Logomarca do periódico: Cadernos EBAPE.BR

Open-access Cadernos EBAPE.BR

Publicação de: Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Versão on-line ISSN: 1679-3951
Creative Common - by 4.0

Sumário

Cadernos EBAPE.BR, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2025

Cadernos EBAPE.BR, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2025

Document list
Documents
EDITORIAL
Automação Limitada: um novo olhar analítico para a inteligência artificial IRIGARAY, HÉLIO ARTHUR REIS STOCKER, FABRICIO GIRÃO, MEL SARAIVA JUNIOR, FRANCISCO
ARTIGO
Narrativa da mídia sobre benefícios e impactos da produção de hidrogênio verde: explorando questões ambientais e sociais OLIVEIRA, FELIPE MOURA HOLANDA, THIAGO COSTA SILVA, LUÍS MATHEUS TAVARES ABREU, MÔNICA CAVALCANTI SÁ DE

Resumo em Português:

Resumo O artigo analisa a narrativa da mídia brasileira na comunicação sobre a produção de hidrogênio verde em portais de notícias. Foi adotada a metodologia de mineração de texto no Google Notícias, utilizando o termo hidrogênio verde, para realizar a análise das publicações com o uso do software Voyant Tools. Os resultados evidenciaram o potencial do Brasil para a produção de hidrogênio verde e destacaram os investimentos para a instalação do Hub de hidrogênio verde no estado do Ceará. No entanto, a mídia não informou à sociedade sobre os possíveis impactos ambientais e sociais da produção de hidrogênio verde. A abordagem seletiva na cobertura de notícias não oferece uma compreensão abrangente dos desafios relacionados à transição energética justa e reforça o poder da mídia na construção de um argumento de ideal desenvolvimentista isento de impactos ambientais e sociais.

Resumo em Espanhol:

Resumen El artículo analiza la narrativa de los medios brasileños en la comunicación sobre la producción de hidrógeno verde en portales de noticias. Se adoptó la metodología de minería de texto en Google Noticias, utilizando el término “hidrógeno verde”, para realizar el análisis de las publicaciones mediante el uso del software Voyant Tools. Los resultados evidenciaron el potencial de Brasil para la producción de hidrógeno verde y destacaron las inversiones destinadas a la instalación del hub de hidrógeno verde en el estado de Ceará. Sin embargo, los medios no informaron a la sociedad sobre los posibles impactos ambientales y sociales de dicha producción. El enfoque selectivo en la cobertura noticiosa no proporciona una comprensión integral de los desafíos asociados a una transición energética justa y refuerza el poder de los medios en la construcción de un discurso desarrollista idealizado, exento de impactos ambientales y sociales.

Resumo em Inglês:

Abstract This article analyzes the narrative of the Brazilian media in the communication about green hydrogen production on news portals. A text mining methodology was adopted on Google News, using the term “green hydrogen” to analyze the publications using the Voyant Tools software. The results revealed Brazil’s potential for green hydrogen production and highlighted investments for implementing the Green Hydrogen Hub in the state of Ceará. However, the media failed to inform society about the possible environmental and social impacts of green hydrogen production. The selective approach in news coverage fails to provide a comprehensive understanding of the challenges related to a just energy transition and reinforces the media’s power in constructing a developmentalist narrative idealized as free from environmental and social impacts.
Artigo
Transição para a economia circular no setor metalúrgico: um framework de implantação PROVENSI, TAIS MARCON, MAIARA LAIS SEHNEM, SIMONE MACHADO, NELSON SANTOS

Resumo em Português:

Resumo Este estudo tem por objetivo propor um framework teórico para implantação da economia circular no setor metalúrgico, destacando os processos necessários para tal. Práticas circulares e de governança alinhadas ao framework ReSOLVE foram mapeadas junto às empresas do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, por meio de pesquisa documental e aplicação de uma survey. Um estudo de caso múltiplo foi conduzido com três empresas do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que já adotam a economia circular, com as quais aplicaram-se entrevistas. A partir do benchmarking foi elaborado o framework teórico, considerando o reconhecimento da realidade de uma indústria metalúrgica, na qual foi efetuada visita técnica e realizada entrevista com o diretor administrativo. Os processos fundamentais para a transição para a economia circular compreendem o engajamento dos líderes e da alta direção; sensibilização, capacitação e engajamento dos colaboradores; identificação de gaps no processo produtivo; monitoramento de indicadores; e comunicação e transparência com os stakeholders. Os achados revelam que o setor metalúrgico apresenta potencial para geração de novos negócios circulares a partir do reaproveitamento de aparas de materiais metálicos. O estudo contribui com a proposição de um framework aplicável, cujas diretrizes podem ser utilizadas por gestores que desejam avançar rumo à circularidade.

