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Editorial

EDITORIAL

Neste primeiro número de 2006, Ciência & Educação traz oito artigos relacionados a temáticas envolvendo ensino experimental, educação para a saúde, educação ambiental, ensino não formal, formação de professores de Biologia e de Matemática e uso da linguagem e escrita no ensino de Ciências. No primeiro artigo, La epistemología de Reichenbach aplicada al desarrollo de trabajos prácticos contextualizados (TPC), os autores descrevem pesquisa analisando a opinião de alunos de Engenharia sobre uma metodologia de ensino aplicada ao ensino de laboratório de Física e inovam, ao experimentar contextualizar as temáticas relacionando aspectos históricos, epistemológicos, didáticos e tecnológicos do conhecimento.

Em O ensino da digestão-nutrição na era das refeições rápidas e do culto ao corpo, as autoras questionam a ineficácia das práticas desenvolvidas por professores de Ciências Biológicas para resolver um problema atual de saúde pública: a obesidade entre crianças, jovens e adultos. Propõem mudanças no ensino e no tratamento tradicional da temática em sala de aula a fim de despertar posturas reflexivas e críticas diante das transformações sociais em curso e de nossas necessidades biológicas no que se refere à alimentação e saúde.

A investigação sobre a prevalência de enteroparasitores em coletores de lixo de um município mineiro e as representações de tabalhadores sobre os riscos desse problema à saúde são a temática do artigo Coletores de lixo e enteroparasitoses: o papel das representações sociais em suas atitudes preventivas.

A participação de museus na contribuição para a geração de atitudes e comportamentos orientados para um futuro sustentável é a proposta do artigo: La atención a la situación de emergencia planetaria en los museos de Ciencias: el inicio de un cambio necesario, no qual os autores destacam o exemplo notável do trabalho desenvolvido por dois museus franceses, que começaram a incorporar de forma clara e extensa - não meramente incidental - a atenção à atual situação de emergência planetária.

Os três próximos artigos deste número tratam da formação de professores de Biologia e de Matemática. No primeiro, envolvendo a formação inicial de professores e intitulado A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de Biologia, as autoras analisam a prática de ensino de um docente universitário pela observação de aulas teóricas e práticas de uma disciplina científica, a Fisiologia, cursada por licenciandos de Biologia, e de entrevistas com os licenciandos. No segundo artigo, os autores interpretam uma experiência de formação continuada que envolveu professores de Ensino Fundamental de uma escola pública e licenciandos de Biologia, a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos. No terceiro artigo, O professor de Matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular, os autores refletem sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de Matemática, mediante análise de tarefas desenvolvidas por um docente visando atingir objetivos curriculares definidos sobre a questão da gestão curricular.

A análise de relatos de profissionais que utilizaram análise textual discursiva como ferramenta de pesquisa é tema do último artigo deste número, intitulado Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Os autores concluem por argumentar que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

Bauru, São Paulo, abril de 2006.

O editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
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