Acessibilidade / Reportar erro
Ciência da Informação, Volume: 36, Número: 1, Publicado: 2007
  • Estaremos cegos pelo ciclo da inteligência tradicional? Uma releitura a partir das abordagens de monitoramento ambiental Artigos

    Castro, José Márcio; Abreu, Paulo

    Resumo em Português:

    Procura-se identificar a extensão da utilização de abordagens de monitoramento ambiental entre profissionais de inteligência competitiva (IC) e como tais abordagens afetam os ciclos de inteligência. Este estudo é de natureza quantitativa com dados obtidos por meio de questionários junto aos profissionais de IC, a maioria deles, associada à SCIP (Society of Competitive Intelligence Professionals). Como resultado, verificou-se que diferentes abordagens de monitoramento demandam diferentes ciclos de inteligência, sendo o ciclo tradicional adequado apenas a uma das abordagens. Como conseqüência, propõem-se novos ciclos de inteligência para atender a todas as abordagens de monitoramento utilizadas pelas organizações.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates in what extent the competitive intelligence (CI) community makes use of different environmental scanning modes. This study has a quantitative nature and was based on data collected via questionnaires sent to CI professional, being the large majority of them members of the SCIP (Society of Competitive Intelligence Professionals). As an outcome of this study, we propose that different scanning mode calls for different intelligence cycles and that the traditional fits in only one of the scanning modes used by one organization. Consequently, new intelligence cycles are proposed so as to match all scanning modes used by the organizations.
  • Comportamento informacional de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura estrangeira Artigos

    Fialho, Janaina Ferreira; Andrade, Maria Eugênia Albino

    Resumo em Português:

    Apresenta revisão de literatura sobre o comportamento informacional de crianças e adolescentes, enfatizando estudos estrangeiros. Introduz com descrição do campo do comportamento informacional humano, de forma mais geral. Destaca principalmente estudos norte-americanos, além de outros da literatura européia, canadense e australiana. As pesquisas analisadas estão reunidas nos seguintes tópicos ou linhas de pesquisa: o aprendizado dos estudantes através da biblioteca escolar; crianças e adolescentes; a Internet e a busca de informação no cotidiano. Os estudos foram selecionados em virtude do intercâmbio entre pesquisadores estrangeiros e a Escola de Ciência da Informação da UFMG e também do estágio doutoral realizado no Centro para Estudos Internacionais em Bibliotecas Escolares, em New Jersey, Estados Unidos. Além da descrição dos estudos, apresenta suas principais conclusões e/ou recomendações.

    Resumo em Inglês:

    This work presents a review of the literature on the informational behavior of children and adolescents with emphasis on foreign studies, especially from the USA, Europe, Canada and Australia. The works analyzed are grouped in the following topics or research streams: learning through the school library, children and adolescents and the Internet and information use in every-day life. The studies were selected due to the exchange between foreign researchers and the School of Information Studies of UFMG and also to PhD research at the Center for International Scholarship in School Libraries in New Jersey, USA. The description of these studies is followed by a listing of their main conclusions and/or recommendations.
  • Modelagem e avaliação de um sistema modular para gerenciamento de informação na Web Artigos

    Gabrieli, Leandro; Cortimiglia, Marcelo; Ribeiro, José Luis

    Resumo em Português:

    O gerenciamento de informação pode ser identificado como desafio crucial, sobretudo no tocante aos conteúdos de websites e sistemas de informação em ambiente web. Assim, o desenvolvimento de meios e métodos para gerenciamento de conteúdos é tema deste artigo, o qual objetiva, através de um relato de aplicação de pesquisa participativa, apresentar a descrição funcional de um sistema modular para gerenciamento de conteúdos em ambiente web. São discutidos aspectos relacionados com o desenvolvimento do sistema e sua aplicação em 28 websites. Adicionalmente, é apresentada uma avaliação quantitativa com base na satisfação, facilidade de uso percebida, freqüência de uso e importância dos módulos que o compõem. Entre os principais resultados, aponta-se a evidência da flexibilidade da proposta modular e a constatação de que os gestores se mostraram satisfeitos com o sistema, não apresentando dificuldade de uso e obtendo resultados positivos com o uso da ferramenta.

