CRESCIMENTO EM VOLUME DE Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze EM TRÊS REGIÕES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL1 1 Parte da Tese de Doutorado do primeiro autor apresentada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Flores- tal da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

VOLUME GROWTH OF Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze IN THREE REGIONS OF RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL

André Felipe Hess Paulo Renato Schneider Sobre os autores

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo estudar o crescimento de volume em função da idade da Araucaria angustifolia, nas regiões do Planalto Médio, Encosta Superior do Nordeste e Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Para isso, foram gerados dados de crescimento por idade por dendrocronologia e ajustadas equações de crescimento. A equação de Backman mostrou-se eficiente com aplicação de variáveis dummy, permitindo identificar diferenças no crescimento para as regiões estudadas, indicando haver à necessidade de equações separadas para cada local, o que permite minimizar erros de estimativas. Os resultados obtidos demonstram que em cada região a espécie apresenta forma e velocidade de crescimento volumétrico diferenciado. Na Serra do Sudeste o incremento médio anual máximo foi de 0,0311 m³, aos 56 anos; no Planalto Médio foi de 0,0198 m³, aos 46 anos; e, na Encosta Superior do Nordeste foi de 0,026 m³, aos 48 anos de idade, indicando um bom potencial de crescimento médio em volume nestas regiões de estudo.

Palavras-chave:
crescimento; regiões fitogeográficas; Araucaria angustifolia

Universidade Federal de Santa Maria Av. Roraima, 1.000, 97105-900 Santa Maria RS Brasil, Tel. : (55 55)3220-8444 r.37, Fax: (55 55)3220-8444 r.22 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: cienciaflorestal@ufsm.br