Resumo:
Este artigo tem como objetivo problematizar a minoria feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática e verificar como se dá o incentivo às meninas e mulheres, principalmente na área da Educação Matemática. Para isso, analisamos o documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) intitulado Decifrar o código, que relata como está ocorrendo a inserção das mulheres nessas áreas e divulga o panorama da participação e do desempenho das meninas ao redor de todas as regiões do mundo, identificando fatores influenciadores nos âmbitos individual, familiar, escolar e social. Este documento faz parte da agenda global, que tem como foco alcançar 30 objetivos específicos, sendo o 5o a promoção da igualdade de gênero. Assim, é possível dizer que a escolha da minoria feminina não ocorre por acaso e que os principais âmbitos influenciadores podem desconstruir essa realidade.
Palavras-chave:
Educação matemática; Mulheres; Igualdade de gênero; UNESCO; Agenda global