Acessibilidade / Reportar erro

Mudança na Atividade Pedagógica de Professores de Matemática em Formação Inicial a partir da Compreensão do Conteúdo

Resumo:

Esse artigo tem como objetivo investigar as mudanças causadas na atividade pedagógica de professores de Matemática em formação inicial ao compreenderem o conteúdo matemático como um dos elementos que constituem a sua atividade. Os sujeitos de pesquisa foram dez professores que durante o processo participaram de um experimento formativo que teve a duração de um ano letivo. Dentre os resultados destacamos a compreensão de que os conteúdos devem ser vistos como conjuntos de conhecimentos científicos de uma disciplina, em nosso caso da Matemática e, que são constituídos social e historicamente, objetivando-se como produtos da experiência social e histórica humana, considerados essenciais para a promoção do desenvolvimento do sujeito durante a atividade pedagógica do professor.

Palavras-Chave:
Formação inicial do professor; Ensino de matemática. Contextualização do conteúdo; Atividades pedagógicas

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br