Resumo em Espanhol:

Resumen El objetivo de este estudio es proponer un marco teórico para la implementación de la economía circular en el sector metalúrgico, destacando los procesos necesarios para ello. Las prácticas circulares y de gobernanza alineadas con el marco ReSOLVE se mapearon con empresas del Índice de Sostenibilidad Corporativa (ISE B3) mediante la investigación documental y la aplicación de una encuesta. Se llevó a cabo un estudio de casos múltiples con tres empresas del ISE B3 que ya han adoptado la economía circular, con las que se realizaron entrevistas. A partir del benchmarking, se elaboró el marco teórico, teniendo en cuenta el reconocimiento de la realidad de una industria metalúrgica, en la cual se realizó una visita técnica y una entrevista con el director administrativo. Los procesos fundamentales para la transición a la economía circular incluyen el compromiso de los líderes y la alta dirección; la sensibilización, formación y compromiso de los empleados; la identificación de lagunas en el proceso de producción; el seguimiento de los indicadores; y la comunicación y transparencia con las partes interesadas. Las conclusiones muestran que el sector metalúrgico tiene potencial para generar nuevos negocios circulares a partir de la reutilización de chatarra. El estudio contribuye proponiendo un marco aplicable cuyas directrices pueden ser utilizadas por los gestores que deseen avanzar hacia la circularidad.

Resumo em Inglês:

Abstract This study proposes a theoretical framework for implementing the circular economy in the metallurgical sector, highlighting the necessary processes for such implementation. Circular practices and governance aligned with the ReSOLVE framework were identified within B3 listed companies in the Corporate Sustainability Index through documentary research and a survey. A multiple case study and interviews were conducted with three B3 Corporate Sustainability Index companies already adopting the circular economy. Based on benchmarking, a theoretical framework was developed, considering the reality of the metallurgical industry, for which a technical visit and interview with the administrative director were conducted. The fundamental processes for transitioning to the circular economy include the engagement of leaders and top management; awareness, training and engagement of employees; identification of gaps in the production process; monitoring indicators; and communication and transparency with stakeholders. The study contributes to the proposal of an applicable framework that managers can use to advance toward circularity.
ARTIGO
Revelando o papel das redes baseadas em identidade e calculativas como um meio de promover um ecossistema empreendedor no contexto de uma economia emergente SILVA, JOÃO PAULO MOREIRA GUIMARÃES, LILIANE DE OLIVEIRA INÁCIO JÚNIOR, EDMUNDO CARVALHO, RODRIGO BARONI DE

Resumo em Português:

Resumo A abordagem do Ecossistema Empreendedor [EE] tornou-se uma tendência entre praticantes e formadores de políticas públicas, mas sem o necessário aprofundamento teórico. A abordagem relacional dos EE, por sua vez, é uma forma de se compreender os EE por meio de sua rede de relações. Assim, este estudo teve como objetivo analisar como os empreendedores utilizam as redes para o desenvolvimento de seus negócios, e por conseguinte, qual é o papel das redes na formação e consolidação do EE local. A pesquisa possui caráter qualitativo, utilizando-se estudo de caso comparado entre empreendedores e programas de fomento ao empreendedorismo. Foram utilizadas análise de conteúdo e também análise de redes sociais em formato exploratório. Os resultados demonstraram que as redes identitárias e as redes calculativas, formadas após a interação com atores relevantes do EE são importantes para o desenvolvimento das empresas e também do ecossistema. Duas contribuições são apontadas: (i) a demonstração de como brokers podem não realizar efetivamente brokering, como no acesso a investimentos pelas empresas estudadas e (ii) a presença de atores particulares das redes identitárias no momento de desenvolvimento de redes calculativas, como familiares e amigos, fato que pode impactar o pleno desenvolvimento das empresas e caracterizar-se como um aspecto específico de EE em economias emergentes. Contribuições práticas aos formuladores de políticas públicas também são debatidas.

Resumo em Espanhol:

Resumen El enfoque de los ecosistemas emprendedores (EE) se ha convertido en una tendencia entre los profesionales y los formuladores de políticas públicas, pero sin la profundidad teórica necesaria. En cambio, el enfoque relacional de los EE es una forma de entenderlos a través de su red de relaciones. El objetivo de este estudio fue analizar cómo los emprendedores utilizan las redes para desarrollar sus negocios y el papel que desempeñan las redes en la formación y consolidación de los EE locales. La investigación fue cualitativa y empleó un estudio comparativo de casos de emprendedores y programas de fomento al emprendimiento. Los métodos de investigación incluyeron el análisis de contenido y el análisis exploratorio de redes sociales. El estudio reveló que las redes identitarias y las redes calculadoras, que se forman tras interactuar con actores relevantes del EE, desempeñan un papel crucial en el desarrollo de las empresas y del ecosistema. Se destacan dos contribuciones: (i) la demostración de cómo los intermediarios pueden no intermediar eficazmente, como en el acceso a las inversiones por parte de las empresas estudiadas y (ii) la presencia de determinados actores de las redes identitarias a la hora de desarrollar redes calculadoras, como familiares y amigos, un hecho que puede afectar al pleno desarrollo de las empresas y caracterizarse como un aspecto específico del EE en las economías emergentes. También se discuten las contribuciones prácticas para los formuladores de políticas públicas.

Resumo em Inglês:

Abstract The Entrepreneurial Ecosystem [EE] approach has become a trend among practitioners and policymakers but without the necessary theoretical depth. In contrast, the relational approach to EEs is a way of understanding EEs through their network of relationships. This study analyzes how entrepreneurs employ networks to develop their businesses and their role in forming and consolidating local EEs. This qualitative research employed a comparative case study of entrepreneurs and entrepreneurship support programs. The research methods included content analysis and exploratory social network analysis. The study revealed that identity-based networks and calculative networks, which are formed after interacting with relevant EE actors, play a crucial role in the development of companies and the ecosystem. Two contributions are highlighted: (i) the demonstration of how brokers may not be effectively brokering, as in the access to investments by the companies studied, and (ii) the presence of particular actors from identity networks when developing calculative networks, such as family and friends, which may affect the full development of companies and can be characterized as a specific aspect of EE in emerging economies. Practical contributions to public policymakers are also discussed.
ARTIGO
O corpo como mercadoria: um estudo no baixo meretrício de Belo Horizonte PEREIRA, JEFFERSON RODRIGUES PAIVA, KELY CÉSAR MARTINS DE SOUSA, CAISSA VELOSO E

Resumo em Português:

Resumo O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as relações de troca e comércio do corpo e sua transformação simbólica numa zona de baixo meretrício da cidade de Belo Horizonte. As referências conceituais abarcam 2 tópicos: de um lado, consumo e corpo consumido; de outro, preço, valor e troca no contexto da prostituição. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, contou com 39 entrevistas em profundidade, cujos dados foram submetidos à análise do discurso, pela qual se chegou a 2 interdiscursos: precariedade social e eficiência produtiva. O primeiro promove e facilita a transformação do corpo da prostituta em mercadoria, sendo vendido a preços negociáveis, dependendo dos serviços adicionais incluídos no programa, como qualquer outro produto, porém considerando que o preço difere do valor - este, individual e carregado de simbolismos. Apelos visuais, auditivos e táteis relativos ao produto, quer pelo próprio corpo, quer por objetos tabus, se mostram úteis nesse comércio, em que a negociação e a efetivação da compra precedem o consumo, implicando um descarte de caráter temporário.

Resumo em Espanhol:

Resumen El objetivo de este estudio es identificar y analizar las relaciones de intercambio y comercio del cuerpo y su transformación simbólica en una zona de prostitución de la ciudad de Belo Horizonte. Las referencias conceptuales abarcan 2 temas: por un lado, el consumo y el cuerpo consumido; por otro, el precio, el valor y el intercambio en el contexto de la prostitución. La investigación cualitativa de campo incluyó 39 entrevistas en profundidad, cuyos datos se sometieron al análisis del discurso, dando lugar a dos interdiscursos: la precariedad social y la eficiencia productiva. El primero promueve y facilita la transformación del cuerpo de la prostituta en una mercancía, vendida a precios negociables, dependiendo de los servicios adicionales incluidos en el programa, como cualquier otro producto, pero considerando que el precio difiere del valor ‒este, individual y lleno de simbolismo‒. Los atractivos visuales, auditivos y táctiles relacionados con el producto, ya sea a través del propio cuerpo o de objetos tabú, son útiles en este comercio, en el que la negociación y la compra propiamente dicha preceden al consumo, lo que implica una disposición temporal.

Resumo em Inglês:

Abstract This study aims to identify and analyze the exchange relationships and commercial dynamics surrounding the body and its symbolic transformation within a low-end prostitution zone in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. The conceptual framework addresses two main themes: first, the consumption of the body as a commodity; second, the notions of price, value, and exchange in the context of prostitution. The qualitative research involved 39 in-depth interviews, with the data analyzed through discourse analysis, resulting in two overarching discourses: social precariousness and productive efficiency. The former facilitates the commodification of the prostitute’s body, sold at negotiable prices depending on additional services, much like any other product. However, price differs from value, which is personal and laden with symbolism. Visual, auditory, and tactile elements, whether related to the body itself or taboo objects, play a role in this market, where negotiation and purchase precede consumption, implying temporary use and disposal.
ARTIGO
O desperdício de conhecimento no centro das discussões em instituições de ensino superior: uma análise quantitativa KLEIN, LEANDER LUIZ RIBEIRO, DESIRÉE PRATI VIEIRA, KELMARA MENDES MATHEIS, TAIANE KEILA

Resumo em Português:

Resumo O objetivo deste artigo é avaliar o nível de desperdício de conhecimento nas instituições de ensino superior. O delineamento teórico deste trabalho foi orientado essencialmente pela escala de desperdício de conhecimento validada por Klein et al. (2023), divididos em quatro categorias: desperdício de conhecimento explícito, retenção de conhecimento tácito, superespecialização e talento subutilizado. Uma pesquisa quantitativa do tipo survey foi realizada por meio da aplicação de questionário. A população-alvo deste estudo são os funcionários das instituições de ensino superior. Obteve-se uma amostra de 837 respostas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e multivariada, aplicando-se testes t e análise de variância. Dentre os principais resultados desta pesquisa, pode-se destacar que nas instituições de ensino superior públicas há médias mais elevadas para as quatro categorias de desperdício de conhecimento estudadas. Quanto aos cargos ocupados nas instituições de ensino superior, constatou-se que os técnicos administrativos apresentaram médias mais elevadas em termos de desperdício de superespecialização e talentos subutilizados.

Resumo em Espanhol:

Resumen El objetivo de este artículo es evaluar el nivel de desperdicio de conocimiento en las instituciones de educación superior (IES). El esquema teórico de este trabajo se guió esencialmente por la escala de desperdicio de conocimiento validada por Klein et al. (2023), dividida en cuatro categorías: desperdicio de conocimiento explícito, retención de conocimiento tácito, superespecialización y talento subutilizado. La investigación cuantitativa tipo encuesta se realizó mediante la aplicación de un cuestionario. La población objetivo de este estudio fueron los empleados de las IES. Se obtuvo una muestra de 837 respuestas. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva y multivariada, aplicando pruebas t y ANOVA. Entre los principales resultados de esta investigación se puede destacar que en las IES públicas existen promedios más altos para las cuatro categorías de desperdicio de conocimiento estudiadas. En cuanto a los cargos ocupados en las IES, se encontró que los técnicos administrativos tuvieron promedios más altos en términos de desperdicio de superespecialización y talento subutilizado.

Resumo em Inglês:

Abstract This paper assesses the level of knowledge waste in HEIs. The theoretical outline of this work was guided by the knowledge waste scale validated by Klein et al. (2023), divided into four categories: explicit knowledge waste, tacit knowledge retention, overspecialization, and underutilized talent. Survey-type quantitative research was carried out through the application of a questionnaire. The target population of this study is the employees of HEIs. A sample of 837 responses was obtained. Data were analyzed using descriptive and multivariate statistics, applying t and ANOVA tests. The results highlight higher averages for the four categories of knowledge waste in public HEIs. It was found that the administrative technicians had higher averages in terms of overspecialization waste and underutilized talent.
ARTIGO
Identidades abandonadas: um estudo sobre a permanência de mulheres líderes em empresas sem perspectivas de ascensão FIGUEREDO, PATRÍCIA MARIA CAVAZOTTE, FLÁVIA

Resumo em Português:

Resumo Esta pesquisa analisa o abandono da identidade de líder (forgone professional identity) por mulheres que exercem a liderança na prática, abordando fatores que favorecem sua permanência em uma empresa na qual não têm perspectivas de ascensão hierárquica e os impactos psicológicos desencadeados pela negação institucional reiterada de suas identidades. O estudo se baseia em entrevistas em profundidade conduzidas com profissionais que vivenciaram essa experiência no setor tecnológico. A análise revela que a acomodação ao contexto é favorecida pela presença de substitutos da identidade de líder e pelo uso de job crafting, tendo o último consequências emocionais ambivalentes. As reiteradas recusas de concessão institucional da identidade de líder suscitam ameaças identitárias sinalizadas por mecanismos de defesa. Essas ameaças abalam a internalização individual dessa identidade, contribuindo para a retenção das profissionais na organização.

Resumo em Espanhol:

Resumen Esta investigación analiza el abandono de la identidad líder (forgone professional identity) por parte de las mujeres que ejercen el liderazgo en la práctica, abordando los factores que favorecen su permanencia en una empresa en la que no tienen perspectivas de ascenso jerárquico y los impactos psicológicos desencadenados por la reiterada negación institucional de sus identidades. El estudio se basa en entrevistas en profundidad realizadas a profesionales que han vivido esta experiencia en el sector tecnológico. El análisis revela que la adaptación al contexto se ve favorecida por la presencia de sustitutos de la identidad de líder y por el uso del job crafting, este último con consecuencias emocionales ambivalentes. Las reiteradas negativas a otorgar institucionalmente la identidad de líder dan lugar a amenazas identitarias señalizadas por los mecanismos de defensa. Estas amenazas socavan la interiorización individual de esta identidad, contribuyendo a la retención de las profesionales en la organización.

