Acessibilidade / Reportar erro
Ciência da Informação, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 1997
  • Informação e globalização:algumas considerações Editorial

    Araujo, Vania M. R. Hermes de
  • Novos serviços de informação e comunicação: um quadro de referência estratégico Artigos

    Dholakia, Nikhilesh; Mundorf, Norbert; Dholakia, Ruby Roy

    Resumo em Português:

    A partir do final da década de 60, a gama de serviços de informação e comunicação disponíveis para consumidores residenciais e usuários comerciais nas nações que contam com tecnologia avançada vem crescendo incessantemente. O futuro desses serviços dependerá das interações estratégicas e estruturais de firmas especializadas em conteúdo, condutores e componentes.

    Resumo em Inglês:

    From the late 1960s onwards, the range of information and communication services available to residential consumers and business users in the technologically advanced nations has been growing. The future of information services will depend on the strategic and structural interactions of firms specializing in content, conduits and components.
  • Pela integração da inteligência competitiva nos Enterprise Information Systems (EIS) Artigos

    Pozzebon, Marlei; Freitas, Henrique M. R. de; Petrini, Maira

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da integração de um módulo de inteligência competitiva (coleta, organização e difusão da informação externa) nos sistemas de informações para o apoio à decisão das empresas, enriquecendo assim os Enterprise Information Systems (EIS). É a efetividade do gerente na busca da identificação ou da antecipação de problemas ou oportunidades, em um cenário de cada vez maiores pressões internas e principalmente externas. O propósito maior é fornecer amplo ambiente de oferta de informações internas e externas, formais e informais, informações sobre as percepções do mercado, informações envolvidas em análises e simulações, enfim, um ambiente integrador das informações disponíveis e relevantes para o sucesso da organização e que crie condições de proatividade para os usuários.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to highlight the importance of the integration of a business intelligence module (collection, organization and difusion of external information) in the information system for decision makers. The objective is to enrich the Enterprise Information Systems, (EIS) helping the search for problems anticipation or even the identification of new opportunities in a scenery of increasing internal and mainly external pressures. The main purpose of this integration is to suply a wide environment of data and information: internal and external, formal and informal, market perception information, information involving analysis and simulation, in short, an environment integrating all relevant information to the success of the organization and giving conditions for users'proactivity.
  • A Internet e o valor da "internetização" Artigos

    Maloff, Joel

    Resumo em Português:

    Em face do crescente volume de informações de interesse empresarial, o artigo apresenta a Internet como ferramenta alternativa para recuperação e acesso a informações estratégicas, pelas empresas que buscam vantagens competitivas. Trata, ainda, da utilização vantajosa de redes corporativas na troca de informação intra e interempresas, exemplificando a redução de custos e/ou aumento de lucratividade decorrentes da boa utilização dessas ferramentas.

    Resumo em Inglês:

    As the volume of business information increase, this paper presents Internet as an alternative tool for strategical information retrieval and access by entrepreneurs who are looking for comparable advantages. Either presents the advantages use of corporative networks in exchanging information intra and inter-enterprises, showing examples of costs reduction and/or revenues raising as consequences of the appropriated use of these tools.
  • La inteligencia empresarial en las pequeñas y medianas empresas competitivas de América Latina: algunas reflexiones

    Cubillo, Julio

    Resumo em Português:

    Neste artigo, desenvolvem-se algumas teses preliminares que, na opinião do autor, podem ser úteis a muitos profissionais da região da América Latina e do Caribe, envolvidos nos trabalhos de geração, processamento, comercialização e administração dos conhecimentos e das informações necessárias às pequenas e médias empresas. Considera-se também que algumas das idéias aqui propostas interessem aos empresários que poderiam beneficiar-se de uma reflexão individual e conjunta com os "trabalhadores do conhecimento e da informação" sobre estes temas na região.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with some questions involving the generation, processing, marketing and management of knowledge and information, oriented to Latin America and the Caribbean small and medium size enterprises, that can be useful for both information professionals and entrepreneurs.
  • O lado perverso da globalização na sociedade da informação Artigos

    Ataíde, Maria Elza Miranda

    Resumo em Português:

    O processo de globalização trouxe uma série de mudanças de paradigmas. Nem todos favoráveis in totum para a sociedade. Este artigo faz uma análise sobre os primeiros resultados dos efeitos da globalização para a sociedade da informação. Traz uma comparação dos estudos de Masuda e Drahos sobre o futuro da sociedade da informação em uma economia globalizada. Enfatiza-se, na conclusão, a importância do preparo profissional e da conscientização da cidadania para enfrentar o perigo de dominação de grupos com o cerceamento ao direito de todos à informação e ao conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    The process of globalization has brought a series of changes of paradigms. Not all of them are in totum favorable to society. This article analyzes the firts results of the effects of globalization upon the information society. It draws a comparison between the studies of Masuda and Drahos about the future the information society in a globalized economy. Emphasis must be laid on the importance of professional training and awareness of citizenship to face the dangers of domineering groups which may block the rights of all to information and knowledge.
  • Valor agregado à informação: da teoria à prática Artigos

