ADSORÇÃO DE NANO WOLLASTONITA NA SUPERFÍCIE DE CELULOSE: EFEITOS NAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DE PLACAS DE FIBRA DE MADEIRA DE MÉDIA DENSIDADE (MDF)

Hamid Reza Taghiyari Roya Majidi Asghar Jahangiri Sobre os autores

RESUMO

Efeitos da adsorção de nano wollastonite (NW) na superfície de celulose foram estudados nas propriedades físicas e mecânicas de placas de fibra de madeira de média densidade (MDF); as propriedades foram então comparadas com aqueles de painéis de MDF sem NW. A amplitude de tamanho de NW foi 30-110 nm. A interação entre NW e celulose foi investigada usando a teoria do funcional da densidade (DFT). Foram efetuados testes físicos e mecânicos em conformidade com as especificações do Iranian Nacional Standard ISIRI 9044 PB tipo P2 (compatível com ASTM D1037-99). Resultados de simulações de DFT mostraram forte adsorção de NW em superfície de celulose. Além disso, propriedades mecânicas demonstraram melhora significativa. A melhoria foi atribuída à forte adsorção de NW na superfície de celulose prevista pela DFT, agregando força e integridade entre fibras de madeira de painéis de MDF com NW. Concluiu-se que NW melhora propriedades mecânicas em painéis MDF como um material compósito de madeira, além de ser eficaz em melhorar a sua condutividade térmica e biológica.

Palavras chave:
Adsorção; Energia de ligação; Fibra de celulose; Nano compósitos; Nano wollastonita

UFLA - Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Lavras - Departamento de Ciências Florestais - Cx. P. 3037, 37200-000 Lavras - MG Brasil, Tel.: (55 35) 3829-1706, Fax: (55 35) 3829-1411 - Lavras - MG - Brazil
E-mail: cerne@dcf.ufla.br