Resumo em Inglês:

Abstract This study analyzes the forgoing of leader identity by women who exercise leadership informally, addressing factors that favor their retention in a company where there are no prospects for upward mobility, and the psychological impacts triggered by persistent institutional denial of their identities. The research draws on in-depth interviews with professionals who experienced this in the technology sector. The analysis reveals that acceptance of the contextual constraints was facilitated by the presence of surrogates for the leader identity and by the use of job crafting, the latter having ambivalent emotional consequences. The repeated refusals to formally grant the leader identity to them gave rise to identity threats signaled by defense mechanisms. These threats undermined the individual internalization of this identity, contributing to the long tenure of these professionals in the organization.
ARTIGO
Os sentidos do trabalho no contexto laboral de startups: reflexões sobre paradoxos emergentes SUDÉRIO, ANA RAQUEL SILVA ROCHA SANTOS, ANA CRISTINA BATISTA DOS LIMA, LIA RODRIGUES LESSA DE

Resumo em Português:

Resumo A pesquisa objetiva compreender os sentidos do trabalho emergentes no contexto laboral de startups. Teoricamente, as literaturas sobre startups e sentidos do trabalho são revisadas e os cinco paradoxos sobre sentidos do trabalho, propostos por Bailey et al. grama de Pós (2019), constituem a referência teórica para proposições conclusivas sobre os resultados, após sua análise. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, baseada na escuta em profundidade a oito empreendedores e profissionais que trabalham em startups. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise e interpretação dos núcleos de sentido, tendo emergido os seguintes sentidos: aprendizagem; crescimento e autonomia; valorização das relações; contribuição social; utilidade organizacional. Os cinco paradoxos de Bailey et al. (2019) ensejaram conclusões reflexivas peculiares sobre os sentidos do trabalho em startups, apontando caminhos para estudos futuros.

Resumo em Espanhol:

Resumen La investigación tiene como objetivo comprender el significado del trabajo en el contexto laboral de las startups. Teóricamente, se revisa la literatura sobre startups y los significados del trabajo, y las cinco paradojas del significado del trabajo propuestas por Bailey et al. (2019) constituyen la referencia teórica para las proposiciones conclusivas sobre los resultados después de su análisis. Metodológicamente, se trata de un estudio cualitativo, exploratorio-descriptivo, basado en entrevistas en profundidad con ocho emprendedores y profesionales que trabajan en startups. Los datos se analizaron utilizando la técnica de análisis e interpretación de núcleos de significado, y surgieron los siguientes significados: aprendizaje; crecimiento y autonomía; valorización de las relaciones; contribución social; utilidad organizacional. Las cinco paradojas de Bailey et al. (2019) condujeron a conclusiones reflexivas únicas sobre el significado del trabajo en las startups, señalando direcciones para estudios futuros.

Resumo em Inglês:

Abstract The research aims to understand meaningful work in startups. Theoretically, the literature on startups and meaningful work are reviewed, and the five paradoxes of meaningful work proposed by Bailey et al. (2019) constitute the theoretical reference for conclusive propositions on the results after their analysis. This qualitative, exploratory-descriptive study is based on in-depth interviews with eight entrepreneurs and professionals working in startups. The data were analyzed using the technique of meaning core analysis and interpretation, and the following factors emerged: learning; growth and autonomy; importance of interpersonal relationships; social contribution; and organizational utility. The five paradoxes of Bailey et al. (2019) led to unique reflective conclusions about meaningful work in startups, pointing to directions for future studies.
ARTIGO
Estratégia como prática em indústrias criativas: passado e futuro da produção acadêmica CALASANS, ROBERTO GUANABARA DAVEL, EDUARDO PAES BARRETO

Resumo em Português:

Resumo A estratégia como prática se expande e consolida, cada vez mais, nas pesquisas em administração. Embora ainda dispomos de raros estudos desenvolvidos nas indústrias criativas, a estratégia como prática apresenta um significativo potencial de crescimento e contribuição nesse campo. Este artigo consiste em uma revisão sistemática da produção acadêmica sobre estratégia como prática no campo das indústrias criativas. A revisão identificou, selecionou e analisou publicações acadêmicas, sustentando a classificação das principais abordagens metodológicas utilizadas, bem como a categorização teórica sobre relevâncias, concepções, ausências e desafios na pesquisa sobre estratégia como prática nas indústrias criativas. Outros resultados da pesquisa envolvem a discussão de contribuições cruzadas entre esses campos do conhecimento e de perspectivas para renovar o futuro de sua produção acadêmica.

Resumo em Espanhol:

Resumen La estrategia como práctica se expande y consolida cada vez más en la investigación sobre administración. Aunque todavía hay pocos estudios sobre las industrias creativas, la estrategia como práctica tiene un importante potencial de crecimiento y contribución en este campo. Este artículo consiste en una revisión sistemática de la producción académica sobre la estrategia como práctica en las industrias creativas. La revisión identificó, seleccionó y analizó publicaciones académicas que apoyan la clasificación de los principales abordajes metodológicos utilizados, así como la categorización teórica de relevancia, concepciones, ausencias y desafíos en la investigación sobre estrategia como práctica en las industrias creativas. Otros resultados de la investigación implican la discusión de contribuciones cruzadas entre estos campos de conocimiento y perspectivas para renovar el futuro de su producción académica.