    Resumo em Inglês:

    Information management may be identified as a crucial challenge. This is particularly true when website contents and web-based information systems are addressed. Thus, the development of means and methods for website content management is the subject of this paper. Through a report of an application of a participant research, the functional description of a modular system for website content management is presented. Aspects associated with system development and application at 28 websites are discussed. Additionally, a quantitative evaluation, based on user satisfaction, easiness of use, frequency of use and importance of the different modules is presented. The results confirm the flexibility of the modular system proposed and reveal that: (i) web administrators were satisfied; (ii) they use the modules without noticeable difficulty; and (iii) they get positive results using the system.
  • Biblioteca escolar para la sociedad del conocimiento en España

    García-Quismondo, Miguel; Cuevas Cerveró, Aurora

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del artículo se dirige a describir la transformación de las bibliotecas escolares en CREA (Centros de Recursos para la Enseñanza y Aprendizaje), como modo de cumplir una función eficaz en la Educación para la Sociedad del Conocimiento. El estudio se realiza en el caso español, por lo que se aborda el desarrollo legislativo para comprender la situación actual de las bibliotecas escolares en España, como un estado del arte, para presentar luego el modelo teórico, la definición y aspectos organizativos del CREA. El gran reto es la conversión de la biblioteca escolar en una biblioteca digital educativa, por lo que el artículo analiza las disfunciones de la biblioteca escolar en los nuevos entornos tecnológicos, los problemas que se plantean en la transformación, los elementos sobre los que descansará la transformación, para finalmente presentar una propuesta de los instrumentos actualmente existentes y eficaces para la gestión de contenidos digitales educativos y la organización del conocimiento en la biblioteca digital educativa que será el CREA.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this article is to describe the transformation of school libraries into CREA (Spanish term for Teaching & Learning Resources Centres) as a requirement for them to fulfil an effective function in Education for the Knowledge Society. Approaching the Spanish case, it starts analysing the Spanish legislative framework as a means to understand the current situation of school libraries in the country. Then, it presents a theoretical model, a definition and managerial aspects related to CREA. Considering the conversion of school libraries into educational digital libraries as the biggest challenge, the article also analyses the malfunctions experienced by school libraries in technological environments, the challenges for their transformation and the elements upon which such transformation will be built. It finally presents existing and possible instruments for managing educational digital contents as well as for organizing knowledge in next generation CREA educational digital libraries.
  • Normativas sobre patentes en las universidades españolas

    González-Albo Manglano, Borja; Zulueta García, Maria Ángeles

    Resumo em Espanhol:

    El artículo 20 de la ley 11/86 está dedicado a la regulación de las patentes académicas. En él se establecen los derechos y obligaciones de los inventores y las universidades en relación a las invenciones patentables que surjan dentro de las instituciones españolas de enseñanza superior. Sin embargo, cada universidad puede elaborar un reglamento en el que se adapten las disposiciones de la ley de Patentes a sus propias circunstancias y en el que se regulen la gestión de las solicitudes y posteriores patentes. Este trabajo compara las distintas normativas de patentes de las universidades españolas para tener una visión completa de la regulación interna de este tipo de derechos. Se tratan aspectos tales como los actores implicados, la gestión de las solicitudes, determinación de los gastos, explotación de los derechos, reparto de beneficios, cesión de las patentes y reserva de licencias, etc.

    Resumo em Inglês:

    Section 20 of law 11/86 is about the regulation of academic patents where rights and obligations of inventors and universities are established in relation to the patentable inventions that arise in the Spanish Institutions of Higher Education. Nevertheless, each university can elaborate a regulation in which not only Patent Law Resolutions are adapted to their own circumstances, but also applicants management and later patents are regulated. This article compares the different patent regulations in Spanish universities in order to have an overview of the internal regulation of this kind of rights. Aspects such as the actors involved, applicants management, setting of expenses, rights exploitation, profit sharing, patents cession and licences reserve are considered.
  • A diversidade lingüística da internet como reação contra-hegemônica das tendências de centralização do império Artigos

    Guesser, Adalto

    Resumo em Português:

    A Internet nasceu nos EUA como variação de um projeto militar muito específico. No início, quase a totalidade da comunicação em rede era em língua inglesa, pois a maioria das pessoas envolvidas nos projetos provinha dos EUA, ou de comunidades científicas nas quais o inglês era língua franca. Com o aumento da utilização da Internet em diferentes países, a hegemonia do inglês passou a ser revista. Em 1998, o inglês já havia sofrido queda de 15% do seu total, devido principalmente à proliferação da rede e à produção de conteúdos locais nas línguas nacionais. O presente trabalho busca perceber quais são as causas do crescente aumento de línguas locais na produção da Internet e identificar as formas de reação contra-hegemônica empreendida pelo uso desta ferramenta como campo fértil para a produção e difusão de idéias, informações, conteúdos, conhecimentos e saberes.

