentrismo y los desafíos actuales que enfrentan los investigadores y profesionales en el contexto de radicalización de la hipermodernidad, destacamos las capacidades de la decolonialidad para comunidades de víctimas y articuladores de alternativas interconectados globalmente. Esa agenda decolonial en administración/gestión no se basa en una especie de revisionismo esencialista-modernista, sino en la promoción de avances transcosmopolitas en tres ámbitos interconectados: (i) académico -por medio de la promoción de las identidades políticas en la investigación-enseñanza desde una perspectiva transmoderna; (ii) educacional -por medio del rescate, co-construcción, legitimación y difusión de conocimientos alineados con las realidades locales y alternativas; y (iii) social -por medio de la construcción conjunta de conocimientos decoloniales comprometidos con las dinámicas de colonialidad-decolonialidad que enfrentan la sociedad y la academia a escala global.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In response to an enduring situation of asymmetry and injustice in the field of Management and Organization Studies (MOS), sustained by the radicalization of universalization of Euro-American knowledge, as well as the corresponding subalternation of diverse types of knowledge from the rest of the world, this article analyzes the marginal position and the potential of the decolonial perspective in Brazil. Analysis suggests the co-construction of a broad agenda in MOS in and from Brazil which fosters knowledge and practices informed by the decolonial option from a transcosmopolitan perspective. Taking into account multiple obstacles for the legitimation of alternatives to Eurocentrism and contemporary challenges faced by academics and practitioners within the context of radicalization of hypermodernity, this article highlights the potentialities of the decolonial option to interconnected communities of both victims and builders of alternatives on a global scale. Such decolonial agenda in MOS draws not on a re-articulation of essentialist revisionisms, but on the promotion of transcosmopolitan of advances in three interconnected realms: (a) academic - by fostering multiple political identities from a transmodern perspective; (ii) educational - by rescuing, co-constructing, and legitimizing, and disseminating knowledge connected to local realities and alternatives, and (iii) social - by co-constructing decolonial knowldege engaged with colonial-decolonial dynamics faced by society and academia on a global scale.
  • Market failure as ignored determinant of the choice between public and business administration Article

    Candler, Gaylord George; Randle, John Paul

    Resumo em Português:

