Open-access Ansiedade e depressão entre gestantes atendidas em Unidade de Saúde da Família: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:  verificar a prevalência e os fatores associados à ansiedade e depressão em gestantes atendidas em consulta pré-natal em Unidade de Saúde da Família em município do nordeste brasileiro.

Método:  estudo descritivo transversal, com 81 gestantes, com questionário de perguntas abertas e fechadas e Inventário de Ansiedade e Depressão de Beck. Os dados foram analisados com estatística descritiva e inferencial.

Resultados:  identificou-se que 30 gestantes (37%) apresentaram sintomas de ansiedade de leve a moderada e 18 (23%) sintomas de depressão leve a grave. Houve significância estatística entre depressão e número de pessoas na residência (p=0,033), assim como entre ansiedade e depressão (p<0,001).

Conclusão:  diante do impacto do adoecimento mental no ciclo gravídico-puerperal, é essencial utilizar instrumentos validados para orientar intervenções precoces, promovendo a prevenção de transtornos mentais e a melhoria da qualidade de vida das gestantes.

DESCRITORES:
Gestantes; Ansiedade; Depressão; Cuidado Pré-Natal; Saúde da Família

HIGHLIGHTS

Dentre as gestantes, 37% apresentaram sintomas de ansiedade leve a moderada.

Em 23% dos casos prevaleceram os sintomas de depressão leve a grave.

Houve relação entre depressão e número de pessoas na residência.

location_on
Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro