RESUMO
O artigo analisa como organizações do Terceiro Setor na assistência social no Distrito Federal utilizaram-se de capacidades de gestão inovadoras para lidar com os desafios socioeconômicos e gerenciais surgidos durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022. A pesquisa tem relevância por identificar capacidades que permitiram a intensificação de cooperações e a continuidade na prestação dos serviços nesse setor nos momentos mais críticos da pandemia. Das 11 capacidades de inovação identificadas, a flexibilidade cognitiva, que consiste na habilidade de lidar com novas situações, adaptando-se às mudanças, mostrou-se a mais relevante. O estudo descreve as capacidades de inovação essenciais para a sustentabilidade de instituições do Terceiro Setor e implicações para a gestão nessas organizações, com recomendações para ação de dirigentes. A investigação adotou a abordagem qualitativa por meio de entrevistas em profundidade e posterior análise de conteúdo. O número reduzido de instituições pesquisadas e de entrevistas realizadas impede qualquer generalização de resultados.
Palavras-chave:
capacidades de inovação; Terceiro Setor; inovação em serviços; empreendedorismo social; Covid-19
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