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Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental

An experience with the Manhattan Project in the Elementary School

O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG - Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.

módulo didático; Física Moderna e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)


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