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Ciência da Informação, Volume: 32, Número: 1, Publicado: 2003
  • Como incrementar a qualidade dos resultados das máquinas de busca: da análise de logs à interação em português Artigos

    Aires, Rachel Virgínia Xavier; Aluísio, Sandra Maria

    Resumo em Português:

    Com o intuito de avaliar a submissão de consultas em língua natural, especificamente em português, a máquinas de busca na Web, e contrastar com as consultas por palavras-chave, realizou-se um experimento com alunos, professores e funcionários de uma universidade brasileira. Particularmente, analisaram-se as consultas para verificar se os usuários expressavam bem seus objetivos em palavras-chave; como expressariam seus objetivos em língua natural, caso esta possibilidade fosse oferecida; se as consultas em língua natural forneciam informações que pudessem facilitar a recuperação de informação. O pedido de colaboração foi enviado a 440 pessoas de um instituto de computação da universidade. Foram obtidas 63 consultas, correspondentes a 42 objetivos. Observou-se que, para o item a, na maioria dos casos (71,43%), as consultas por meio de palavras-chave não trazem todas as informações declaradas importantes no objetivo; para o item b as consultas foram feitas por meio de perguntas (71,87%), afirmações (18,75%) e ordens (9,37%); e, para o item c todas as perguntas diretas deixavam claro o objetivo da consulta já com a primeira palavra da frase, ou com as duas ou três primeiras, com exceção das iniciadas pela palavra "qual".

    Resumo em Inglês:

    In order to evaluate the use of natural language, specifically Portuguese, in queries of Web search engines, and to contrast it with queries expressed as keywords we carried out an experiment with students and staff of a Brazilian university. Particularly, this experiment was set up to verify: if users convey well their objectives using keywords; b) how users would convey their objectives using natural language if this option was available in search engines; and c) if queries in natural language would improve information retrieval. The data for this experiment were gathered from the response to a consultation via e-mail to students and staff of a Computing Institute of the university (the e-mail message was sent to about 440 people). We gathered 63 queries which corresponded to 42 objectives. The results may be summarized as follows: for item a, most queries (71,43%), using keywords do not bring all the information regarded as important; for item b, the queries were conveyed as questions (71,87%), statements (18,75%) and orders (9,37%); and for item c, all the direct questions made explicit the objective using only the first word of the sentence or using two or three words, except in the case of which-type questions.
  • Elementos intervenientes na tomada de decisão Artigos

    Angeloni, Maria Terezinha

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo analisar os elementos intervenientes na tomada de decisão nas organizações. Trata-se de um estudo teórico que aborda a inter-relação de dado, informação, conhecimento, comunicação e tecnologia da informação como suporte à tomada de decisão. Considerando que não existe uma forma perfeita para a decisão, buscamos seu aperfeiçoamento com a valorização dos bens intangíveis inerentes à sociedade pós-industrial.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to analyze the elements that intervene in decision making in organizations. This is a theoretical study describing the interrelations of data, information, knowledge, communication and technology as elements of support for decision making. Considering that there is not a perfect pattern for decision making, we sought to improve decision making through valuing inherited intangible goods of the post-industrial society.
  • Information literacy: princípios, filosofia e prática Artigos

    Dudziak, Elisabeth Adriana

    Resumo em Português:

    Surgida na literatura em 1974, a information literacy liga-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional. Incorporando habilidades, conhecimentos e valores relacionados à busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento. A information literacy é a própria essência da competência em informação. O objetivo deste trabalho é definir a information literacy a partir do entendimento do conceito, objetivos e práticas relacionadas, com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário. Inicialmente, apresenta-se a evolução do conceito segundo um referencial histórico. Examina-se a information literacy enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado. Define-se a expressão, suas características e objetivos. Discutem-se diferentes concepções de information literacy, segundo três referenciais: informação, conhecimento e aprendizado. Em seguida, são elencados pontos relevantes de atuação de bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma educação voltada para a information literacy. Explorando a information literacy education, evidencia-se a necessidade de construção de um novo paradigma educacional ante a sociedade atual que incorpore a competência em informação.

