| HM1 - Uso do espaço da tela |
A interface deve ser projetada de modo que os itens não fiquem nem muito distantes, nem muito presos. Os espaços de margem podem não ser grandes em telas pequenas para melhorar a visibilidade das informações. Quanto mais relacionados forem os componentes, mais próximos eles devem aparecer na tela. As interfaces não devem ser sobrecarregadas com um grande número de itens. |
| HM2 - Consistência e padrões |
O aplicativo deve manter os componentes no mesmo lugar e com a mesma aparência durante toda a interação, para facilitar o aprendizado e estimular a memória de curto prazo do usuário. Funcionalidades semelhantes devem ser executadas por interações semelhantes. A metáfora de cada componente ou recurso deve ser única em todo o aplicativo, para evitar mal-entendidos. |
| HM3 - Visibilidade e fácil acesso a todas as informações |
Todas as informações devem estar visíveis e legíveis, tanto em retrato quanto em paisagem. Isso também se aplica à mídia, que deve ser totalmente exibida, a menos que o usuário opte por ocultá-la. Os elementos na tela devem estar adequadamente alinhados e contrastados. |
| HM4 - Adequação do componente à sua funcionalidade |
O usuário deve saber exatamente quais informações deve inserir em um componente, sem ambiguidades ou dúvidas. As metáforas dos recursos devem ser compreendidas sem dificuldade. |
| HM5 - Adequação da mensagem à funcionalidade e ao usuário |
O aplicativo deve falar o idioma do usuário de maneira natural e não invasiva, para que o usuário não se sinta pressionado. As instruções para a execução das funcionalidades devem ser claras e objetivas. |
| HM6 - Prevenção de erros e recuperação rápida para o último estado estável |
O sistema deve ser capaz de prever uma situação que leve a um erro do usuário com base em alguma atividade já realizada por ele. Quando ocorre um erro, o aplicativo deve avisar rapidamente o usuário e retornar ao último estado estável do aplicativo. Nos casos em que o retorno ao último estado estável é difícil, o sistema deve transferir o controle para o usuário, para que ele decida o que fazer ou para onde ir. |
| HM7 - Facilidade de entrada |
A forma como o usuário fornece os dados pode ser baseada em tecnologias de assistência, mas o aplicativo deve sempre exibir os dados de entrada com legibilidade, para o usuário ter controle total da situação. O usuário deve ser capaz de fornecer os dados necessários de maneira prática. |
| HM8 - Facilidade de acesso a todas as funcionalidades |
Os principais recursos do aplicativo devem ser facilmente encontrados pelo usuário, de preferência em uma única interação. As funcionalidades usadas com mais frequência podem ser executadas por meio de atalhos ou interações alternativas. Nenhuma funcionalidade deve ser difícil de encontrar na interface do aplicativo. Todos os componentes de entrada devem ser facilmente assimilados. |
| HM9 - Feedback imediato e observável |
O feedback deve ser facilmente identificado e compreendido, para que o usuário esteja ciente do status do sistema. As atualizações locais na tela devem ser preferidas às globais, porque essas mantêm o status da interação. A interface deve dar ao usuário a opção de ocultar mensagens que aparecem repetidamente. As tarefas longas devem oferecer ao usuário uma maneira de realizar outras tarefas simultaneamente à tarefa que está sendo processada. O feedback deve ter um bom tom, ser positivo e não pode ser redundante ou óbvio. |
| HM10 - Ajuda e documentação |
O aplicativo deve ter uma opção de ajuda em que sejam especificados os problemas comuns e as formas de resolvê-los. Os problemas considerados nessa opção devem ser fáceis de encontrar. |
| HM11 - Redução da carga de memória do usuário carga de memória do usuário |
O usuário não deve ter que lembrar informações de uma tela para outra para concluir uma tarefa. As informações da interface devem ser claras e suficientes para que o usuário conclua a tarefa atual. |