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Livro didático como artefato cultural: possibilidades e limites para as abordagens das relações de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências

The textbook as a cultural artifact: possibilities and limitations to approach gender and sexuality relations in Science Teaching

Resumo:

O livro didático é um artefato cultural, auxilia na prática docente como também traz significados que concernem conhecimentos e valores. O debate sobre as relações de gênero e sexualidade se faz necessário na Educação Básica, e o livro didático serve de subsídio para abordar esse tema, possibilitando a superação da naturalização de aspectos relacionados ao gênero e sexualidade, pautados nas hierarquias sociais heteronormativas e androcêntricas. Destarte, seguida dessas premissas, a discussão desse artigo pauta-se na abordagem teórica de aspectos que, por meio de processos culturais, históricos, sociais e políticos, ancoram as possibilidades e limitações de promover a discussão das relações de gênero e sexualidade nos livros didáticos e no ensino de Ciências.

Palavras-chave:
Livro didático; Gênero; Sexualidade; Ensino de ciências

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