    Resumo em Inglês:

    The Internet was born in the USA as a variation of a specific military project. In the beginning, almost all communication of network was in English because most of the people involved in the projects came from the USA, or the scientific communities in which the English language was the lingua franca. With the increasing use of Internet in various countries, English hegemony is now reviewed. In 1998, English had suffered loss of 15% of its total use, mainly due to the proliferation of the network and the production of local content presented in the national languages. The present work seeks to understand what the causes of the growing increase in local languages in Internet production are and identify ways of counter-hegemonic reaction undertaken by the use of this tool as a fertile ground for the production and dissemination of ideas, information, content, and knowledge.
  • Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica Artigos

    Leite, Fernando César Lima; Costa, Sely Maria de Souza

    Resumo em Português:

    A gestão do conhecimento tem se desenvolvido no ambiente das organizações empresariais e tem suas pesquisas e aplicações voltadas para a perspectiva do conhecimento organizacional. No entanto, existem outros contextos nos quais a gestão do conhecimento pode ser estudada, como, por exemplo, o contexto acadêmico, voltado para a perspectiva do conhecimento científico. Independentemente do contexto em que se inserem, os processos de comunicação constituem uma questão fundamental a ser levada em consideração em estudos sobre gestão do conhecimento. Esta pesquisa se propôs a investigar a relação, em nível conceitual, entre a gestão do conhecimento e os processos de comunicação científica, tendo em vista as peculiaridades do contexto e do conhecimento científico. Mais especificamente, referiu-se a uma proposta teórica de construção de um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico, tendo por base os processos de comunicação científica.

    Resumo em Inglês:

    Knowledge management has been developed in the context of enterprises and has its research and applications related to the organisational knowledge perspective. Nevertheless, there are other contexts within which knowledge management can be studied, such as the academic context, which is concerned with the scientific knowledge perspective. Whatever is the context in which knowledge management is studied, communication processes constitute a fundamental issue to be taken into account. This piece of research, therefore, aimed to investigate the relationship between knowledge management and the scholarly communication process at a conceptual level, bearing in mind the peculiarities of the scientific knowledge and the academic context. The study is particularly concerned with a theoretical construction of a conceptual model for the knowledge management in the academic context, having the scholarly communication process as its foundation.
  • Revisitando a "epistemologia social": esboço de uma ecologia sociotécnica do trabalho intelectual Artigos

    Oddone, Nanci

    Resumo em Português:

    Formulado em 1952 pelos pesquisadores e bibliotecários americanos Margaret Egan e Jesse Shera, o conceito de 'Epistemologia Social', que propunha o estudo da produção, do fluxo e do consumo de qualquer tipo de "produto intelectual", teve pouca repercussão e baixa receptividade na literatura especializada da época. Retomando o conceito e relacionando-o a idéias e teorias concebidas por autores contemporâneos como Foucault, Lévy e Latour, o presente trabalho sugere que a 'Epistemologia Social' pode ser entendida como o estudo das relações recíprocas que se estabelecem entre os seres humanos e seu mutante entorno social, cultural e tecnológico, visando à atividade cognitiva, isto é, o ciclo que envolve a produção, a circulação e o uso do conhecimento, caracterizado em sua materialidade como uma ecologia sociotécnica do trabalho intelectual. Assim articulado, tal arcabouço conceitual poderia ser utilizado pela Ciência da Informação como embasamento teórico interessante e pertinente para as pesquisas científicas que a área desenvolve.