    Resumo Na epistemologia da ciência administrativa, uma das muitas dimensões importantes é a das diferentes subáreas do estudo de administração. Talvez a maior e mais longa batalha entre essas subáreas seja a travada entre a administração pública e a empresarial. É uma controvérsia que remonta os estudos de Adam Smith, em que o papel do ‘Soberano’ (governo, ou administração pública) é limitado especificamente a justiça, defesa e obras públicas. Ao limitar a ação do governo a essas três áreas, Smith implicitamente as considerou como falhas de mercado, ou falhas da “mão invisível”, isto é, áreas em que a busca pelo auto-interesse não resulta no bem da sociedade (que é a justificativa moral identificada por Smith para a troca de mercado). As discussões atuais sobre os papéis do mercado e do Estado são geralmente estruturadas em termos do papel do Estado, com a oferta do mercado como opção padrão. Neste artigo argumentamos que até as discussões sobre o papel do Estado podem ser melhor avaliadas através do conceito de falha de mercado. Os nove tipos mais abrangentes de falha de mercado discutidos incluem instituições, bens públicos, monopólio, informação assimétrica, externalidades, questões substantivas, problemas principal-agente, irracionalidade e as implicações da “destruição criativa”.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la epistemología de la ciencia administrativa, unas de las muchas dimensiones importantes han sido los diferentes subcampos del estudio de la administración. Quizás la más grande y larga batalla entre estas diferentes áreas del conocimiento administrativo, es la que existe entre la administración pública y la empresarial. Esta es una controversia que se remonta, por lo menos, a Adam Smith, con su limitación específica del papel del “soberano” (Gobierno, o administración pública) a la justicia, defensa y obras públicas. Al limitar al gobierno a estas áreas, nótese que Smith también afirmaba implícitamente que se trataba de fallas del mercado, o de manos invisibles: áreas donde la búsqueda del interés propio no resultaría en el bien de la sociedad, que es la justificación moral específica que Smith identificó para el intercambio de mercado. Las discusiones contemporáneas sobre el rol relativo del mercado y del Estado generalmente se estructuran a los efectos de justificar el rol del Estado, con la provisión del mercado como la opción predeterminada. Argumentamos que las discusiones sobre el papel del Estado se pueden evaluar mejor a través del concepto de falla del mercado. Los nueve tipos generales de fallas de mercado discutidos incluyen instituciones, bienes públicos, monopolio, información asimétrica, externalidades, cuestiones sustantivas, problemas de principal/agente, irracionalidad, y las implicaciones de la “destrucción creativa”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the epistemology of administrative science, one of many important dimensions has been the different subfields of the study of administration. Perhaps the biggest, longest running ‘turf’ battle between these different areas of administrative knowledge is that between public and business administration. This is a controversy that goes back at least to Adam Smith, with his specific limitation of the role of ‘the sovereign’ (government, or public administration) to justice, defense, and public works. In limiting government to these areas, note that Smith was also implicitly asserting that these were market, or ‘invisible hand’ failures: areas where the pursuit of self-interest would not yield the good of society, the specific moral justification Smith identified for market exchange. Contemporary discussions of the relative role of market and state are generally framed in terms of the role of the State, with market provision the default option. We will argue that even discussions of the role of the State can best be assessed through the concept of market failure. The nine broad types of market failure discussed include institutions, public goods, monopoly, asymmetric information, externalities, substantive issues, principal/agent problems, irrationality, and the implications of ‘creative destruction’.
  • Administração política e políticas públicas: em busca de uma nova abordagem teórico-metodológica para a (re)interpretação das relações sociais de produção, circulação e distribuição Artigo

    Santos, Reginaldo Souza; Ribeiro, Elizabeth Matos; Ribeiro, Mônica Matos; Pinto, Fabiane Louise Bitencourt

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo central deste artigo é discutir o campo epistemológico da ciência da administração tomando como referência as contribuições da administração política, como base teórico-epistemológica e metodológica, para (re)interpretar, de forma crítica e contextualizada, as dimensões abstratas/conceituais (gestão) e empíricas (práticas gerenciais/gerência) das políticas públicas. Para dar conta da problemática epistemológica da administração, é fundamental reconhecer que se trata de um saber e uma prática social que não se vê, ainda, como campo do conhecimento autônomo. Como percurso metodológico, são apresentadas, inicialmente, as questões conceituais que fundamentam as bases da epistemologia e da metodologia da administração política que defende ser a gestão seu objeto científico e as organizações seu objeto de estudo privilegiado. Posteriormente, após a apresentação do campo de reflexão e ação da ciência da administração, os autores estabelecem estreito diálogo com outros campos científicos, em especial com a economia política. Por fim, são tecidas reflexões preliminares sobre contribuições que os estudos empíricos em administração política podem trazer para a (re)interpretação das relações sociais de produção, circulação e distribuição no capitalismo contemporâneo no que se refere à avaliação de políticas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo central de este ensayo es discutir el campo epistemológico de la ciencia de la Administración, tomando como referencia las contribuciones de la Administración Política, como base teórico-epistemológica y metodológica para reinterpretar, de forma crítica y contextualizada, las dimensiones abstractas y conceptuales (gestión), así como las empíricas (prácticas gerenciales/gerencia) de las políticas públicas. Para dar cuenta de la problemática epistemológica de la Administración, es fundamental reconocer que se trata de un saber y práctica social que todavía no se ve como campo de conocimiento autónomo. En el trayecto metodológico se presentan, inicialmente, las cuestiones conceptuales que fundamentan las bases epistemológicas y metodológicas de la Administración Política, que defiende la gestión como su objeto científico y las organizaciones como su objeto de estudio privilegiado. Al ampliar la comprensión del campo de reflexión y acción de la ciencia de la Administración, los autores establecen un diálogo estrecho con otros campos científicos, en especial con la Economía Política. En las conclusiones, se presentan reflexiones preliminares acerca de las contribuciones que los estudios empíricos en Administración Política pueden aportar a la reinterpretación de las relaciones sociales de producción, circulación y distribución en el capitalismo contemporáneo, en lo que se refiere a la evaluación de las políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this essay is to discuss the epistemological field of the science of administration, using the contributions of the Political Administration, as a theoretical-epistemological and methodological basis to understand, in a critical and contextualized way, the abstract/conceptual (‘management’) and empirical (‘administration practices’) dimensions of public policies. In order to address the administration epistemologic problem, it is crucial to recognize that administration is a social ‘knowledge’ and ‘practice’ that is still not perceived as an autonomous field of knowledge. As for the methodological path, the study presents the conceptual issues supporting the epistemological and methodological basis of the Political Administration, which defends that the ‘management’ is its ‘scientific object’ and the ‘organization’ its privileged ‘object of study’. Subsequently, after broadening the understanding of the field of reflection and action of administration science, the authors establish a dialogue with other scientific fields, especially with Political Economy. Finally, the essay presents preliminary reflections on contributions that empirical studies in Political Administration can bring to understanding social relations of production, circulation and distribution in contemporary capitalism in terms of evaluation of public policies.
  • Escolas teóricas do processo de internacionalização: uma visão epistemológica Artigo

    Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Mol, Anderson Luiz Rezende; Damasceno, Thiago dos Santos Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo A internacionalização como fenômeno organizacional em permanente evolução teórica e gerencial criou a oportunidade de construção desta investigação, cujo objetivo é analisar a evolução do conceito de internacionalização por meio das escolas econômicas e comportamentais que a abordam. É apresentada uma revisão da literatura sobre as escolas que desenvolveram estudos empíricos e que postulam modelos de análise sobre a forma de internacionalização das empresas no mundo e, por último, apresenta-se o conceito de born global, que se refere à evolução do fenômeno de internacionalização. Assim, demonstra-se a mudança de paradigma na forma de perceber o processo de internacionalização dos pontos de vista pragmáticos e teóricos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La internacionalización, como fenómeno organizacional en permanente evolución teórica y gerencial, creó una oportunidad para la elaboración de esta investigación, cuyo objetivo es analizar la evolución del concepto de internacionalización a través de las escuelas económicas y comportamentales que abordan. Se presenta una revisión de la literatura sobre las escuelas que desarrollaron estudios empíricos y que postularon modelos de análisis sobre la forma de internacionalización de las empresas en el mundo y, por último, se introduce el concepto de born global, que se refiere a la evolución del fenómeno de la internacionalización. Así, se demuestra el cambio de paradigma en la manera de percibir el proceso de internacionalización bajo los puntos de vista pragmático y teórico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research was based on Internationalization as an organizational phenomenon in permanent theoretical and managerial developments. It aims to analyze the evolution of the concept of ‘internationalization’ through economic and behavioral schools. A literature review is presented, discussing the schools that develop empirical studies and postulate analysis models on methods for internationalization of companies in the world. Finally, the concept of born global is presented, considering the development of the internationalization phenomenon. The article depicts the paradigm shift in how the internationalization process is seen pragmatically and theoretically.
  • Aprender e ensinar: o dueto do estágio docente Artigo

    Rocha-de-Oliveira, Sidinei; DeLuca, Gabriela

    Resumo em Português:

