Acessibilidade / Reportar erro

A revista Ciência Hoje das Crianças e o encaminhamento para carreiras científicas: uma análise do cronotopo da seção “Eu li, eu leio”

The magazine Ciência Hoje das Crianças and the route to scientific careers: an analysis of the chronotope of the section “I have read, I read”

Resumo:

Neste artigo, analisamos a seção “Eu li, eu leio” da revista Ciência Hoje das Crianças valendo-nos dos conceitos de gênero discursivo e cronotopo de Bakhtin. Trata-se de uma seção comemorativa dos 30 anos da revista que publicou 22 histórias de leitores atuais e de ex-leitores ao longo de 2016. Consideramos o gênero discursivo de divulgação científica e sua variante para crianças como referências para identificar as variantes do gênero discursivo dessa seção, em particular, que mescla o formato de “Carta do Leitor” com a apresentação de trajetórias de sucesso profissional ou forte relação com a Ciência. A relação de interdependência tempo-espaço, analisada a partir do conceito de cronotopia, evidenciou as principais marcas da trajetória desses leitores, bem como os aspectos axiológicos implícitos da revista e o estereótipo do cientista e da relação com a Ciência.

Palavras-chave:
Divulgação científica; Gênero discursivo; Cronotopia; Ensino de Ciências

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br