Resumo em Inglês:

Abstract Strategy as practice is increasingly expanding and consolidating in management research. Although there are still few studies on the creative industries, strategy as practice has significant potential for growth and contribution in this field. This article systematically reviews academic production on strategy as practice in the creative industries. The review identified, selected, and analyzed academic publications, supporting the classification of the main methodological approaches used and the theoretical categorization of relevance, conceptions, absences, and challenges in research on strategy as practice in the creative industries. Other research results involve the discussion of cross-contributions between these fields of knowledge and perspectives for renewing the future of their academic production.
ARTIGO
Contribuições da sociomaterialidade aos estudos organizacionais baseados na teoria do agir comunicativo: possibilidades de diálogos entre Jürgen Habermas e Karen Barad SILVA, ANA ELIZA FERREIRA ALVIM DA SALTARELLI, ELIZA PINTO NARCISO ALCÂNTARA, VALDERÍ DE CASTRO BRITO, MOZAR JOSÉ DE

Resumo em Português:

Resumo A proposta deste ensaio é identificar as possíveis contribuições de uma perspectiva teórica baseada na sociomaterialidade para os estudos organizacionais que se apoiam em conceitos habermasianos. Especificamente, contrastamos o Novo Materialismo de Barad com os conceitos habermasianos mais recorrentes nos estudos organizacionais: agir comunicativo, esfera pública, mundos da vida e do sistema. Identificamos os pontos em que a obra teórica de Habermas fica aberta ao diálogo com a perspectiva sociomaterial, e estruturamos um quadro com os principais pontos de aproximação e distanciamento entre as propostas de Habermas e Barad, especificando as possibilidades de integração em pesquisas no âmbito dos Estudos Organizacionais. As análises desenvolvidas indicam a possibilidade de incorporação de perspectivas sociomateriais aos estudos empíricos baseados na Teoria do Agir Comunicativo e em suas principais ideias correlatas.

Resumo em Espanhol:

Resumen El propósito de este ensayo es identificar las posibles contribuciones de una perspectiva teórica basada en la sociomaterialidad a los estudios organizacionales que se basan en los conceptos de Habermas. Específicamente, contrastamos el Nuevo Materialismo de Barad con los conceptos habermasianos más recurrentes en los estudios organizacionales: acción comunicativa, esfera pública y los mundos de la vida y del sistema. Identificamos los puntos en los que la obra teórica de Habermas se abre al diálogo con la perspectiva sociomaterial y estructuramos un marco con los principales puntos de aproximación y distanciamiento entre las propuestas de Habermas y Barad, especificando las posibilidades de integración en la investigación en el ámbito de los Estudios Organizacionales. Los análisis desarrollados indican la posibilidad de incorporar perspectivas sociomateriales en los estudios empíricos basados en la teoría de la acción comunicativa y en sus principales ideas relacionadas.

Resumo em Inglês:

Abstract This essay aims to identify the potential contribution that a theoretical perspective based on sociomateriality can offer to organizational studies based on Jürgen Habermas’ concepts. We work specifically with one of the theoretical strands that contemplate sociomateriality - New Materialism based on Barad - and with the most recurrent Habermasian concepts, such as communicative action, the public sphere, worlds of life, and the system. We identify that Habermas’ theoretical work is open to dialogue with the sociomaterial perspective and outline a framework highlighting the main points of convergence and divergence between Habermas and Barad’s proposals, specifying the possibilities for integration. Overall, the analyses argue that it is possible to incorporate sociomaterial perspectives into empirical studies involving the Theory of Communicative Action and the main related ideas.
ESTUDO DE CASO & ENSINO
DuLocal: os desafios de uma startup de impacto social positivo APOLINARIO, RAISSA HELENA PAIVA PEDRO, SAMARA DE CARVALHO CARLOS, ED DE ALMEIDA IIZUKA, EDSON SADAO

Resumo em Português:

Resumo Felipe teve contato com o conceito de sustentabilidade durante sua trajetória acadêmica e, ao longo da jornada profissional, resolveu empreender um modelo de negócio que gerasse impacto socioambiental positivo crescente e diretamente ligado à parte econômica do negócio. Direcionando seus desafios e etapas profissionais de modo a acumular expertise e bagagem, conseguiu estruturar uma startup de alimentação plant based, com um modelo de negócio que o levasse a atingir um impacto socioambiental positivo. Quando conseguiu investimentos para continuar escalando sua startup em busca do necessário crescimento, veio um obstáculo inesperado: a pandemia de covid-19. A partir daí, alguns desafios foram surgindo: como chegar a um ponto de equilíbrio financeiro e fazer o negócio se sustentar? É mais importante manter o negócio funcionando, mesmo que se tenha de abdicar de alguns dos propósitos de impacto positivo? Com base nesse caso dinâmico e complexo, o que você faria no lugar do jovem empreendedor social?.