    Kielgast, Soeren; Hubbard, Bruce A.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é demonstrar como o valor pode ser agregado à informação. A atual situação de sobrecarga de informação vivenciada por todos nós no trabalho será descrita. Descrever-se-á também um modelo teórico para agregar valor à informação, assim como os modos de aplicação do modelo no DTI Market Service/Dinamarca.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to show how value can be added to information. The current situation of information overload which is experienced by each of us in business will be described. Then a theoretical model for adding value to information will also be described, as though the ways that DTI Market Service/Denmark apllies the model.
  • Serviço de informação e assistência tecnológica para o segmento agroindustrial de alimentos Artigos

    Gontow, Rejane

    Resumo em Português:

    A necessidade de desenvolvimento econômico imposta pela conjuntura atual vem exigir alta demanda de serviços especializados que se proponham a oferecer ao mercado valor agregado a partir da matéria-prima que representa a informação. É de vital importância a possibilidade de assessoria, consultoria e capacitação que este serviço pode oferecer a fim de garantir a adoção das recomendações propostas e, fundamentalmente, obter resultados importantes para o cliente e o mercado. Indicadores de desempenho devem ser estabelecidos como ferramenta crítica de gestão, e atenção muito especial deve ser dada à definição quanto ao perfil do gerente de um serviço desse porte. Recomenda-se que seu gerenciamento seja delegado a um empresário de informação, que possa imprimir ao serviço uma capacidade multidisciplinar, na busca da excelência do desempenho.

    Resumo em Inglês:

    The need for economical development, imposed by the present conjuncture, results in a demand for value-added and specialized information services. Therefore, the perspective of offering capacitation and consulting services is of vital importance in order to garantee the adoption of the proposed recommendations and, essentially, important results to the customers and to the market. Performance indicators should be established as a critical management tool and a special attention should be given in defining the manager's profile for this kind of service. It is recommended that an information manager assumes this task to give a multiple-subject capacity to the service, in order to search for the best performance.
  • Demanda de informação pelo setor industrial: dois estudos no intervalo de 25 anos Artigos

    Araujo, Vania M. R. Hermes de; Freire, Isa Maria; Mendes, Teresa Cristina M.

    Resumo em Português:

    Os estudos sobre a demanda de informação dos usuários do setor produtivo industrial tornam-se cada vez mais necessários, à medida que a informação se estabelece como fator/insumo de produção. Neste trabalho, são analisados, comparativamente, dois estudos em nível nacional, separados por um intervalo de tempo de 25 anos. Neles, pode-se observar semelhanças e diferenças, sendo possível distinguir quais os tipos de informação mais relevantes para o setor industrial, nas respectivas etapas históricas. Ambos os estudos foram promovidos mediante cooperação entre o setor público e o setor privado, por suas entidades representativas.

    Resumo em Inglês:

    As information is increasingly becoming an important input to the production process, more studies about the demand of information by the industrial sector are needed. This paper analyses two studies carried on within a period of 25 years, through the cooperation between the public and private sectors. The similarities and the differences between them are presented, and the main information demanded by the industrial sector revealed by each one are stressed.
  • Perfil do profissional de informação tecnológica e empresarial Artigos

    Montalli, Katia Maria Lemos

    Resumo em Português:

    O presente artigo investiga, junto à Rede de Núcleos de Informação Tecnológica do PADCT, junto ao Sistema de Informação do Sebrae e ao da CNI-CAMPI's, o sexo, a escolaridade e a preferência de formatos de oferta de cursos de especialização. Do universo total, 69,2% de respostas foram tabuladas. Existe uma pequena superioridade masculina quanto ao número de profissionais de informação tecnológica empresarial, sendo que mais da metade deles tem graduação completa. É bastante reduzido o número de profissionais com mestrado e doutoramento. Administração e economia formam as áreas de origem mais freqüentes desses profissionais. O formato preferido para cursos de especialização é de um mês, intervalo de três, outro mês, seqüencialmente até o final da carga horária. Para cursos de curta duração, a preferência é que sejam oferecidos em período integral. Conclui-se também que existe uma demanda potencial para programas de mestrado e doutorado. Sugere-se a criação de, pelo menos, um curso de especialização em informação tecnológica empresarial por região, além de maiores investimentos em capacitação de recursos humanos. Sugere-se ainda a realização de pesquisas sobre o impacto dos egressos dos cursos de especialização oferecidos pela UFSC e UFMG e que as investigações sejam realizadas por sistemas de informação.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates sex, level of education and the prefered way to offer programs of graduation, among the three main systems of information for business/industry in Brazil: PADCT, Sebrae and CNI. It concludes that there is a minor majority of male, that more than a half of them have finished the undergraduation level - Management and Economics being the original areas - however it concludes that there are very short number of professionals with M.Sc. and Ph.D. degrees. It also concludes that they prefer to be trained in courses of 2 months intervals between each one month of class. It makes suggestions on trainings and research for those dealing with these type of information professionals qualification.
  • Pesquisa de demanda por informação tecnológica pelo setor produtivo Documentos