    Resumo em Inglês:

    Formulated in 1952 by Margaret Egan and Jesse Shera, two American researchers in the Library Science field, the concept of 'Social Epistemology', envisaging the study of the production, flow and consumption of any sort of "intellectual product", received limited acceptance and was slightly discussed within the specialized literature of that period. Resuming the concept and relating it to ideas and theories conceived by contemporary authors as Foucault, Lévy and Latour, this paper suggests that 'Social Epistemology' might be understood as the study of the reciprocal relations that are established between human beings and their changing social, cultural and technological environment regarding the cognitive activity or, in other words, regarding the cycle of knowledge production, circulation and use, featured in its materiality as a socio-technical ecology of the intellectual labor. Settled in this articulated manner, such a conceptual framework could be adopted by Information Science researchers as a relevant and interesting theoretical foundation for their scientific investigations.
  • O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento Artigos

    Rossetti, Adroaldo; Morales, Aran Bey

    Resumo em Português:

    Embora a Gestão do Conhecimento (GC) seja função comum nas organizações, muitas não têm visão clara de como incorporá-la e transformá-la em vantagem competitiva. A escassez de estudos comprovando que a GC faz diferença no desempenho organizacional, e a cultura, talvez sejam os fatores mais influentes na promoção ou inibição de práticas de GC. Há empresas que usam ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) como fator de competitividade, confundindo-as com GC. Outras acreditam que a TI sozinha possa servir para gerenciar o conhecimento, o que é um equívoco. A razão disso pode estar no surgimento da TI antes da GC, ou na escassez da literatura abordando a função da TI na GC. Daí a falta de clara distinção entre TI e GC que vise à interação adequada entre ambas. O papel principal da TI é dar suporte à GC, ampliando o alcance e acelerando a velocidade de transferência do conhecimento. É identificar, desenvolver e implantar tecnologias que apóiem a comunicação empresarial, o compartilhamento e a gestão dos ativos de conhecimento. A TI desempenha papel de infra-estrutura, a GC envolve aspectos humanos e gerenciais. Este artigo discute a interação entre TI e GC como instrumentos de gestão estratégica e desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Although Knowledge Management (KM) has ordinary function in organizations, many of them still do not have a clear vision on how to incorporate and change it into competitive advantage. The lack of empirical studies that assess the difference of KM in organizational performance, and culture, are perhaps the major factors in GC practical promotion or inhibition. Some companies use Information Technology (IT) tools as competitiveness factor, misunderstanding it as GC. Others believe that IT alone can be used for managing knowledge it is a mistake. The reason for this can be the arising of IT before KM, or the scarcity of literature dealing with IT function in GC. So, there is a lack of clear distinction between IT and KM concerning the appropriate interaction between them. The main IT role is to give support to KM, enlarging its scope and speeding up knowledge transference, as well as to identify, develop and implant technologies that support the enterprise communication, the sharing and management of knowledge assets. IT plays an infrastructure role; the KM involves human and managerial aspects. This paper discusses the interaction between IT and KM as tools that support strategic management and organizational performance.
  • Análisis de modelos de comportamiento en la búsqueda de información

    Hernández Salazar, Patricia; Ibáñez Marmolejo, Martha; Valdez Angeles, Georgina Yuriko; Vilches Malagón, Cecilia

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene como objetivo identificar la delimitación conceptual del comportamiento en la búsqueda de información, a través del análisis de tres modelos fundamentales: Comportamiento en la búsqueda de información de James Krikelas, Proceso de búsqueda de información de Carol C. Kuhlthau y Comportamiento informativo de Tom. D. Wilson. Para la interpretación de los modelos se consideraron tres elementos: principio racional, conceptos básicos y mecanismos de relación del modelo; con la finalidad de identificar sus semejanzas o sus posibles diferencias.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to identify the conceptual delimitation of the information seeking behavior, through the analysis of three fundamental models: Information-Seeking Behavior by J. Krikelas; Theoretical foundation for ISP, by C.C. Kuhlthau; and Model of Information Behavior by T.D. Wilson. Three elements were considerated for interpreting the models: rational principle, basic concepts and model relational mechanisms; the purpose of the interpretation is to identify their resemblances or their possible differences.
  • Proposição de um modelo para avaliar a gestão do conhecimento no processo de desenvolvimento de produtos Artigos

