O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico

The science text book in the elementary education – a proposal for zoology contents analysis

Resumos

A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.

avaliação de livros; ensino de Ciências; formação de professores; ensino fundamental


The growing discussion about the quality of Science textbooks has clearly altered the editorial market in the past few years in Brazil. Despite remarkable improvement, a considerable amount of teachers has not yet had access to means for analyzing Science textbooks. In this context, we propose a series of criteria to be used by the teacher when electing the textbook used at junior high schools, using as a model the zoological content. The following topics were considered: theoretical contents, visual information, practical activities and complementary information. Through this study, ee intend to contribute to the debate about the necessity of a stronger involvement of teachers in the process of book choice.

textbook assessment; teachers' education; Science teaching; junior high school


ARTIGOS

O livro didático de ciências no ensino fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico

The science text book in the elementary education – a proposal for zoology contents analysis

Simão Dias VasconcelosI; Emanuel SoutoII

IProfessor Adjunto do Laboratório de Ensino de Zoologia, e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Departamento de Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. e-mail: simao@npd.ufpe.br

IIMestre em Biologia Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil

RESUMO

A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.

Unitermos: avaliação de livros, ensino de Ciências, formação de professores, ensino fundamental

ABSTRACT

The growing discussion about the quality of Science textbooks has clearly altered the editorial market in the past few years in Brazil. Despite remarkable improvement, a considerable amount of teachers has not yet had access to means for analyzing Science textbooks. In this context, we propose a series of criteria to be used by the teacher when electing the textbook used at junior high schools, using as a model the zoological content. The following topics were considered: theoretical contents, visual information, practical activities and complementary information. Through this study, ee intend to contribute to the debate about the necessity of a stronger involvement of teachers in the process of book choice.

Keywords: textbook assessment, teachers' education, Science teaching, junior high school

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em julho de 2002 e selecionado para publicação em março de 2003.

  • BASTOS, F. Construtivismo e ensino de Ciências. In NARDI, R. Questões atuais no Ensino de Ciências Escrituras, 9-25. 2001.
  • BIZZO, N. Intervenções alternativas no ensino de Ciências no Brasil. Anais do VI Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, p. 94-99. 1997.
  • BIZZP, N. A avaliação oficial de materiais didáticos de Ciências para o ensino fundamental no Brasil. Anais do VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, p. 54-58. 2000.
  • BIZZO, N. Reflections upon a national program assessing Science textbooks: what is the importance of content in Science education ? Proceedings of the 10th IOSTE Symposium, Foz do Iguaçu, p. 710-720, 2002.
  • BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Guia de Livros Didáticos: 5a. a 8a. séries Brasília, 599p. 1999.
  • BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Brasília, 436p. 1998
  • FERREIRA, H. R. Reflexões sobre a escolha do Livro Didático. Revista de Ciências da Educação 3:187-199. 2000.
  • HOFLING, E. M. Notas para discussão quanto à implementação de programas de governo: em foco o Programa Nacional do Livro Didático. Educação e Sociedade 70:159-170. 2000.
  • KAWASAKI, C. S. & EL-HANI, C. N. An analysis of life concepts in Brazilian High School Biology textbooks. Proceedings of the 10th IOSTE Symposium, Foz do Iguaçu, p. 101-109, 2002.
  • LIBÂNEO, J. C. Didática. Coleção Magistério - 2o. Grau Cortez Editora, São Paulo, 261p. 1990.
  • MAFFIA, A. M. C.; CRUZ, R. S.; DIAS, L. S. M. & BRAÚNA, R. C. A. Livro didático de Ciências: o real e o idealizado em sua seleção. Anais do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, publicação em CD-ROM. 2002.
  • MASSABNI, V. G.; ARRUDA, M. S. P. Considerações sobre o conteúdo do livro didático de Biologia. Anais do VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, pp. 697-700. 2002.
  • MAYER, M.; CARNEIRO-LEÃO, A. M. A. ; JÓFILI, Z. Os descompassos entre os PCNs e a formação de professores de Biologia. Anais do VII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, pp. 43-47. 2000.
  • PEGORARO, J. L.; SORRENTINO, M. A fauna nativa a partir de ilustrações dos livros didáticos- Ciências e Biologia. Anais do VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, São Paulo, publicação em CD-ROM. 2002.
  • PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar, Porto Alegre: Artmed, 179 p. 2000.
  • SOUTO, E. & VASCONCELOS,, S. D. Conteúdo entomológico nos livros de Ciências: contribuições da avaliação oficial de materiais didáticos.  Anais do VIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, São Paulo, publicação em CD-ROM. 2002.
  • TRIVELATO JR., J. Um obstáculo à aprendizagem de conceitos em biologia: geração espontânea x biogênese. In. NARDI, R. Questões atuais no Ensino de Ciências Escrituras, 77-84. 2001.
  • VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad. 193 p. 1993.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2010
  • Data do Fascículo
    2003

Histórico

  • Recebido
    Jul 2002
  • Aceito
    Mar 2003
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br