Acessibilidade / Reportar erro

O significado de aprender para alunos de uma escola agrotécnica

The meaning of learning for students of an agrotechnical high school

Resumos

Este trabalho de pesquisa se propôs a desvelar o significado de "aprender" entre os alunos de uma escola agrotécnica. Como aquilo que se busca compreender são os significados de aprender, fezse necessário ir ao encontro de sujeitos que vivenciam este fenômeno e deles obter-se descrições sobre suas vivências. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica. Os instrumentos que possibilitaram a constituição de dados foram a observação de alunos em situações vivenciadas na sala de aula e entrevistas. Com o objetivo de se desvelar o fenômeno investigado, buscou-se sua estrutura nos discursos, nas descrições ingênuas coletadas, nos acompanhamentos e nas entrevistas, possibilitando-se, assim, o acesso ao vivido. Captada pela escrita e pela fala, as descrições fornecem indicativos de como o sujeito percebe o fenômeno, o que vai se revelando à medida que as descrições são analisadas. Assim, procedeu-se às análises idiográfica e a nomotética. Os significados a que se chegou foram perseguidos num processo de redução fenomenológica. Na busca das convergências e divergências de significados entre os alunos, procurou-se evidenciar os invariantes e as categorias que expressam aspectos relevantes do fenômeno estudado. As convergências a que se chegou evidenciaram significados de aprender que abrangem "o sentido de aprender", as "condições para aprender" e "relações afetivo-relacionais no aprender". Por fim, elaborou-se uma interpretação e uma reflexão a respeito do significado de aprender para os alunos e a relação desse significado com situações vividas em uma escola agrotécnica.

fenomenologia; significado de aprender; escola agrotécnica


This study aimed at revealing the meaning of learning among students of a technical High School. As what was intended to be understood were the meanings of learning, it was necessary to obtain descriptions of the people who were experiencing this phenomenon.. A phenomenological approach was used and the data was comprised of observations and interviews. From these, the structures of the phenomena were described inside the discourses, in the naïve descriptions, in the class observations and in the interviews. From the ideographic and nomothetic analysis of the descriptions, it was possible to obtain hints of how the students understood the phenomena. So, the meanings were obtained in a phenomenological reduction process. In the search of convergences and divergences of meanings among the students, the invariance and the categories that expressed relevant aspects of the phenomena were emphasized. The convergences obtained showed that the meaning of learning encompasses "the sense of learning", the "context of learning" and the "affectiverelational relationship in learning". As a conclusion, a reflection about the meaning of learning for those students and its possible implication to knowledge is suggested.

phenomenology; meaning of learning; agrotechnical school


O significado de aprender para alunos de uma escola agrotécnica1 1 Apoio: Escola Agrotécnica Federal de Cáceres - Mato Grosso, (Capes/ PICDTec).

The meaning of learning for students of an agrotechnical high school

Rita de Cássia Pereira BorgesI; Washington Luiz Pacheco de CarvalhoII

IMestre no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade EstadualPaulista, Campus de Bauru, São Paulo, e Professora de Física da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres - Mato Grosso. E-mail: maribor@usp.br

IIProfessor Adjunto do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia, Campus de Ilha Solteira, e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista, São Paulo. E-mail: washcar@dfq.feis.unesp.br

RESUMO

Este trabalho de pesquisa se propôs a desvelar o significado de "aprender" entre os alunos de uma escola agrotécnica. Como aquilo que se busca compreender são os significados de aprender, fezse necessário ir ao encontro de sujeitos que vivenciam este fenômeno e deles obter-se descrições sobre suas vivências. Como procedimento metodológico, foi utilizada a pesquisa qualitativa na modalidade fenomenológica. Os instrumentos que possibilitaram a constituição de dados foram a observação de alunos em situações vivenciadas na sala de aula e entrevistas. Com o objetivo de se desvelar o fenômeno investigado, buscou-se sua estrutura nos discursos, nas descrições ingênuas coletadas, nos acompanhamentos e nas entrevistas, possibilitando-se, assim, o acesso ao vivido. Captada pela escrita e pela fala, as descrições fornecem indicativos de como o sujeito percebe o fenômeno, o que vai se revelando à medida que as descrições são analisadas. Assim, procedeu-se às análises idiográfica e a nomotética. Os significados a que se chegou foram perseguidos num processo de redução fenomenológica. Na busca das convergências e divergências de significados entre os alunos, procurou-se evidenciar os invariantes e as categorias que expressam aspectos relevantes do fenômeno estudado. As convergências a que se chegou evidenciaram significados de aprender que abrangem "o sentido de aprender", as "condições para aprender" e "relações afetivo-relacionais no aprender". Por fim, elaborou-se uma interpretação e uma reflexão a respeito do significado de aprender para os alunos e a relação desse significado com situações vividas em uma escola agrotécnica.

Palavras-chave: fenomenologia. significado de aprender. escola agrotécnica.

ABSTRACT

This study aimed at revealing the meaning of learning among students of a technical High School. As what was intended to be understood were the meanings of learning, it was necessary to obtain descriptions of the people who were experiencing this phenomenon.. A phenomenological approach was used and the data was comprised of observations and interviews. From these, the structures of the phenomena were described inside the discourses, in the naïve descriptions, in the class observations and in the interviews. From the ideographic and nomothetic analysis of the descriptions, it was possible to obtain hints of how the students understood the phenomena. So, the meanings were obtained in a phenomenological reduction process. In the search of convergences and divergences of meanings among the students, the invariance and the categories that expressed relevant aspects of the phenomena were emphasized. The convergences obtained showed that the meaning of learning encompasses "the sense of learning", the "context of learning" and the "affectiverelational relationship in learning". As a conclusion, a reflection about the meaning of learning for those students and its possible implication to knowledge is suggested.

Keywords: phenomenology. meaning of learning. agrotechnical school.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em março de 2005 e selecionado para publicação em outubro de 2005.

  • BAIRD, J. R.; WHITE, R. T. Metacognitive strategies in the classroom. In: TREAGUST D. F.; DUIT, R.; FRASER, B. J. (eds.) Improving teaching and learning in science and mathematics New York: Teachers College Press, 1996.
  • BECKER, F. Ensino e construção do conhecimento: o processo de abstração reflexionante. Educação e Realidade, v. 18, n. 1, p. 43-52, jan/jun, 1993.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. 364 p.
  • ______. Escola Agrotécnica Federal de Cáceres (MT). Proposta pedagógica, 1999.
  • COLL, C.; ROCHERA, M. J. Estruturação e organização do ensino: as seqüências da aprendizagem. In: COLL C.; PALACIOS, J.; MARCHESI; A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. v. 2, pt. IV, cap. 20, p. 333-352.
  • GARNICA, A. V. M. Educação, matemática, paradigmas, prova rigorosa e formação do professor. In: BICUDO, M. A .V.; CAPPELLETTI, I. F. (orgs.) Fenomenologia uma visão abrangente da Educação São Paulo: Olho D'Água, 1999. p. 105-154.
  • GREUEL, M. da V. Reflexão e meditação. Chão e Gente, n. 22, fev. 1997.
  • HEIDEGGER, M. Um discurso comemorativo. Tradução de BICUDO, M. A. V. In: Leoldianvm, Revista de Estudos e Comunicações, v. X, n. 28, Santos: ago. 1983.
  • MARTINS, J.; BICUDO, M. A. V. A pesquisa qualitativa em psicologia: fundamentos e recursos básicos. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1994. 110p.
  • MACHADO, V. de M. Ensino de ciências na escola de 1º grau: visão de ciências veiculada pelos alunos. São Paulo, 1989. Dissertação (Mestrado em educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989.
  • NEVES, M. C. D. Uma perspectiva fenomenológica para o professor em sua expressão do: "O que é isto, a ciência? Campinas, 1991. Tese (Doutorado em Educação - Área de concentração: Psicologia Educacional) Universidade Estadual de Campinas, 1991.
  • SIERRA, B.; CARRETERO, M. Aprendizagem, memória e processamento da informação: A psicologia cognitiva da instrução. In: COLL C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. v. 2, pt. I, cap. 8, p. 122-137.
  • 1
    Apoio: Escola Agrotécnica Federal de Cáceres - Mato Grosso, (Capes/ PICDTec).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2005

    Histórico

    • Recebido
      Mar 2005
    • Aceito
      Out 2005
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br