Resumos
O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.
CEFAM; Licenciatura; Educação Matemática; Projeto Pedagógico
This paper has as its focus the effect of a previous pedagogical experience on those taking a Math teacher's preparation undergraduate course. CEFAM (a Brazilian specific project that has as its main goal the preparation of future elementary teachers) is previous experience, and the Math teacher's preparation undergraduate course is one developed at UNESP (Bauru - SP - Brazil). The methodological approach is qualitative. Procedures of analysis were based on students' discourses, looking for convergences and divergences in their meanings.
Teacher's Education; Mathematics Education; Pedagogical Directress
ARTIGOS
Formação de professores de matemática: um estudo sobre a influência da formação pedagógica prévia em um curso de licenciatura1
Math teacher's preparation: some remarks on the influences of previous pedagogical formation in an undergraduate course
Luzia Aparecida de SouzaI; Antonio Vicente Marafioti GarnicaII
IÀ época, estudante da Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro
IIProfessor do Departamento de Matemática da UNESP de Bauru e dos programas de pós-graduação da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da UNESP de Rio Claro. E-mail: vgarnica@travelnet.com.br
RESUMO
O presente texto tem como objetivo discutir a influência da formação pedagógica prévia em um curso específico de Licenciatura em Matemática. Como instância prévia de formação este artigo considera o CEFAM, e o curso de Licenciatura em foco é o da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru. O enfoque metodológico é nitidamente qualitativo, tendo sido os procedimentos analíticos pautados no estudo de convergências e divergências detectadas nos discursos dos estudantes-depoentes.
Unitermos: CEFAM, Licenciatura, Educação Matemática, Projeto Pedagógico.
ABSTRACT
This paper has as its focus the effect of a previous pedagogical experience on those taking a Math teacher's preparation undergraduate course. CEFAM (a Brazilian specific project that has as its main goal the preparation of future elementary teachers) is previous experience, and the Math teacher's preparation undergraduate course is one developed at UNESP (Bauru SP Brazil). The methodological approach is qualitative. Procedures of analysis were based on students' discourses, looking for convergences and divergences in their meanings.
Keywords: Teacher's Education, Mathematics Education, Pedagogical Directress.
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Artigo recebido em abril de 2003 e selecionado para publicação em janeiro de 2004.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Set 2009 -
Data do Fascículo
2004
Histórico
-
Recebido
Abr 2003 -
Aceito
Jan 2004