    Silva, Sergio; Rozenfeld, Henrique

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve um modelo de avaliação da gestão do conhecimento (GC) no processo de desenvolvimento de produtos (PDP), focalizado no mapeamento da ocorrência de quatro tipos de conversões do conhecimento nas quatro dimensões do PDP. Melhor desempenho desse processo é obtido por meio de um trabalho integrado com suas quatro dimensões: estratégia; organização; fluxo de informações e atividades; recursos. Em estudo bibliográfico extenso, apoiado pelo estado-da-arte da literatura de GC e PDP, foram encontradas diversas referências que mostram direta (melhores práticas) ou indiretamente (hipóteses) os relacionamentos entre os detalhamentos das dimensões do PDP com as conversões do conhecimento. Apoiado por este estudo, um modelo relacionando a GC com o PDP foi construído, focado na análise e investigação das diversas relações entre conversões e dimensões. O artigo apresenta em detalhes a construção teórica do modelo de avaliação da GC no PDP.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a model of knowledge management (KM) assessment in the product development process (PDP), mainly focused on mapping the occurrence of the four types of knowledge conversion in the four dimensions of PDP. A better performance in the (PDP) is gotten through an integrated work in all of its four dimensions: strategy; organization; information flow and activities; and resources. In an extensive bibliographical study (supported by "state of the art" of KM and PD literature) several references have been found that show direct (best practices) or indirectly (hypotheses) the correlation of one or more deployments of the PDP dimensions with the knowledge conversions. Supported by this study a first model was set up for KM in PDP, structured in the analysis and investigation of the several relationships among conversions and dimensions during this process. This paper will present the detailed theoretical construction of such evaluation method.
  • Desenvolvimento das publicações eletrônicas e as mudanças no sistema de comunicação científica Articles

    Souto, Patricia Nascimento

    Resumo em Português:

    Os novos e alternativos modelos de negócio no sistema de publicação científica no formato digital compõem uma realidade conduzida, na sua maior parte, pelas tecnologias de informação e de comunicação, pelos movimentos para a recuperação do controle das atividades de comunicação científica pela própria comunidade acadêmica e pelas abordagens de acesso aberto ou livre (open access). O modelo de negócio híbrido, o qual combina o acesso aberto e o acesso restrito / pago (toll-access), é um modelo que provavelmente coexistirá. Esse artigo discute as mudanças que as publicações eletrônicas geraram no interrelacionamento entre os atores na cadeia de comunicação científica (interrelacionamento entre editores-pesquisadores, editores-bibliotecas e editores-usuários) e também os impactos gerados nos modelos de negócio no sistema de publicação científica. Em seguida, discutem-se os modelos de negócio que possivelmente podem evoluir e coexistir. Qualquer que seja o modelo de negócios que predomine, será essencial que ocorra profunda mudança cultural nos autores e nas práticas de publicação das instituições, de forma a permitir que o modelo de acesso aberto (ou acesso livre) desenvolva-se e também a possibilitar a consolidação um modelo de negócio adequado e viável para os publicadores tradicionais. Igualmente essencial e visando a sustentar esse cenário em contínua evolução, é a necessidade de mudanças em aspectos externos ao processo de publicação, tais como nas políticas, nos sistemas de recompensa e nas regras institucionais relacionadas 'a comunicação e publicação científicas.

    Resumo em Inglês:

    New and alternative scientific publishing business models is a reality driven mostly by the information and communication technologies, by the movements towards the recovery of control of the scientific communication activities by the academic community, and by the open access approaches. The hybrid business model, mixing open and toll-access is a reality and they will probably co-exist with respective trade-offs. This essay discusses the changes driven by the epublishing and the impacts on the scholarly communication system stakeholders' interrelationships (publishers-researchers, publishers-libraries and publishers-users interrelationships), and the changes on the scientific publishing business models, followed by a discussion of possible evolving business models. Whatever the model which evolves and dominates, a huge cultural change in authors' and institutions publishing practices will be necessary in order to make the open access happen and to consolidate the right business models for the traditional publishers. External changes such as policies, rewarding systems and institutions mandates should also happen in order to sustain the whole changing scenario.
  • Tecnologias da informação e da comunicação e a polêmica sobre direito autoral: o caso Google Book Search Artigos

    Brittes, Juçara Gorski; Pereira, Joanicy Leandra

    Resumo em Português:

    Anotamos, neste trabalho, reflexões sobre as conseqüências das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o direito autoral e sobre os atores do processo informativo. Partimos da lei do direito autoral vigente no Brasil, perguntando-nos como tais normas protegem as obras intelectuais no contexto digital e até que ponto há legalidade e legitimidade na digitalização de livros protegidos, disponibilizados on-line, tomando como exemplo o caso "Google Book Search". Constatamos que a lei atual pouco defende os direitos dos autores e dos leitores, pois se volta para a proteção dos interesses privados comerciais, e que a sociedade civil encontra formas de ampliar o fluxo comunicativo em decorrência da facilidade de reprodução e distribuição de cópias de obras intelectuais proporcionada pelas TICs.

