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A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de Física

Resumos

O presente trabalho apresenta uma pequena digressão sobre conceituação alternativa realizada com alunos de cursos de graduação em Engenharias e Matemática e de pós-graduação (mestrado) em Física da Universidade Estadual de Maringá. São analisadas, a partir dos resultados de um questionário, as prováveis causas para mudanças conceituais (numa aproximação galileana-newtoniana) que dificilmente ocorrem no longo período de formação superior. Como investigação adicional, são apresentados os resultados de um outro questionário respondido por alunos do quarto ano do curso de Física acerca de conhecimentos sobre a história da física.

Conceituação alternativa; Mudanças conceituais; História da Ciência


This paper presents some questions on alternative conceptions involving Engineering and Mathematics students and those of Master's Degree in Physics of the State University of Maringá. It is made an analysis, starting from the results of a questionnaire, about the probable causes that explains the difficulties of the occurrence of conceptual changes (in a galilean-newtonian approach) in these degrees of formation. It is investigated also some notions about history of physics involving undergraduate students.

Alternative conceptualizacion; Conceptual changes; History of Science


ARTIGOS

A sobrevivência do alternativo: uma pequena digressão sobre mudanças conceituais que não ocorrem no ensino de Física

Marcos Cesar Danhoni NevesI; Arlindo Antônio SaviII

IProfessor Associado Doutor do Departamento de Física, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, PR (e-mail: macedane@fisica.dfi.uem.br)

IIProfessor Adjunto Doutor do Departamento de Física, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, PR (e-mail: arlindo@fisica.dfi.uem.br)

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma pequena digressão sobre conceituação alternativa realizada com alunos de cursos de graduação em Engenharias e Matemática e de pós-graduação (mestrado) em Física da Universidade Estadual de Maringá. São analisadas, a partir dos resultados de um questionário, as prováveis causas para mudanças conceituais (numa aproximação galileana-newtoniana) que dificilmente ocorrem no longo período de formação superior. Como investigação adicional, são apresentados os resultados de um outro questionário respondido por alunos do quarto ano do curso de Física acerca de conhecimentos sobre a história da física.

Unitermos: Conceituação alternativa, Mudanças conceituais, História da Ciência.

ABSTRACT

This paper presents some questions on alternative conceptions involving Engineering and Mathematics students and those of Master's Degree in Physics of the State University of Maringá. It is made an analysis, starting from the results of a questionnaire, about the probable causes that explains the difficulties of the occurrence of conceptual changes (in a galilean-newtonian approach) in these degrees of formation. It is investigated also some notions about history of physics involving undergraduate students.

Keywords: Alternative conceptualizacion, Conceptual changes, History of Science.

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Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram nesta pequena digressão, especialmente ao grupo de "Pesquisa em Ensino de Física" da Universidade Estadual de Maringá ligado a tantos projetos (SPEC, RENOP, CIC, FINEP) e, especialmente ao Projeto PROIN: Polônia

A. Fusinato, Alice Iramina, Ester A. Mateus, Wilson R. Weinend e Irineu Hibler. Gostaríamos de agradecer ainda ao Prof. Dr. André K.T. Assis e Roberto A. Martins, da Unicamp, pelas várias oportunidades em debater questões relativas ao Ensino e a História da Física; aos alunos do Programa PET-DFI e à Capes e CNPq pelos recursos financeiros nos últimos anos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
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