    Resumo em Português:

    A Pesquisa de Demanda por Informação Tecnológica pelo Setor Produtivo, surgida no âmbito da Subcomissão de Informação Tecnológica do Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica da Indústria (PACTI) e realizada em 1996, busca identificar as necessidades de informação por parte do setor industrial, com o objetivo de suprir as instituições/centros provedores de informação tecnológica com dados acerca do mercado demandante para que estes possam adequar melhor os seus produtos e serviços.
  • Experiencia española en el diseño de políticas de información y documentación

    Román Román, Adelaida

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o histórico da experiência espanhola na formulação de políticas de informação e documentação, concluindo pela necessidade de programas específicos para a área, por parte do governo, a despeito dos estímulos provenientes das políticas adotadas pela União Européia.

    Resumo em Inglês:

    Evolution of the spanish experience in the design of information and documentation policies. Analysis os today's challenges that are being faced by Spain points to the need of new governmental programs, nevertheless all the positive impacts of the European Union' policies in the field of information.
  • Estudio sobre necesidades, demanda y uso de información de productores de leche ovina y/o caprina

    Poggi, Silvia Beatriz Arano; Pereyra, Ana Gabriela Díaz; Maiche, Paulina Szafran

    Resumo em Português:

    Realiza-se um estudo das necessidades, demanda e uso de informaçao por parte de produtores de leite de ovelha e/ou de cabra, com base num universo de 36 produtores. Selecionaram-se aqueles indicadores que permitem elaborar um perfil destes produtores como usuários potenciais de informação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário testado, previamente à distribuição, em entrevistas. Apresentam-se os resultados de acordo com os seguintes itens identificados: perfil da comunidade, comportamento informacional, demanda e necessidade. Trata-se de uma pesquisa realizada com o fim de detectar os produtos e serviços de informação necessários para os produtores no desenvolvimento da sua atividade. Incluem-se propostas a respeito.

    Resumo em Inglês:

    A study of needs, demand and use of information of goat and sheep milk producers based on a universe of thirty six producers. There were selected these indicators that allow to make a profile of these producers as potential users of information. The data were obtained through a tested questionnaire in interviews before their distribution. Results are presented according to the items which are wanted to identify: community profile, information behaviour, demand and needs of information. It is an study made with the objective of detecting information products and services needed for the producers to develop their activities. Proposals are included.
  • Fontes de informação sobre companhias e produtos industriais: uma revisão de literatura Comunicações

    Montalli, Katia Maria Lemos; Campello, Bernardete dos Santos

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta as tendências do setor, comparando-as com a situação brasileira, e discute questões vinculadas ao processo de produção, acesso e distribuição das fontes de informação sobre companhias e sobre produtos industriais. Conclui que existem melhoramentos a serem implementados nesse tipo de publicação, sugere a criação de um centro referencial para solucionar a questão da distribuição e acesso a esses tipos de fontes de informação no Brasil e indica, como tendências, o uso de meios eletrônicos e a inserção dos mercados regionais no escopo desse tipo de publicação.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the trends on the subject, according to the literature and compare them with the Brazilian situation; it discusses the process of production, access and distribution of the Information Sources on Companies e Industrial Products. The conclusion indicates that improvements are necessary, and suggests the creation of a Referral Information Centre to solve the issues of distribution and access of this type of information sources, in Brazil. With regard to trends, it indicates the use of electronic formats in the production of these sources of information and the incoporation of information from regional markets' countries.
  • Normalização de documentos institucionais Recensões

IBICT SAS, Quadra 5, Lote 6, Bloco H, 70070-914 Brasília DF - Brazil, Tel.: (55 61) 3217-6360 / 3217-6350, Fax: (55 61) 321.6490 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ciinf@ibict.br