Acessibilidade / Reportar erro

Webquest x Webexercises: Uma Análise das Produções de Estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Química Utilizando a Taxonomia Digital de Bloom

Webquest x Webexercises: an Analysis of Productions of the Institutional Scholarships Program of Teaching Initiation (PIBID) Trainees Using Bloom Digital Taxonomy

Resumo:

A WebQuest é uma atividade didática que utiliza qualquer artefato tecnológico com acesso à internet para a resolução de uma tarefa que suscite análise, síntese, avaliação e julgamento, que são habilidades cognitivas de ordem superior. Porém, estudos recentes mostram que a maioria dos autores falha exatamente neste componente, criando tarefas fáceis no formato de folhas de exercícios, denominadas de WebExercises. Esta pesquisa teve por objetivo analisar, utilizando a Taxonomia Digital de Bloom, as tarefas das WebQuests (WQs) criadas por dois grupos de estagiários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química de uma universidade estadual do Estado do Paraná, para identificar os níveis de aprendizagem do domínio cognitivo atingidos por essas tarefas. Os resultados obtidos indicaram que as tarefas das WQs produzidas pelos pibidianos não alcançaram os níveis taxonômicos de habilidades de pensamento de ordem superior, portanto são classificadas como WebExercises.

Palavras-chave:
WebQuest; WebExercises; Ensino de química; Taxonomia digital de Bloom; Formação inicial de professores

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br