Resumo em Espanhol:

Resumen Felipe entró en contacto con el concepto de sostenibilidad durante su carrera académica y, a lo largo de su trayectoria profesional, decidió emprender un modelo de negocio que generase un impacto socioambiental positivo creciente y directamente vinculado a la vertiente económica del negocio. Dirigiendo sus retos y pasos profesionales de forma que acumulara conocimientos y experiencia, consiguió estructurar una startup de alimentación vegetal con un modelo de negocio que lo llevara a lograr un impacto socioambiental positivo. Cuando consiguió inversión para seguir escalando la startup en busca del crecimiento necesario, surgió un obstáculo inesperado: la pandemia de COVID-19. A partir de entonces, surgieron una serie de retos: ¿cómo alcanzar un punto de equilibrio financiero y hacer sostenible el negocio? ¿Es más importante mantener el negocio en marcha, aunque haya que renunciar a algunos de los propósitos de impacto positivo? A partir de este caso dinámico y complejo, ¿qué harías en el lugar del joven emprendedor social?

Resumo em Inglês:

Abstract Felipe encountered the concept of sustainability during his academic career, and throughout his professional journey, he decided to start a business model that would generate a growing positive socio-environmental impact directly linked to the economic side of the business. Directing his challenges and professional steps to accumulate expertise and experience, he managed to structure a plant-based food startup with a business model that would lead him to achieve a positive socio-environmental impact. When he secured investment to continue scaling his startup in search of the necessary growth, an unexpected obstacle came up: the COVID-19 pandemic. From then on, several challenges arose: how could he reach a financial break-even point and make the business sustainable? Is it more important to keep the business running, even if you have to give up some of the positive impact purposes? Based on this dynamic and complex case, what would you do in the place of the young social entrepreneur?
ESTUDO DE CASO & ENSINO
O buraco é mais embaixo: uma questão de decisão e responsabilidade socioambiental ROSSONI, RENATA LUIZA DE CASTILHO ROSSONI, ANDRÉ LUIS LIMA, MANOLITA CORREIA BERTE, ERICA

Resumo em Português:

Resumo Este caso de ensino, por meio da atuação da Sra. Ferreira, presidente da consultoria da R&C Ambiental, apresenta o desastre socioambiental imputado à Braskem, que ocorreu em Maceió em 2018. O objetivo do caso é aprimorar a compreensão dos estudantes sobre a gestão socioambiental e a responsabilidade social corporativa dentro do contexto de tomada de decisão estratégica. Sob a liderança da Sra. Ferreira, a R&C Ambiental é incumbida de auxiliar a Braskem na mitigação dos danos ambientais ocorridos e na restauração de sua imagem corporativa, que sofreu danos com a imputação do desastre socioambiental. O caso foi elaborado com base em dados secundários obtidos em jornais e websites, incluindo o website oficial da Braskem. É indicado para cursos de graduação e pós-graduação que focam em gestão estratégica, reparação e responsabilidade social corporativa. O caso destaca a importância de compreender os impactos socioambientais das empresas e o papel destas na promoção da sustentabilidade. Está estruturado em: descrição do caso, diretrizes de aplicação, referências bibliográficas e anexos com material de apoio para aplicação do caso.

Resumo em Espanhol:

Resumen Este caso de enseñanza presenta, mediante la Sra. Ferreira, presidenta de la consultoría R&C Ambiental, el desastre socioambiental ocurrido en Maceió en 2018, imputado a Braskem. El objetivo del caso es mejorar la comprensión de los estudiantes sobre la gestión socioambiental y la responsabilidad social corporativa dentro del contexto de la toma de decisiones estratégicas. Bajo el liderazgo de la Sra. Ferreira, R&C Ambiental tiene la tarea de asistir a Braskem en la mitigación de los daños ambientales sufridos y en la restauración de su imagen corporativa, empañada por la imputación del desastre socioambiental. El caso se elaboró utilizando datos secundarios obtenidos de periódicos y sitios web, incluyendo el sitio oficial de Braskem. Es adecuado para cursos de pregrado y posgrado que se centran en gestión estratégica, reparación y responsabilidad social corporativa. El caso resalta la importancia de comprender los impactos socioambientales de las empresas y su papel en la promoción de la sostenibilidad. La estructura del caso consta de una descripción del caso, pautas de aplicación, referencias bibliográficas y anexos con material de apoyo para la aplicación del caso.