    Resumo Nos últimos dez anos, a expansão do Ensino Superior brasileiro, por meio de diferentes políticas públicas, também aumentou a necessidade de um número maior de professores. No entanto, a formação de docentes não tem acompanhado essa demanda em ritmo e qualidade, já que os programas de pós-graduação priorizam a formação de pesquisadores. Um dos poucos momentos voltados à formação docente é o estágio, embora sua prática seja, muitas vezes, negligenciada pelos programas (JOAQUIM, NASCIMENTO, BOAS et al., 2011; JOAQUIM e BOAS, 2011; SANTOS e HELAL, 2013). Acreditando que o estágio docente pode constituir um espaço rico para o aprendizado do pós-graduando, este artigo tem por objetivo apresentar elementos inerentes à prática do estágio docente, refletindo sobre ela a partir de uma narrativa confessional conjunta. Essa reflexão é desenvolvida a partir de relatos e discussões de professor e aluna, registrados em seus diários de aula durante o estágio docente e apresentados aqui de modo confessional (VAN MAANEN, 1995, 2011, 2015). Da experiência empírica e das leituras teóricas, entendemos que três pontos se destacaram: o processo de formação docente e os dilemas na preparação do ensinar e do pesquisar; os aspectos técnicos do estágio docente; e a vivência do estágio docente como uma via de aprendizagem recíproca, na qual estagiário e professor descobrem o que é desempenhar essa atividade, como vivenciamos em nossa experiência. Este artigo não tem a pretensão de encerrar a discussão, mas instigar a reflexão sobre práticas de ensino e carreira docente no contexto nacional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En los últimos diez años, la expansión de la enseñanza superior brasileña, por medio de diferentes políticas públicas, aumentó también la necesidad de un mayor número de profesores. No obstante, la formación de docentes no ha atendido a ritmo y con calidad a esa demanda, ya que los programas de postgrado priorizan la formación de investigadores. Uno de los pocos momentos dedicados a la formación docente es la pasantía, aunque muchas veces su práctica sea descuidada por los programas (JOAQUIM et al., 2011; JOAQUIM y BOAS, 2011; SANTOS y HELAL, 2013). Por considerar que la pasantía docente puede ser un espacio rico para el aprendizaje del alumno de postgrado, este texto tiene como objetivo presentar elementos peculiares de la práctica de la pasantía docente, reflexionando sobre esta desde una narrativa confesional conjunta. Esta reflexión se desarrolla a partir de los relatos y discusiones de profesor y alumna, registrados en sus diarios de clase durante la realización de la pasantía docente, y presentados aquí de modo confesional (VAN MAANEN, 1995, 2011, 2015). De la experiencia empírica y de las lecturas teóricas, deducimos que hay tres puntos que se destacan: el proceso de formación docente y los dilemas en la preparación del enseñar y del investigar; los aspectos técnicos de la pasantía docente; y la vivencia de la pasantía docente como una vía recíproca de aprendizaje, en la cual pasante y profesor descubren lo que es desempeñar esa actividad, como vivenciamos en nuestra experiencia. Finalmente, este trabajo no pretende cerrar la discusión, sino instigar la reflexión sobre las prácticas de enseñanza y la carrera docente en el contexto nacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over the past ten years, the expansion of higher education in Brazil, through different public policies, has increased the need for a greater number of professors. However, the efforts to prepare professors have not accompanied this increase either in rate or quality, as graduate programs tend to prioritize training for research. One of the few moments - often overlooked by post-graduate programs - focused on preparing future professors is internship, where students practice teaching in graduation courses, supervised by professors (JOAQUIM, NASCIMENTO, BOAS et al., 2011; JOAQUIM and BOAS, 2011; SANTOS and HELAL, 2013). Believing that internships provide a rich environment for post-graduation student’s learning, this study aims to present elements typical of this activity. To do, we reflected on an internship based on discussions between a supervisor professor and the student, recorded in the student’s class diaries during the course of the internship and presented here in form of a confessional tale (VAN MAANEN, 1995, 2011, 2015). From the internship experience and the theoretical readings, three points were highlighted: the process of preparing post-graduate students to teach in higher education and the dilemmas they face in preparation for teaching and research; technical aspects (planning, execution and evaluation) of internship; and the experience of internship as a way of mutual learning, in which student and professor discover what it is to carry out this task. Finally, this work does not intend to finish this discussion, but to instigate reflection on teaching methods and academic careers in the national context of practical teaching and research.
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br