    Resumo em Inglês:

    Appeared in literature in 1974, the Information Literacy binds the necessity to exercise the domain on the increasing informational universe. Incorporating abilities, knowledge and values related to the search, access, evaluation, organization and diffusion of information and knowledge, Information Literacy is the very essence of the Information Competence. The objective of this work is to define Information Literacy, starting with the understanding of the concept, relational objectives and practices, with emphasis on the educational role of libraries and the librarian. Initially a conceptual evolution is presented according to a historical reference. It also examines Information Literacy as knowledge, skills, and values internal process, connected to information and learning. It defines the expression, its characteristics and objectives. It discusses the different conceptions of Information Literacy, according to three references: information, knowledge and learning, enumerating relevant topics about Information Literacy Education with emphasis on the role of libraries and librarians. By exploring Information Literacy Education, the need of building up a new educational paradigm is pointed out in face of the current society that incorporates the information literacy.
  • A sociedade da informação no Brasil: um ensaio sobre os desafios do Estado Artigos

    Ferreira, Rubens da Silva

    Resumo em Português:

    Aborda os desafios do Estado na consolidação de uma sociedade da informação no Brasil. Esses desafios são representados pelo analfabetismo, pela necessidade de capacitação dos recursos humanos da burocracia do Estado e pela dificuldade do cidadão comum ao acesso às tecnologias de informação. Entende que a sociedade da informação é algo ambivalente para o Estado brasileiro. Ela representa os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento em uma ordem informacional, caracterizada pela velocidade das mudanças no contexto da sociedade contemporânea. Portanto, o Estado precisa elaborar e aplicar políticas públicas comprometidas com a real superação desses desafios, para a construção de uma sociedade da informação mais eqüitativa no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This article treats of the challenges the State faces for consolidating an information society in Brazil. These challenges are illiteracy, the need of developing human resources and the difficulty of any citizen in accessing information technology. Information society is understood as something ambivalen for the Brazilian State. It represents challenges but at the same time opportunities for developing an informational order, characterized by very quick changes in a contemporary society. Therefore, the State has to elaborate and apply relevant public policies for overcoming these challenges in order to build up a more evenly accessible information society in Brazil.
  • Profissional da informação: perfil de habilidades demandadas pelo mercado de trabalho Artigos

    Ferreira, Danielle Thiago

    Resumo em Português:

    Doze empresas de consultoria em recrutamento e seleção de recursos humanos foram estudadas para obter informações acerca da demanda atual do mercado de trabalho. Foram levantadas e analisadas as literaturas sobre o mercado de trabalho, as qualificações profissionais requeridas pelo mercado e as informações obtidas em depoimentos de empregadores. O estudo trouxe quatro conclusões principais: (1) os profissionais devem desenvolver continuamente suas habilidades técnicas típicas de ciência da informação, bem como suas atitudes comportamentais; (2) as potencialidades desses profissionais nem sempre são reconhecidas pelo mercado de trabalho; (3) como conseqüência, não é comum encontrar profissionais da informação ocupando posições superiores como analistas ou gerentes; (4) as causas principais das deficiências são tanto a falta de desenvolvimento dessas habilidades durante o período de formação, quanto a falta de reconhecimento do perfil dos profissionais da informação pelo mercado e da auto-imagem por eles mesmos.

    Resumo em Inglês:

    Research carried through with the objective to contribute with the knowledge about the job market for the Information Professionals, by the analysis of their roles in knowledge organizations. Twelve consulting companies of human resources recruitment and selection were assessed to obtain information about the current job market demand. Additionally, job market literature, professional qualifications required by the market and employers´ statements were collected and analyzed. Four main conclusions were achieved: (1) professionals should continuously develop their technical abilities of typical Information Science as well as their behavioral attitudes; (2) the potentialities of those professionals are not always recognized by the job market; (3) as a consequence, it is not common to find Information Professionals on top level positions as analysts or managers, and (4) the main causes of the above deficiencies are both the lack of development of those abilities during the formation period, as well as the lack of recognition of the Information Professionals´ profile by the market and the self-image by themselves.
  • O olhar da consciência possível sobre o campo científico Artigos

    Freire, Isa Maria

    Resumo em Português:

    O artigo descreve o exercício de tecer, no tear da ciência da informação, uma rede para apreender e explicar um evento de comunicação da informação no campo científico. Como objeto de estudo, foi selecionado o artigo em que G. Wersig e U. Neveling propõem, em 1975, um fundamento social para a ciência da informação. A pesquisa encontrou os indícios de que os autores compartilhavam com outros cientistas uma visão socialista da ciência da informação, fundada na importância da organização da informação científica e tecnológica e de sua comunicação no campo científico. Contudo, os autores foram além da consciência real do seu grupo, ao antever a relevância da informação para todos os grupos sociais na sociedade contemporânea. Nesse contexto, a proposição de uma "responsabilidade social" é retomada como fundamento à práxis dos cientistas da informação e como 'padrão que une' ciência e ética, no campo da ciência da informação.