    Resumo em Inglês:

    This paper points out the consequences of the Information and Communication Technologies (ICT) on copyrights and the actors in the information process, based on the current copyright regulations in Brazil, questioning how these norms protect the intellectual production in the digital context and up to what extent there is legitimacy and legal support in making available digitalized copies of protected books, such as in the Google Book Search case. The conclusion is that today the law does not properly protect the rights of authors and readers, as it is focused in the protection of private commercial interests, and that civil society finds ways to enlarge the communicative flow as a result of the easy access to reproduction and distribution of copies of intellectual work enabled by the ICTs.
  • A gestão do conhecimento esportivo: a experiência da biblioteca da Seme Recensão

    Botelho, Maria Antonia; Monteiro, Ana Maria; Valls, Valéria

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta conceitos relativos a informação, conhecimento, serviços de informação, gestão da informação e do conhecimento e relaciona as iniciativas de gestão da informação esportiva no Brasil. Contextualiza a importância do esporte para a cidade de São Paulo, com destinação de recursos orçamentários e políticas públicas, situa e descreve as competências da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo (Seme). Apresenta detalhadamente a biblioteca: história, acervo e características de suporte ao processo de gestão do conhecimento da Seme.

    Resumo em Inglês:

    This study brings definitions related to knowledge, information services, information and knowledge management and lists the initiatives of sporting information management in Brazil. Describes the importance of the sports for the City of São Paulo in the context of public politics and budget resources, situates and describes the competencies of the Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação of the City of São Paulo - Seme. Introduces, in detail, the Library: story, collection and relevant activities related to the process of knowledge management from Seme.
  • Base de dados de informações jornalísticas sobre a Amazônia: ciência, tecnologia e meio ambiente - BDIJAm: em busca da qualidade Recensão

    Rodrigues, Anderson; Silva, Ana Rosa

    Resumo em Português:

    Apresenta a avaliação da qualidade da Base de Dados de Informações Jornalísticas sobre a Amazônia: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - BDIJAm. O estudo integra o Projeto Temáticas Amazônicas: Dossiês Comentados e Qualidade da Informação sobre Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, do Museu Paraense Emílio Goeldi. Foram aplicados questionários aos usuários para identificação dos pontos positivos e possíveis lacunas do serviço. Como principais resultados foram apontadas a relevância dos temas da Base e a necessidade de se desenvolver ações que visem aperfeiçoar a estrutura de recuperação da informação. Conclui que toda base de dados deve ser continuamente aperfeiçoada e os usuários consideram a BDIJam um instrumento de suma importância para a sociedade como recurso de preservação da memória social da Amazônia.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the evaluation of quality of the Database of Press Information about Amazon: Science, Technology and Environment (Brazilian acronym: BIDJAm). This study is part of the project "Amazonian Themes: Annotated Reports and Information Quality about Science, Technology and Environment", proposed by Museu Paraense Emílio Goeldi. Such data was obtained by the application of a questionnaire submitted to its users aiming at identifying positive aspects and possible gaps in the service. Main results pointed to the relevance of themes in the database as well as to the need of developing actions in order to improve the structure for information recovery. In conclusion, this present study realized that all database must be continuously improved as for BDIJam users consider it of great relevance to society as a tool of preservation of Amazon's social memory.
  • Inteligência, informação e conhecimento Relatos De Experiência

    Angeloni, Maria Terezinha
  • Interfaces digitais na educação: alucinações consentidas Relatos De Experiência

    Macedo, Neusa Dias de
IBICT SAS, Quadra 5, Lote 6, Bloco H, 70070-914 Brasília DF - Brazil, Tel.: (55 61) 3217-6360 / 3217-6350, Fax: (55 61) 321.6490 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: ciinf@ibict.br