Accessibility / Report Error

Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental

Resumos

Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.

Temática ambiental; processo educativo; cartesianismo


This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.

Environmental issues; educational process; cartesianism


ARTIGOS

Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental

Luciano Fernandes SilvaI; Edson do Carmo InforsatoII

IPrograma de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências Letras, Universidade Estadual Paulista, UNESP - Campus de Araraquara (e-mail: lufesilva@uol.com.br)

IIProfessor Assitente Doutor, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras, Universidasde Estadual Paulista, UNESP - Campus de Araraquara (e-mail: tamoyo@fclar.unesp.br)

RESUMO

Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.

Unitermos: Temática ambiental; processo educativo; cartesianismo.

ABSTRACT

This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.

Keywords: Environmental issues, educational process, cartesianism

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Letras Contemporâneas, 1994.
  • DESCARTES, R . Discurso do método. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
  • FERRY, L. A Nova ordem ecológica: a árvore, o animal, o homem. São Paulo, s. n., 1994. (Ensaios)
  • GRÜN, M. Ética e educação ambiental: a conexão necessária São Paulo, Papirus, 1996.
  • GONÇALVES, C.E.P. Os (des)caminhos do meio ambiente São Paulo, Contexto, 1998.
  • GÜSDORF, G. A agonia da nossa civilização São Paulo, Convívio, 1978.
  • MORIN, E. Ciência com consciência Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1998.
  • ROSSI, P. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo, Eddunesp, 1989.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br