1. Em que fase da meiose ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e para que esse pareamento é importante? |
(a) Zigóteno: garante a possibilidade de variabilidade genética. (b) Paquíteno: garante a formação de células-filhas geneticamente idênticas à célula-mãe. (c) Diplóteno: garante a variabilidade dos gametas. (d) Diacinese: garante a separação dos cromossomos não homólogos. (e) Leptóteno.: garante a duplicação do DNA, indispensável a esse processo |
(a) |
2. A formação de tétrades no pareamento cromossômico possibilita um fenômeno denominado? |
(a) Quiasma. (b) Cromômero. (c) Sinapse. (d) Crossing Over. (e) Cromátides. |
(d) |
3. Além da permuta, a segregação aleatória de cada cromossomo homólogo contribui para o aumento da variabilidade genética dos gametas formados. Qual seria a variabilidade introduzida pela segregação aleatória dos cromossomos humanos (número diploide de cromossomos = 46)? |
Resposta discursiva |
A segregação independente poderá produzir quatro tipos diferentes de gametas. Portanto, o número de combinações possíveis pode ser expresso por 2n, sendo n o número de pares de cromossomos da espécie. Para a espécie humana, por exemplo, que possui 23 pares de cromossomos, a possibilidade é de 223, ou seja, 8,4 x 106 tipo de gametas (CARVALHO; RECCO-PIMENTAL, 2013). |
4. Durante a fase de diplóteno, é possível observar determinados pontos onde as cromátides estão cruzadas. Esses pontos são chamados de: |
(a) Quiasmas. (b) Bivalentes. (c) Cromômeros. (d) Tétrades. (e) Sinapse cromossômica. |
(a) |
5. Qual o conteúdo de DNA de um óvulo? |
Resposta discursiva |
23 cromossomos. |
6. A formação do zigoto é composto por células geneticamente iguais ou diferentes? Comente sua resposta. |
Resposta discursiva |
São diferentes, pois, quando ocorre a fusão dos gametas, a primeira célula formada é o zigoto, que terá metade dos cromossomos de origem paterna e outra metade dos cromossomos de origem materna. |
7. Que assuntos relacionados a embriologia, histologia, fisiologia, genética e/ou biologia molecular teriam sido favorecidos por mais conhecimentos ou melhor compreensão da meiose? |
Resposta discursiva |
|
8. O que você acredita ter sido fator limitante para sua compreensão da meiose e da sua importância? |
(a) Livro didático de difícil leitura. (b) Complexidade do assunto. (c) Não afinidade com a metodologia de ensino adotada. (d) Habilidade do docente em fazê-lo compreender os conceitos. (e) Habilidade do docente em fazê-lo compreender a importância do assunto. |
|
9. Em sua opinião, aulas práticas de meiose em laboratórios ajudam a absorver o assunto? |
( ) Sim. ( ) Não. |
|
10. Em sua opinião, estratégias de ensino, como simuladores online, que, interagindo com você, simulassem as fases da meiose, ajudá-lo-iam a absorver melhor o assunto? |
( ) Sim. ( ) Não. |
|
11. Para você, estratégias de ensino manuais, como montagem de instrumentos com fios e cordas, simulando as fases da meiose, ajudá-lo-iam melhor que a forma online? |
( ) Sim. ( ) Não |
|
12. Para você, uma revisão teórica do assunto que não conseguiu absorver, orientada por um professor, seria melhor que as demais estratégias citadas? |
( ) Sim. ( ) Não |
|