    Resumo em Inglês:

    The paper describes the act of weaving, in the treadmill of information science, a network to gather and explain information communication event occurred in the scientific field. As study object an article written in 1975 by G. Wersig and U. Neveling was selected proposing a social foundation for information science. The research came across clues that pointed to the fact that the authors shared with other scientists a socialist vision of information science, based upon the importance of the organization of scientific and technological information and its communication to the scientific field. Nevertheless, the authors went beyond the real consciousness of their group, as they foresaw the relevance of the information to all social groups in contemporary society. In such context, the proposition of 'social responsibility' is taken up again as a foundation to the praxis of information scientists and a 'pattern that ties together' science and ethics, in the field of information science.
  • As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação Artigos

    González de Gómez, Maria Nélida

    Resumo em Português:

    Se a origem da ciência da informação está marcada pelas alianças de pós-guerra entre ciência, Estado, sociedade, a pesquisa em questões da informação recebe hoje as demandas de articulação dos três principais eixos de integração e avaliação dos conhecimentos, no Brasil e na América latina: o eixo paradigmático, o eixo corporativo e o eixo territorial.

    Resumo em Inglês:

    If the date for the origin of Information Science is settled as the post-war alliance between Science, State and Society, the research of informational questions requires, now, in Brazil and Latin America, the articulation of three axes of knowledge integration and evaluation: the paradigmatic axis, the corporative axis and the territorial axis.
  • Interfaces entre a ciência da informação e a ciência cognitiva Artigos

    Lima, Gercina Ângela Borém

    Resumo em Português:

    Estudo panorâmico sobre aspectos da ciência da informação (CI) e da ciência cognitiva (CC), apontando recentes contribuições em quatro de suas possíveis interseções: categorização, indexação, recuperação da informação (RI) e interação homem-computador.

    Resumo em Inglês:

    Panoramic study on aspects of Information Science (IS) and Cognitive Science (CS), showing recent contributions in four possible intersections: Categorization, Indexing, Information Retrieval (IR) and Man-Computer Interaction.
  • Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia Artigos

    Loureiro, José Mauro Matheus

    Resumo em Português:

    Análise do museu de ciência público como campo informacional, considerando as condições de produção e disseminação da informação/objeto musealizado nas exposições museais. Estuda a presença de uma ação hegemônica, conforme desenvolvida conceitualmente na obra de Gramsci, nas representações da ciência erigidas nos espaços museológicos científicos.

    Resumo em Inglês:

    This is an analysis of public scientific museum as informational field, taking into consideration the conditions of production and dissemination of information/museum object. It investigates the articulation of Hegemony action, as developed by Gramsci, in the representations of science presented on the scientific museum exhibition.
  • A produção científica da Anped e da Intercom no GT da Educação e Comunicação Artigos

    Mostafa, Solange Puntel; Máximo, Luis Fernando

    Resumo em Português:

    Analisa as literaturas publicadas no período 1994-2001 nos grupos de trabalho da Sociedade Interdisciplinar para os Estudos da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) no tema da comunicação educativa, em que foram analisadas respectivamente 1.023 e 1.049 citações bibliográficas presentes nos trabalhos apresentados. O objetivo da pesquisa foi perguntar quais autores nacionais e internacionais constituem a frente de pesquisa (autores mais influentes) nas duas literaturas e, se possível, visualizar tendências epistemológicas na produção científica. Os resultados apontam o humanismo e as teorias críticas da recepção na Intercom, enquanto na Anped o pós-estruturalismo parece ser a tendência dominante.

    Resumo em Inglês:

    Scientific literature of Intercom and Anped (1998-2001) was analyzed through bibliographic citations in papers presented in the working group 'Communication & Education', respectively 1023 and 1049 citations. Main research questions were: which authors constitute research front in both literatures and what theoretical emphasis they follow? The results point out humanism and critical theories of reception in Intercom while post-structuralism tendencies are dominant in papers presented at Anped.
  • Análise de dinâmica de uso e de desempenho: o caso do web site da Embrapa Monitoramento por Satélite Artigos

    Pierozzi Júnior, Ivo; Gomes, Eliane Gonçalves; Alencar, Maria de Cléofas Faggion; Carvalho, Carlos Alberto de

    Resumo em Português:

