Resumos
O artigo analisa os processos de produção de conhecimento escolar em aulas de Biologia nas quais um professor trabalha temáticas dentro do contexto das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Traz contribuições para a compreensão de aspectos dos fenômenos das reformas educacionais para os quais se faz cada vez mais necessária a incorporação de outros tipos de conhecimentos culturais, tais como os produzidos nas práticas em aula.
currículo; ensino de biologia; produção de conhecimento escolar
This article analyses the process of school knowledge production in Biology classes by teachers who work themes in a science, technology and society context. It contributes to understand aspects of educational reforms and indicates the necessity of incorporation the diversity of cultural knowledges like those produced in classroom practies.
curriculum; biology teaching; school knowledge production
ARTIGOS
O que foge do olhar das reformas curriculares: nas aulas de biologia, o professor como escritor das relações entre ciência, tecnologia e sociedade
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Professor Assistente Doutor do Departamento de Metodologia de Ensino, Grupo Formar Ciências, Faculdade de
Educação, Unicamp. Campinas, SP (e-mail: acamorim@unicamp.br)
RESUMO
O artigo analisa os processos de produção de conhecimento escolar em aulas de Biologia nas quais um professor trabalha temáticas dentro do contexto das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Traz contribuições para a compreensão de aspectos dos fenômenos das reformas educacionais para os quais se faz cada vez mais necessária a incorporação de outros tipos de conhecimentos culturais, tais como os produzidos nas práticas em aula.
Unitermos: currículo; ensino de biologia; produção de conhecimento escolar
ABSTRACT
This article analyses the process of school knowledge production in Biology classes by teachers who work themes in a science, technology and society context. It contributes to understand aspects of educational reforms and indicates the necessity of incorporation the diversity of cultural knowledges like those produced in classroom practies.
Keywords: curriculum; biology teaching; school knowledge production
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
06 Fev 2012 -
Data do Fascículo
2001