Acessibilidade / Reportar erro

A dimensão comunicativa de uma exposição de objetos técnicos

The communicative dimension of a technical objects exhibit

Resumos

O presente trabalho discute algumas tendências dos museus de ciências e tecnologia. Inicialmente, é apresentada uma pequena introdução histórica dos museus de ciência no mundo contemporâneo, a fim de situar a presença dos espaços museográficos interativos com uma nova função de comunicação. Finalmente, por meio da análise de pequenos diálogos durante uma visita a uma exposição de objetos técnicos, refletimos sobre a negociação de significado do diálogo possível entre um objeto de exposição e o visitante.

museus de ciências; objeto técnico; objeto de exposição


This article discusses new approaches for science and technology museums. Firstly, we do a brief historic introduction about science museums and how they provide interactive museographic space. The goal is to make a new communication approach. Finally, through the analysis of the dialogues during the visit to the technical objects exhibit we seek insight into the negotiation through dialogue between the exhibit and the public.

science museums; technical object; exhibits


A dimensão comunicativa de uma exposição de objetos técnicos

The communicative dimension of a technical objects exhibit

Silvania Sousa do NascimentoI; Paulo Cezar Santos VenturaII

IProfessora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (DMTE - FAE/UFMG). E-mail: silsousa@fae.ufmg.br

IIProfessor de Ensino Médio e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Lactea - Cefet-MG). E-mail:

pcventura@deii.cefetmg.br

RESUMO

O presente trabalho discute algumas tendências dos museus de ciências e tecnologia. Inicialmente, é apresentada uma pequena introdução histórica dos museus de ciência no mundo contemporâneo, a fim de situar a presença dos espaços museográficos interativos com uma nova função de comunicação. Finalmente, por meio da análise de pequenos diálogos durante uma visita a uma exposição de objetos técnicos, refletimos sobre a negociação de significado do diálogo possível entre um objeto de exposição e o visitante.

Palavras-chave: museus de ciências. objeto técnico. objeto de exposição.

ABSTRACT

This article discusses new approaches for science and technology museums. Firstly, we do a brief historic introduction about science museums and how they provide interactive museographic space. The goal is to make a new communication approach. Finally, through the analysis of the dialogues during the visit to the technical objects exhibit we seek insight into the negotiation through dialogue between the exhibit and the public.

Keywords: science museums. technical object. exhibits.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em maio de 2005 e selecionado para publicação em novembro de 2005.

  • BARTHES, R. Le degré zéro de l'écriture. Paris: Editions du Seuil, 1953, 1972.
  • BUTTLER, S. Science and technology museum Leicester University Press: Leicester, 1972.
  • CAILLET, E. A. l'approche du musée, la médiation culturelle Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1995.
  • DAGOGNET, F. Pour l'art d'aujourd'hui: de l'objet de l'art à l'art de l'objet. Paris: Di Voir, 1992.
  • DELACÔTE, G. Savoir apprendre: les nouvelles méthodes. Paris: Editions Odile Jacob, 1996.
  • GARCIA BLANCO, A. Didática del Museo: el descubrimiento de los objetos. Madrid: Ediciones de la Torre, 1988.
  • HOOPER-GREENHIL, E. Museum and gallery education. Leicester (UK): Leicester University Press, 1994.
  • LATOUR, B. Petites leçons de sociologie des sciences. Paris: Editions La Découverte, 1993.
  • MOLES, A. Objet et communication. In: Communications, n. 13, Paris: Seuil, 1969.
  • NASCIMENTO, S. S. et al. Projeto Museu & Escola. Relatório de atividades FaE. UFMG, 2002. (Mimeo).
  • ______.; VENTURA, P. C. S. Mutações na construção dos museus de ciências. Pró-Posições, Campinas, v. 12, n. 1, março. 2001.
  • PARREIRAS HORTA, M. L. Educação Patrimonial. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA SOBRE A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL, 1996. p. 12.
  • SCHIELE, B. Les musées scientifiques: tendances actuelles de l'éducation scientifique non formelle. Revue Internationale de l'éducation France, Centre International d'Études Pédagogiques, 14. junho 1997.
  • SHUITEN, F.; PEETERS, B. L'aventure des images. Paris: Editions Autrement, 1996.
  • TIBON-CORNILLOT, M. D'une contribution biologique des techniques. In: ALLIAGE, n. 20 - 21. Anais.., Nice, 1994.
  • TISSERON, S. Comment l'esprit vient aux objets. Paris: Ed. Aubier, 1999.
  • VALDÉS, J. F. Cómo hacer un museo de ciencias. México: Fondo de Cultura Económica, Universidade Nacional Autónoma de México, 1998.
  • VENTURA, P. C. S. La négocioation entre les concepteurs, les objets et les publics dans les musées de téchniques et les salons professionnels. Dijon, France, 2001. Tese (Doutorado) - Université de Bourgogne.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Recebido
    Maio 2005
  • Aceito
    Nov 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br