Acessibilidade / Reportar erro

Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada

Interaction between university and school in teachers education: an experience in pre-service and in-service education

Resumos

Apresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.

Formação continuada; Formação inicial; Assessoria pedagógica; Psicanálise e educação


In this work we show an example of in-service teachers' education, in a public elementary school, which also involved also future teachers in Biology. The most important point was the collaboration between University and School, enabled by the researcher who was responsible both for preservice and in-service teachers' education. This allowed the development of curricular change by the schoolteachers and a deepening of the students' reflection about the reality of school and teaching practice. The analysis and interpretation is based on a psychoanalytical reference and focuses on the change in the understanding and satisfaction about subjects.

In-service and pre-service education; Pedagogical assesment; Psychoanalysis and education


Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada

Interaction between university and school in teachers education: an experience in pre-service and in-service education

Nora Ney Santos BarcelosI; Alberto VillaniII

IDocente, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação. <noraney@uai.com.br>

IIDocente, Universidade de São Paulo, Instituto de Física. Com auxílio parcial do CNPq. <avillani@if.usp.br>

RESUMO

Apresentamos neste trabalho uma experiência de formação continuada com professores do ensino fundamental de uma escola pública estadual, que envolveu também licenciandos de um curso de Ciências Biológicas. O ponto fundamental foi o início de colaboração entre Universidade e Escola que a pesquisadora, responsável tanto pela formação inicial quanto continuada, conseguiu realizar. Isso permitiu o desenvolvimento de uma mudança curricular por parte dos professores da escola, assim como uma reflexão mais aprofundada dos estagiários sobre a realidade escolar e a prática docente. A análise e interpretação será conduzida a partir de um referencial psicanalítico, privilegiando as modificações no saber e na satisfação dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave: Formação continuada. Formação inicial. Assessoria pedagógica. Psicanálise e educação.

ABSTRACT

In this work we show an example of in-service teachers' education, in a public elementary school, which also involved also future teachers in Biology. The most important point was the collaboration between University and School, enabled by the researcher who was responsible both for preservice and in-service teachers' education. This allowed the development of curricular change by the schoolteachers and a deepening of the students' reflection about the reality of school and teaching practice. The analysis and interpretation is based on a psychoanalytical reference and focuses on the change in the understanding and satisfaction about subjects.

Keywords: In-service and pre-service education. Pedagogical assesment. Psychoanalysis and education.

Texto completo disponible sólo en PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em março de 2005 e aceito em dezembro de 2005.

  • BARCELOS, N. N. S. A prática e os saberes docentes na voz de professores do Ensino Fundamental na travessia das reformas educacionais. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, USP.
  • BARBIER, R. A Pesquisa-ação. Tradução Lucie Didio (UNB). Dez. 1997. mimeografado.
  • BAROLLI, E.; FRANZONI, M.; VILLANI, A.; FREITAS, D. A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências. Rev. Bras. Pesqu. Educ. Ciênc., v. 1, n. 3, p. 136-148, 2001.
  • COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. A. Construindo o sucesso na escola: uma experiência de formação continuada com professores da rede pública. Caderno CEDES, v. 36, n. 95, p. 111, 1995.
  • COMPIANI, M. et al. Parceria entre universidade e escola pública para a formação continuada de professores do ensino fundamental com temas de geociências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia. Atas...Porto Alegre: ABRAPEC, 2001, p. 12. 1 CD-ROM.
  • FERNÁNDEZ, A. A mulher escondida na professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporalidade e da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. 107p.
  • FINK, B. O sujeito lacaniano- entre a linguagem e o gozo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
  • FREITAS, D.; VILLANI, A.; PIERSON, A. H. C.; FRANZINO, M. Conhecimento e saber em experiências de formação de professores. In: ANPED, 23., 2000, Caxambú. Atas..., Caxambú, 2000. 16p. 1 CD-ROM.
  • GARRIDO, E.; PIMENTA, S. G. ; M., M. O. A pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão do professor: In: MARIN, A. J. (org). Formação continuada. Campinas: Papirus, 2000.
  • KAËS, R. O grupo e o sujeito do grupo: elementos para uma teoria psicanalítica do grupo. Tradução José de Souza e Mello Werneck. SãoPaulo: Casa do Psicólogo, 1997.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da Educação Básica, em cursos de nível superior. Maio/2001.
  • MRECH, L. M. Psicanálise e Educação: novos operadores de leituras. São Paulo: Pioneira, 1999.
  • PACCA, J. L. A.; VILLANI, A. Un curso de actualización y cambios conceptuales en professores de Fisica. Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 25-33, 1996.
  • PRADA, L. E. A.; PASSOS, L. F. ; FILHO, P. C. Educação continuada dos profissionais do ensino. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 6., 2001. Atas... p. 77-88.
  • PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Escola Plural: proposta político-pedagógica. Caderno Temático, n. 4, 1994.
  • TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, v. 13, p. 5-24, 2000.
  • VILLANI, A.; PACCA, J. L. A.; FREITAS, D. Formação do professor de Ciências no Brasil: tarefa impossível? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA - EPEF, 7., 2002. Atas... 2002. p. 21. 1 CD-ROM.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2006

Histórico

  • Aceito
    Dez 2005
  • Recebido
    Mar 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br