Acessibilidade / Reportar erro

O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos

The teaching of Natural Sciences and citizenship under the optics of teachers inserted in the fast learning program EYA - Education of Youths and Adults

Resumos

O presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos - no aspecto referente à interface ensino Ciências Naturais e cidadania. Serviu ainda para identificar as principais dificuldades encontradas na prática desses docentes para a formação de alunos-cidadãos, assim como revelar a atual situação do ensino de Ciências Naturais no referido programa. Para tanto, foram entrevistados 19 professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais nas turmas de 5ª a 8ª série, inseridas no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA, em escolas públicas municipais de Aracaju, SE. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada e a análise de documentos, com enfoque qualitativo.

educação; cidadania; EJA (Educação de Jovens e Adultos); Ciências Naturais


The objective of this study was to know the conceptions of teachers from EYA- Education of Youths and Adults on the teaching of Natural Sciences and Citizenship. It was also used to identify the main difficulties found by the teachers concerning citizenship formation in students, as well as to reveal today's situation for the teaching of Natural Sciences on such program. Therefore, 19 Natural Science teachers from the 5th and 6th grades inserted in EYA's Fast Learning Program were interviewed in public schools of Aracaju, SE. As a data collecting tool, the technique of the semi-structured interview was used, as well as document analysis focusing on quality.

education; citizenship; EYA (Education of Youths and Adults); Nature Sciences


O ensino de Ciências Naturais e cidadania sob a ótica de professores inseridos no programa de aceleração de aprendizagem da EJA - Educação de Jovens e Adultos

The teaching of Natural Sciences and citizenship under the optics of teachers inserted in the fast learning program EYA - Education of Youths and Adults

Patrícia Oliveira SantosI; Josiane dos Santos BispoII; Maria Luiza Rodrigues de A. OmenaIII

ILicencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E-mail: oliveira@ufs.br

IILicencianda em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

IIIProfessora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos professores da EJA – Educação de Jovens e Adultos – no aspecto referente à interface ensino Ciências Naturais e cidadania. Serviu ainda para identificar as principais dificuldades encontradas na prática desses docentes para a formação de alunos-cidadãos, assim como revelar a atual situação do ensino de Ciências Naturais no referido programa. Para tanto, foram entrevistados 19 professores que lecionam a disciplina Ciências Naturais nas turmas de 5ª a 8ª série, inseridas no Programa de Aceleração de Aprendizagem da EJA, em escolas públicas municipais de Aracaju, SE. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada e a análise de documentos, com enfoque qualitativo.

Palavras-chave: educação. cidadania. EJA (Educação de Jovens e Adultos). Ciências Naturais.

ABSTRACT

The objective of this study was to know the conceptions of teachers from EYA- Education of Youths and Adults on the teaching of Natural Sciences and Citizenship. It was also used to identify the main difficulties found by the teachers concerning citizenship formation in students, as well as to reveal today's situation for the teaching of Natural Sciences on such program. Therefore, 19 Natural Science teachers from the 5th and 6th grades inserted in EYA's Fast Learning Program were interviewed in public schools of Aracaju, SE. As a data collecting tool, the technique of the semi-structured interview was used, as well as document analysis focusing on quality.

Keywords: education. citizenship. EYA (Education of Youths and Adults). Nature Sciences.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em junho de 2005 e selecionado para publicação em novembro de 2005.

  • ARRUDA, S. M.; LABURU, C. E. Considerações sobre a função do experimento no ensino de ciências. In: NARDI, R. Educação em ciências da pesquisa à prática docente, 3. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 53-60.
  • BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Saraiva, 1996.
  • ______. Secretaria Municipal de Educação. Educação para jovens e adultos: Proposta curricular 1° segmento. Ministério da Educação/MEC, 2001. p. 5-35; 161-203.
  • ______. Projeto de Aceleração do Ensino Fundamental no segmento de 5ª a 8ª série. Sergipe: Semed/SE, 1998.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1992.
  • DEMO, P. Participação é conquista. São Paulo: Cortez, 1996. p. 176.
  • FREIRE, P.; BETTO, F. Essa escola chamada vida: depoimentos ao repórter Ricardo Kotscho São Paulo: Ática, 1994.
  • GRAÇA, A. O. da. Análise da proposta de educação ambiental desenvolvida na educação de jovens e adultos da Escola Estadual "Jorge Amado", localizada em Nossa Senhora do Socorro - Sergipe. Brasília, 2003. 120f. Monografia (Especialização em Formação de Formadores em Educação de Jovens e Adultos). Faculdade de Educação Universidade Federal de Brasília.
  • KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987.
  • ______. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.
  • MANFREDI, S. M. Política e educação popular 2. ed. São Paulo: Cortez, 1981.
  • MANZINI-COVRE, M. de L. O que é cidadania 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
  • MILAN, Y. M. M. N. O educador como promotor da cidadania. Rev. Educação e Ensino v. 1, n. 1, p. 71-83, mar/ago. 1996.
  • MARTINEZ, V. C. O cidadão de silício Marília: Unesp: Faculdade de Filosofia e Ciências, 1997. p.130.
  • MARTINS, R. B. Educação para cidadania: o projeto político-pedagógico como articulador. In: VEIGA, I. P. A.; REZENDE, L. M. G. de. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 4. Campinas: Papirus, 2001. cap. 3, p. 49-73.
  • PÉREZ, D. G. Formação continuada de professores de Ciências: no âmbito ibero-americano. Campinas: Autores associados, 1996.
  • MELO, M. do R. de. Ensino de Ciências: uma participação ativa e cotidiana, 2000. Disponível em: <http://www.rosamelo.hpg.com.br/>. Acesso em: 8 de abril de 2006.
  • SANTOS, P. R. dos. O Ensino de Ciências e a idéia de cidadania. Mirandum. Ano X. n. 17. 2006.
  • SOARES, M. B. Paulo Freire e a alfabetização: muito além de um método. In: VÓVIO, L. C. et al. Módulo Integrado I - Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos. Sesi: Educação continuada, Formação de Formadores, 2001. Unidade I, p. 38 - 40.
  • TEIXEIRA, P. M. M.; VALE, J. M. F. do. Ensino de Biologia e Cidadania: problemas que envolvem a prática pedagógica de educadores. In: NARDI, R. Educação em ciências da pesquisa à prática docente São Paulo: Escrituras, 2001. Cap. 2, p. 23-39.
  • TOMAZI, N. D. Sociologia da educação São Paulo: Atual, 1997. p. 34-46.
  • VÓVIO, L. C. et al. Módulo Integrado I - Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos. Sesi: Educação continuada, Formação de Formadores. 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    Nov 2005
  • Recebido
    Jun 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br