Acessibilidade / Reportar erro

Escrevendo em aulas de ciências

Writing in science classes

Resumos

Neste artigo, apresentamos uma análise dos registros escritos dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências, em que a professora utilizou as atividades de conhecimento físico, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os registros analisados foram coletados na Escola de Aplicação da Feusp, no ano de 2001, durante o acompanhamento de três aulas de Ciências: o problema do submarino, o problema do barquinho e o problema da pressão. O artigo procura mostrar um panorama de como aparecem os registros realizados pelos alunos, após uma aula de Ciências em que eles são levados a resolver situações problemáticas por meio da experimentação, argumentar e escrever sobre os fenômenos físicos. Durante a análise, levou-se em consideração os tipos de textos que os alunos escrevem, o uso da primeira pessoa, o uso de verbos de ação, o respeito à ordem cronológica dos eventos e quais os tipos de explicações os alunos atribuem aos fenômenos trabalhados.

conhecimento físico; Física no Ensino Fundamental; atividades de escrita em aulas de Ciências; discussão em aulas de Ciências


This article analyzed the written records of Third Grade students of Elementary School at Escola de Aplicação, Universidade de São Paulo, gathered during the Science classes of the 2001 school year, in which activities about physical understanding were used. Created by the Laboratory of Research and Teaching of Physics - LAPEF, of the College of Education of USP, the activities "The Problem of the Submarine", "The Problem of the Little Boat" and "The Problem of the Pressure" required the students to solve problematic situations through experimentation, developing arguments and write about the phenomena. The study developed a framework of how the records are presented by the students, considering the types of texts they produce, the use of the first person, the use of verbs of action, the respect of the chronological order of events and the types of explanations the students give for the phenomena used.

activities of physical understanding; Physics in Elementary School; write activities in classes of Sciences; discussion in science classes


Escrevendo em aulas de ciências

Writing in science classes

Carla Marques Alvarenga de OliveiraI; Anna Maria Pessoa de CarvalhoII

IProfessora da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. E-mail: carlamao@usp.br

IIProfessora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). E-mail: ampdcarv@usp.br

RESUMO

Neste artigo, apresentamos uma análise dos registros escritos dos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental nas aulas de Ciências, em que a professora utilizou as atividades de conhecimento físico, criadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Os registros analisados foram coletados na Escola de Aplicação da Feusp, no ano de 2001, durante o acompanhamento de três aulas de Ciências: o problema do submarino, o problema do barquinho e o problema da pressão. O artigo procura mostrar um panorama de como aparecem os registros realizados pelos alunos, após uma aula de Ciências em que eles são levados a resolver situações problemáticas por meio da experimentação, argumentar e escrever sobre os fenômenos físicos. Durante a análise, levou-se em consideração os tipos de textos que os alunos escrevem, o uso da primeira pessoa, o uso de verbos de ação, o respeito à ordem cronológica dos eventos e quais os tipos de explicações os alunos atribuem aos fenômenos trabalhados.

Palavras-chave: conhecimento físico. Física no Ensino Fundamental. atividades de escrita em aulas de Ciências. discussão em aulas de Ciências.

ABSTRACT

This article analyzed the written records of Third Grade students of Elementary School at Escola de Aplicação, Universidade de São Paulo, gathered during the Science classes of the 2001 school year, in which activities about physical understanding were used. Created by the Laboratory of Research and Teaching of Physics - LAPEF, of the College of Education of USP, the activities "The Problem of the Submarine", "The Problem of the Little Boat" and "The Problem of the Pressure" required the students to solve problematic situations through experimentation, developing arguments and write about the phenomena. The study developed a framework of how the records are presented by the students, considering the types of texts they produce, the use of the first person, the use of verbs of action, the respect of the chronological order of events and the types of explanations the students give for the phenomena used.

Keywords: activities of physical understanding. Physics in Elementary School. write activities in classes of Sciences. discussion in science classes.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em janeiro de 2005 e selecionado para publicação em julho de 2005.

Este trabalho procurou analisar como são os registros escritos nas aulas de conhecimento físico, com a intenção de guiar um olhar cuidadoso do professor diante dos registros escritos, levando em consideração a grande diversidade de tipos de textos encontrados na amostra.

  • BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • BRONCKART, J. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sóciodiscursivo. Tradução de Anna Rachel Machado. São Paulo: Educ, 1999.
  • CARVALHO, A. M. P. Building up explanations in physics teaching. International Journal of Science Education, v. 26, n. 2, p. 225-237, 2004.
  • ______. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F,; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  • ______. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
  • ______. As explicações causais no ensino de Física São Paulo, 1996. Relatório (Projeto de Pesquisa Fapesp/1996. O conhecimento físico no Ensino Fundamental) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo,1996.
  • ______. et al. Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências. Caderno de Pesquisa v. 82, p. 85-89, 1992.
  • DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Genres et progression en expression orale et écrite: eléments de réflexion a propos d'une expérience romande. Enjeux, p. 31-49, 1996.
  • DRIVER, R. Students'conceptions and the learning of Science. International Journal in Science Education, v. 11, n. 5, p. 481 - 490, 1989.
  • ______. NEWTON, P. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms. In: ESERA Rome. Conference..,1997.
  • DUGGAN, S. GOTT, R. The place of investigations in practical work in the UK National Curriculum for Science. International Journal of Science Education, v. 17, n. 2, p. 137-147, 1996.
  • LÜDKE, M. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
  • MACHADO, I. A. Os gêneros e o corpo do acabamento estético. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin, dialogismo e construção do sentido Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
  • REY, R. C. Um estudo da causalidade física em atividades de ensino São Paulo, 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • RIVARD, L. P; STRAW, S. B. The effect of talk and writing on learning science. An exploratory study. Science Education, v. 84, n. 5, p. 566-593, 2000.
  • SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros escolares - das práticas de linguagem aos objetivos de ensino. Revista Brasileira de Educação, v. 11, p. 5-15, 1999.
  • SUTTON, C. New perspectives on languages in science. International Handbook of Science Education Klower Academic Publishes. (eds.), FRASER, B. J.; TOBIN, K. G, 1998.
  • WARWICK, P.; LINFIELD, R. S.; STEPHENSON, P. A comparison of primary school pupils' ability to express procedural understanding in science through speech and writing. International Journal Of Science Education, v. 21, n. 8, p. 823-838, 1999.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    Jul 2005
  • Recebido
    Jan 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br