Resumos
Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.
Temática ambiental; processo educativo; cartesianismo
This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.
Environmental issues; educational process; cartesianism
ARTIGOS
Algumas considerações sobre as críticas ao conhecimento científico moderno no contexto do processo educativo e a temática ambiental
Luciano Fernandes SilvaI; Edson do Carmo InforsatoII
IPrograma de Pós-Graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências Letras, Universidade Estadual Paulista, UNESP - Campus de Araraquara (e-mail: lufesilva@uol.com.br)
IIProfessor Assitente Doutor, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras, Universidasde Estadual Paulista, UNESP - Campus de Araraquara (e-mail: tamoyo@fclar.unesp.br)
RESUMO
Este trabalho aponta algumas críticas feitas ao conhecimento científico moderno no âmbito do movimento ambientalista, com especial destaque às idéias filosóficas cartesianas. Entendendo ser o processo educativo uma etapa fundamental para amenizar ou reverter o quadro de degradações ambientais, analisamos alguns limites dessas críticas como a não contextualização histórico-social de tais idéias. Por fim observamos a inadequação que causa a repetição dessas críticas à ciência moderna para o processo educativo.
Unitermos: Temática ambiental; processo educativo; cartesianismo.
ABSTRACT
This paper points out some criticism done to the modern scientific knowledge within the environmental movement, specially emphasizing the Cartesian philosophic ideas. We consider the educational process as a fundamental stage to diminish or even to revert the scenery of environmental degradations. Some limits of such criticism are analyzed, namely, the historical-social non-contextual shaping of such ideas. Finally, we focus the inadequacy that causes the repetition of such criticism to the modern science for the educational process.
Keywords: Environmental issues, educational process, cartesianism
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
06 Fev 2012 -
Data do Fascículo
2000