    A Embrapa Monitoramento por Satélite, há mais de uma década, utiliza a Internet como meio de difusão de resultados de pesquisa e de interação com clientes, parceiros e usuários. Com intuito de avaliar o uso do web site por esse público e o desempenho do sistema de comunicação eletrônica envolvido, tem-se utilizado o programa Webalizer, que monitora e elabora estatísticas de entradas e saídas do sistema, com base na análise de arquivos de log. Com os indicadores contabilizados pelo programa foi possível avaliar aspectos sobre a origem dos acessos, as ações executadas pelos usuários e sobre aspectos do desempenho do sistema em termos de respostas enviadas às solicitações dos usuários. Os resultados podem possibilitar a remodelagem do web site, de modo a melhorar a dinâmica de interação instituição-usuário e promover o desenvolvimento de uma abordagem própria de análise de logs.

    Resumo em Inglês:

    The Embrapa Satellite Monitoring has used for more than one decade Internet as a dissemination mean of its research results and interaction with clients, partners and web site users. In order to evaluate the web site usage and performance of the e-communication system, a Webalizer software has been used to track and to calculate statistics based on web server log file analysis. The objective of the study is to analyse the data and evaluate the indicators related to the origin of requests (search string, country, time), actions performed by users (entry pages, agents) and system performance (error messages). It will help to remodel the web site design to improve the interaction dynamics and also develop a customised log file analyser.
  • Inteligência competitiva na Internet: um processo otimizado por agentes inteligentes Artigos

    Silva, Helena Pereira da

    Resumo em Português:

    Apresenta a proposta de um processo de inteligência competitiva (IC) na Internet, utilizando agentes inteligentes na tarefa de monitoramento de fontes de informação disponíveis na rede. O processo foi aplicado como projeto-piloto no Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação (IGTI) da Universidade Federal de Santa Catarina. Em seguida, foi verificada a aplicabilidade em mais três estudos de caso. Pode-se afirmar que, pelos casos estudados, foi possível vislumbrar a possibilidade efetiva de utilização do processo proposto em diferentes tipos de organizações. Os resultados ainda confirmam, como proposta, a necessidade de formalização do uso da informação e do processo de gestão da informação nas organizações, bem como a automação do processo por meio de agentes inteligentes.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a competitive intelligence process (CI) in the Internet based on inteligent agents. These agents are responsible for monitoring, gathering and filtering information sources, which are strategic to one organization. The process was applied to a pilot case study at the Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação - IGTI da Universidade Federal de Santa Catarina (Production Engineering Graduate Program, Federal University of Santa Catarina). After that it was verified on three case studies in the following organizations. As a conclusion, it is possible to say that the proposed model can be applied to different organizations. Furthermore, the results clearly show the need to formalize the information gathering and management process in organizations, besides the need to automatize it by using intelligent agents in order to make its operation feasible to the organizations.
  • Efeitos das tecnologias da informação na comunicação de pesquisadores da Embrapa Artigos

    Souza, Maria da Paixão Neres de

    Resumo em Português:

    Estudo realizado com 49 pesquisadores de nove unidades descentralizadas da Embrapa, contemplando dois centros por tema básico, três ecorregionais e quatro de pesquisa por produto (23% das 39 unidades), no período de 1992 a 1997. A coleta de dados foi feita por meio de questionários eletrônicos, com retorno de 75 respondidos (17% do total enviado).Os resultados mostraram melhoria nos contatos entre os pesquisadores, estabelecendo-se extensa rede de comunicação no país e no exterior. Observou-se a ocorrência, ainda em pequena escala, da avaliação e da publicação de trabalhos técnico-científicos em meio eletrônico. Conclui-se que o uso de tecnologias da informação afetou positivamente a comunicação científica do grupo estudado, com maior eficiência na produção, avaliação e difusão do conhecimento e, consequentemente, melhores resultados no campo da pesquisa e do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    This is a study carried out with 49 researcers from nine decentralized units of Embrapa, comprising two centers by basic theme, three ecorregional and four of research by product (23% of the decentralized units), from 1992 to 1997. The data collection was carried out by means of electronic questionnaires, with 75 replies (17% out of the total sent). The results showed an improvement in the contacts among the researchers, setting up a wide network of communication in the country and overseas. Although in a small scale, evaluation and publication of technico-scientific works were carried out by electronic means. The conclusion is that the use of information technologies had a positive influence on the scientific communication of the group studied, having a greater efficiency in production, evaluation and dissemination of knowledge and, therefore, better results in the field of research and development.
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