Open-access Fatores associados à coinfecção tuberculose e vírus da imunodeficiência humana em públicos em situação de vulnerabilidade

RESUMO

Objetivo:  identificar os fatores associados à coinfecção por Tuberculose e HIV em pessoas em situação de rua e privadas de liberdade em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Método:  estudo transversal, analítico, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Tuberculose de Belo Horizonte, 2015 a 2022. Realizou-se a descrição de dados sociodemográficos e clínicos de pessoas em situação de rua e privadas de liberdade. Para a análise dos fatores associados, utilizou-se a Regressão de Poisson.

Resultados:  o uso de drogas foi fator de risco à coinfecção na população de rua. Ter acima de 50 anos contribuiu em 61% para a diminuição da coinfecção nessa população. O estudo não evidenciou os fatores associados à coinfecção nas pessoas privadas de liberdade.

Conclusão:  o estudo identificou os fatores que aumentam a vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, contribuindo, assim, para orientar o cuidado a esse público, jovem e em uso de drogas.

DESCRITORES:
Tuberculose; Vírus da Imunodeficiência Humana; Prisioneiros; Pessoas em Situação de Rua; Vulnerabilidade.

HIGHLIGHTS

Viver nas ruas está associado à coinfecção TB/HIV.

Maiores de 50 anos possuem fator de proteção para TB/HIV.

Usar drogas foi fator de risco para coinfecção TB/HIV.

location_on
Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro