Acessibilidade / Reportar erro

O ensino de física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro - posição de encontro de dois móveis

The Physics teaching in the visual deficiency context: analysis of an activity concerning to a sonorous event - position of meeting of two bodies

Resumos

Aborda-se a análise de uma atividade de ensino de Física elaborada e aplicada a alunos com deficiência visual, parte de uma pesquisa realizada sobre o tema. Sua estrutura fundamentou-se na busca de soluções a um problema aberto (possível colisão entre um carro e um trem), e seu desenvolvimento prático constituiu-se em dois momentos: No primeiro momento, os alunos ouviram a gravação de uma situação problemática que enfocava o movimento de um carro e de um trem; no segundo momento, por meio de um debate, os alunos descreveram observações, apresentaram suas diferentes interpretações para a situação problema, e propuseram soluções para a questão contida na referida situação. Pretende-se que os resultados aqui apresentados contribuam com o ensino de Física de alunos com a citada deficiência.

ensino de Física; deficiência visual; atividade de ensino; problemas abertos; evento sonoro


We report here an analysis of a physical teaching activity for blind students, within a research carried out on this subject. Its structure is based on seeking solutions for a unstructured problem (possible collision between a car and a train). Its development consists on two moments: first the students listened to a record of a car and a train in movement; then the students described their observation, showing different interpretations for the same situation and suggested solutions for the problem. We intend that the results presented in this paper can contribute to help physics teaching for blind students.

Physics teaching; blind students; teaching activity; unstructured problem; sound event


O ensino de física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro - posição de encontro de dois móveis

The Physics teaching in the visual deficiency context: analysis of an activity concerning to a sonorous event - position of meeting of two bodies

Eder Pires de CamargoI; Dirceu da SilvaII

IDoutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP. E-mail: camargoep@lpnet.com.br Apoio: FAPESP

IIProfessor Doutor da Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. E-mail: dirceu@unicamp.br

RESUMO

Aborda-se a análise de uma atividade de ensino de Física elaborada e aplicada a alunos com deficiência visual, parte de uma pesquisa realizada sobre o tema. Sua estrutura fundamentou-se na busca de soluções a um problema aberto (possível colisão entre um carro e um trem), e seu desenvolvimento prático constituiu-se em dois momentos: No primeiro momento, os alunos ouviram a gravação de uma situação problemática que enfocava o movimento de um carro e de um trem; no segundo momento, por meio de um debate, os alunos descreveram observações, apresentaram suas diferentes interpretações para a situação problema, e propuseram soluções para a questão contida na referida situação. Pretende-se que os resultados aqui apresentados contribuam com o ensino de Física de alunos com a citada deficiência.

Palavras-chave: ensino de Física. deficiência visual. atividade de ensino. problemas abertos. evento sonoro.

ABSTRACT

We report here an analysis of a physical teaching activity for blind students, within a research carried out on this subject. Its structure is based on seeking solutions for a unstructured problem (possible collision between a car and a train). Its development consists on two moments: first the students listened to a record of a car and a train in movement; then the students described their observation, showing different interpretations for the same situation and suggested solutions for the problem. We intend that the results presented in this paper can contribute to help physics teaching for blind students.

Key words: Physics teaching. blind students. teaching activity. unstructured problem. sound event.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em dezembro de 2005 e aceito em julho de 2006.

  • BARDIN, L. Análise de conteúdo Lisboa: Edições 70, 1977. 225p.
  • BAUERSFELD, H. Interaction, construction, and knowledge: alternative perspectives for mathematics education. In: GROUWS, D.; COONEY, T. (Eds.). Perspectives on research on effective mathematics teaching Reston, VA: National Council of Teachers of mathematics, 1988.
  • BENJAMIN, A. A. Análise do uso de um texto paradidático sobre energia e meio ambiente. Bauru. 2000. 184p. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".
  • CAMARGO, E. P.; SILVA, D. Atividade de ensino de física para alunos com deficiência visual: vivência do Atrito: Observação e Contextualização do Fenômeno. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 1., 2004, Maringá. Anais.. Maringá: Universidade Estadual de Maringá , 2004.
  • ______. O ensino de Física, os alunos com deficiência visual e os parâmetros curriculares nacionais. In: SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA, TRABALHO E CONHECIMENTO: DESAFIOS E RESPONSABILIDADES DA CIÊNCIA, 5., 2003, Marília. Atas.. Marília, 2003.
  • ______. Trabalhando o conceito de aceleração com alunos com deficiência visual: um estudo de caso. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 15., 2003, Curitiba. Atas.. Paraná, 2003, p. 101.
  • CAMARGO E. P.; SCALVI L. V. A.; BRAGA T. M. S. O ensino de Física e os portadores de deficiência visual: aspectos observacionais não-visuais de questões ligadas ao repouso e ao movimento dos objetos. In: NARDI, R. (Org). Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 117-133.
  • DOYLE, W. Classroom tasks and students' abilities. In: PETERSO, P.; WALBERG, H. (Eds.). Research on teaching: concepts, findings, and implications. Berkeley: Mc Cutchan, 1979. p. 183-209.
  • LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Métodos de coletas de dados: observação, entrevista e análise documental: In: Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. p. 25-44.
  • MANTOAN, M. T. E. Ensinando a turma toda as diferenças na escola: Pátio. Revista Pedagógica, n. 20, p. 18 23, fev./abr. 2002.
  • MASINI, E. F. S. A educação de pessoas com deficiências sensoriais: algumas considerações. In: Do sentido, pelos sentidos, para o sentido: o sentido das pessoas com deficiências sensoriais. Editora Vetor, 2002.
  • MORALES, M.; MORENO, M. Problema en el uso de los terminos cualitativo/cuantitativo en la investigación educativa. Investigación en la escuela, v. 21, p. 149-157, 1993.
  • PÉREZ, D. G.; ALÍS, J. C.; DUMAS-CARRÉ, A.; MAS, C. F.; GALLEGO, R.; DUCH, A. G.; GONZÁLEZ, E.; GUISASOLA, J.; MARTÍNEZ-TORREGROSSA, J.; CARVALHO, A. M. P.; SALINAS, J.; TRICÁRIO, H.; VALDÉS, P. ¿Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de la Ciencia, v. 18, n. 1, 1999.
  • SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas relações sociais 2. ed., v. 1. São Paulo: EPU, 1977.
  • SANCHEZ, M. A.; PEREZ, D. G.; TORREGROSA, J. M. Actividades de evaluacion coherentes con una propuesta de enseñanza de la fisica y la quimica como investigacion: actividades de autorregulación e interregulación. Revista de la Ensenñanza de la Física, v. 8, n. 2, p. 5-20, 1995.
  • WHEATLEY, G. H. Constructivist perspectives on science and mathematics learning. Science Education, v. 75, n. 1, p. 9-2, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Aceito
    Jul 2006
  • Recebido
    Dez 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br