Resumo em Inglês:

Abstract This teaching case illustrates Ms. Ferreira, president of R&C Environmental Consulting, presenting the socio-environmental disaster that occurred in Maceió in 2018, which is attributed to Braskem. The case aims to enhance students’ understanding of socio-environmental management and corporate social responsibility within strategic decision-making. Under Ms. Ferreira’s leadership, R&C Environmental is tasked with assisting Braskem in mitigating the environmental damage incurred and restoring its corporate image, which is tarnished by the attribution of the socio-environmental disaster. The case was developed using secondary data obtained from newspapers and websites, including Braskem’s official website. This program is suitable for undergraduate and graduate courses focusing on strategic management, reparation, and corporate social responsibility. This case highlights the importance of understanding companies’ socio-environmental impacts and their role in promoting sustainability. The case structure comprises a case description, application guidelines, bibliographic references, and annexes with supporting materials for the case application.
ESTUDOS DE CASOS & ENSINO
Qual é a cara do respeito? Práticas de gestão da diversidade na experiência de uma paciente travesti no sistema público de saúde MONTEIRO, ADRIANA KIRLEY SANTIAGO MESQUITA, RAFAEL FERNANDES DE PANIZA, MAURÍCIO DONAVAN RODRIGUES SANTOS, JUUARA JUAREZA BARBOSA DOS

Resumo em Português:

Resumo O objetivo deste caso de ensino é evidenciar a necessidade de as organizações terem práticas concretas, intersetoriais e formalizadas na área de gestão da diversidade e inclusão, a fim de haver um tratamento digno a todos os públicos de relacionamento, em particular clientes. Com base em dados obtidos em observações e entrevistas, o caso relata a experiência de uma paciente travesti ao acessar uma unidade hospitalar pública e os desdobramentos ocorridos pela falta de preparo dos profissionais para lidar com questões de diversidade. Desse modo, alguns dilemas de gestão podem ser abordados com a aplicação do caso, estando os principais ligados a como tornar as práticas mais inclusivas e como lidar com a transfobia ou a violência de parte dos profissionais de saúde. O caso se aplica, sobretudo, à área de gestão de pessoas, mas também é possível ser aplicado em disciplinas da área de gestão em saúde e gestão pública, por retratar uma situação ocorrida no Sistema Único de Saúde. Por consequência, o caso evidencia que os esforços para tornar as organizações mais inclusivas devem ser interdisciplinares. As escolas de negócios demandam cada vez mais instrumentos para o ensino de práticas de gestão inclusivas. Embora o caso esteja centrado num marcador social da diversidade - a identidade de gênero -, as reflexões podem inspirar práticas de gestão para outros públicos socialmente construídos como diversos.

Resumo em Espanhol:

Resumen El objetivo de este caso didáctico es destacar la necesidad de que las organizaciones cuenten con prácticas concretas, intersectoriales y formalizadas en el ámbito de la gestión de la diversidad y la inclusión, con el fin de tratar con dignidad a todas las partes interesadas, en particular a los clientes. A partir de datos obtenidos en observaciones y entrevistas, el caso relata la experiencia de una paciente travesti al acceder a un hospital público y las consecuencias de la falta de preparación de los profesionales para tratar cuestiones de diversidad. De esta forma, con la aplicación del caso se pueden abordar algunos dilemas de gestión, vinculados los principales a cómo hacer las prácticas más inclusivas y cómo lidiar con la transfobia o la violencia por parte de los profesionales de la salud. El caso se aplica sobre todo al área de gestión de personas, pero también puede aplicarse a disciplinas del área de gestión sanitaria y gestión pública, ya que retrata una situación ocurrida en el Sistema Único de Salud. Como resultado, el caso muestra que los esfuerzos para que las organizaciones sean más inclusivas deben ser interdisciplinarios. Las escuelas de negocios demandan cada vez más herramientas para enseñar prácticas de gestión inclusiva. Aunque el caso se centre en un marcador social de la diversidad -la identidad de género-, las reflexiones pueden inspirar prácticas de gestión para otros públicos socialmente construidos como diversos.

Resumo em Inglês:

Abstract This teaching case aims to highlight the need for organizations to have concrete, intersectoral, and formalized practices around diversity and inclusion management, to treat all stakeholders, particularly customers, with dignity. Based on data obtained from observations and interviews, the case reports on the experience of a travesti patient when accessing a public hospital and the consequences of the lack of preparation of professionals to deal with issues of diversity. Thus, some management dilemmas can be addressed with the application of the case, the main ones being how to make practices more inclusive and how to deal with transphobia or violence on the part of health professionals. The case applies above all to the area of people management, but it can also be applied to disciplines around health management and public management, as it portrays a situation that occurred in the Public Health System. As a result, the case shows that efforts to make organisations more inclusive must be interdisciplinary. Business schools are increasingly demanding tools for teaching inclusive management practices. Although the case is centred on a social marker of diversity—gender identity—the reflections can inspire management practices for other audiences socially constructed as diverse.
location_on
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro