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Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970

Science teaching: curriculum innovations in the years 1950-1970

O trabalho analisa aspectos produtores de significados curriculares para a disciplina escolar Ciências durante as décadas de 1950/70: as políticas internacionais e nacionais que influenciaram a educação brasileira; as mudanças curriculares que marcaram a disciplina no âmbito de um 'movimento renovador'; as ações curriculares expressas em livros didáticos. Com base em estudos sócio-históricos no campo do Currículo e, particularmente, sobre as disciplinas escolares, compreendemos as 'inovações' como construções que resultam de tensões entre o tradicional e o 'novo'. Nessa perspectiva, defendemos que a introdução de conhecimentos ecológicos, nos anos de 1970, na disciplina escolar Ciências, pode ser considerada uma 'inovação' curricular que dialoga com 'tradições' já existentes. Tomando os livros didáticos como materiais curriculares que participam das 'invenções de tradição', percebemos as coleções de Paulo Maurício Silva e Sebastião Rodrigues Fontinha Filho, publicadas no período, trazendo esses conhecimentos ecológicos em meio às influências sofridas pelos padrões e retóricas hegemônicos.

Ensino de Ciências; Currículo; História das Disciplinas; Ecologia


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